Líder imperial Darth Vader candidata-se à presidência da Ucrânia

 

Depois de o ex-campeão de boxe Vitali Klitschko ter renunciado a favor do milionário Petro Porochenko, as eleições presidenciais na Ucrânia conheceram agora mais um volte-face inesperado com a candidatura de Darth Vader, o mítico personagem da saga cinematográfica “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas.

O popular “Darth Vader de Kiev“, activista que podia ser frequentemente avistado, munido de capacete e capa, durante as manifestações da praça da Independência, é o candidato oficial do Partido Ucraniano da Internet (UIP).

Darth Vader concorreu anteriormente a um lugar no Parlamento da Ucrânia em 2012, tendo recolhido 3,2% dos votos, que foram invalidados pela Comissão Eleitoral.

“Após ter vencido as eleições primárias do partido, o camarada Vader será o nosso candidato”, anunciou o líder do UIP, Dmitri Golubov.

“Sou a única pessoa capaz de transformar a nossa república da Ucrânia num império, de obter novamente as glórias do passado, de recuperar os territórios perdidos e o nosso orgulho”, afirmou o candidato Darth Vader em comunicado, divulgado pelo partido este domingo.

O partido informou ter pago os 2,5 milhões grivnas, cerca de 165 mil euros, necessários para formalizar a candidatura de Vader, cuja verdadeira identidade não foi revelada.

De acordo com a AFP, a candidatura de Darth Vader terá já solicitado à Comissão Eleitoral um lugar de estacionamento para a sua nave espacial.

As eleições presidenciais na Ucrânia, marcadas para 25 de maio, contam até agora com 14 candidatos, dos quais 5 foram já aprovados pela Comissão Eleitoral.

O UIP, Partido da Internet da Ucrânia, formado em 2007 por Golubov, reclama ter sido o primeiro Partido da Internet no mundo.

O partido defende, entre outras posições, a abolição do IVA, um imposto único de 25%, um governo electrónico na Ucrânia e cursos de informática gratuitos para todos os cidadãos.

Ao candidatar Darth Vader, o partido pretende agora trazer paz, liberdade, justiça e segurança ao novo Império.

 ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Dois membros do "La Manada" condenados a mais três anos de prisão

A Justiça espanhola condenou, esta quarta-feira, dois dos cinco membros do grupo "La Manada" a três anos e três meses de prisão e a uma multa de 5.670 euros por terem gravado a violação. Os cinco …

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …