Candidato à prefeitura de São Paulo diz que sem-abrigo podem ser mais resistentes à covid-19

O candidato favorito à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, afirmou na terça-feira que os sem-abrigo podem ser mais resistentes à covid-19 porque “vivem o tempo todo nas ruas e não têm como tomar banho”.

Celso Russomanno, que lidera as sondagens de intenção de voto em São Paulo para as eleições municipais de novembro, afirmou que os casos de covid-19 têm sido “pontuais” entre os sem-abrigo e os toxicodependentes residentes na região da Cracolândia, um dos principais pontos de consumo de droga da América do Sul.

Talvez eles sejam mais resistentes do que nós, porque eles convivem o tempo todo nas ruas, não têm como tomar banho todos os dias”, afirmou o candidato num encontro na Associação Comercial de São Paulo, citado pelo portal de notícias G1.

Russomanno, a concorrer pelo conservador Partido Republicano, também criticou as quarentenas impostas pela Prefeitura de São Paulo em conjunto com o governo estadual, frisando que, após os primeiros trinta dias, o isolamento deveria ter sido “vertical”, para evitar o encerramento de negócios e a destruição de empregos.

“Agora vamos ter que consertar isso e não vai ser fácil”, acrescentou o candidato.

Essa visão da pandemia também é defendida pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com quem Russomanno compartilha uma parte da sua agenda política, principalmente no que diz respeito à segurança pública.

Apesar da amizade entre os dois, Bolsonaro alertou que não apoiará formalmente nenhum candidato, pelo menos durante a primeira volta das eleições municipais, marcadas para 15 de novembro.

O chefe de Estado abandonou o Partido Social Liberal (PSL) no ano passado e fundou o Aliança pelo Brasil, partido no qual quer agrupar todos os seus seguidores, mas cuja criação avança lentamente, e não estará presente no sufrágio municipal, que foi adiado de outubro para novembro devido à pandemia do novo coronavírus.

Russomanno lidera as sondagens para a prefeitura de São Paulo, com 27% das intenções de voto, face a 21% no caso do atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB, centro-direita).

Em terceiro lugar está Guilherme Boulos, candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e que conquistou um espaço importante no campo da esquerda, inclusive à frente de Jilmar Tatto, do Partido dos Trabalhadores (PT) do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de mortos (mais de 5,1 milhões de casos e 150.998 óbitos), depois dos Estados Unidos. A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e um mil mortos e mais de 37,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …