Líder imperial Darth Vader candidata-se à presidência da Ucrânia

 

Depois de o ex-campeão de boxe Vitali Klitschko ter renunciado a favor do milionário Petro Porochenko, as eleições presidenciais na Ucrânia conheceram agora mais um volte-face inesperado com a candidatura de Darth Vader, o mítico personagem da saga cinematográfica “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas.

O popular “Darth Vader de Kiev“, activista que podia ser frequentemente avistado, munido de capacete e capa, durante as manifestações da praça da Independência, é o candidato oficial do Partido Ucraniano da Internet (UIP).

Darth Vader concorreu anteriormente a um lugar no Parlamento da Ucrânia em 2012, tendo recolhido 3,2% dos votos, que foram invalidados pela Comissão Eleitoral.

“Após ter vencido as eleições primárias do partido, o camarada Vader será o nosso candidato”, anunciou o líder do UIP, Dmitri Golubov.

“Sou a única pessoa capaz de transformar a nossa república da Ucrânia num império, de obter novamente as glórias do passado, de recuperar os territórios perdidos e o nosso orgulho”, afirmou o candidato Darth Vader em comunicado, divulgado pelo partido este domingo.

O partido informou ter pago os 2,5 milhões grivnas, cerca de 165 mil euros, necessários para formalizar a candidatura de Vader, cuja verdadeira identidade não foi revelada.

De acordo com a AFP, a candidatura de Darth Vader terá já solicitado à Comissão Eleitoral um lugar de estacionamento para a sua nave espacial.

As eleições presidenciais na Ucrânia, marcadas para 25 de maio, contam até agora com 14 candidatos, dos quais 5 foram já aprovados pela Comissão Eleitoral.

O UIP, Partido da Internet da Ucrânia, formado em 2007 por Golubov, reclama ter sido o primeiro Partido da Internet no mundo.

O partido defende, entre outras posições, a abolição do IVA, um imposto único de 25%, um governo electrónico na Ucrânia e cursos de informática gratuitos para todos os cidadãos.

Ao candidatar Darth Vader, o partido pretende agora trazer paz, liberdade, justiça e segurança ao novo Império.

 ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.