/

Candidato kirchnerista ganha primeira volta das presidenciais na Argentina

d.r. Dami Darras

-

As primeiras sondagens à boca das urnas das eleições presidenciais de hoje na Argentina, dão vantagem ao candidato ‘kirchnerista’ Daniel Scioli, mas sem margem para ganhar à primeira volta.

Governador da Província de Buenos Aires e candidato a presidente da Argentina pela FPV – Frente para a Vitória, da actual presidente Kirchner, Daniel Scioli ganhou vantagem na primeira volta das eleições.

Segundo as sondagens, divulgadas pela imprensa após o encerramento do escrutínio, o conservador Mauricio Macri é o segundo candidato mais votado, seguido do peronista dissidente Sergio Massa.

Nenhum dos três candidatos favoritos conseguiu, de acordo com as intenções de voto, obter os 45 por cento ou os 40 por cento com dez pontos de vantagem sobre o segundo mais votado, necessários para chegar à primeira volta à Casa Rosada, a sede da presidência.

A confirmarem-se os resultados das sondagens, será a primeira vez que as eleições presidenciais na Argentina vão ter uma segunda volta, desde que o país regressou à democracia, em 1983.

As eleições decorreram com incidentes pontuais em algumas mesas de voto, como a falta de boletins.

A votos apresentaram-se seis candidatos a Presidente da Argentina.

Mais de 32 milhões de argentinos foram chamados a eleger não só o Presidente do país, mas também onze governadores, e, pela primeira vez, os deputados do parlamento do Mercosul, organização que reúne cinco países latino-americanos (Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

Os eleitores foram também convocados para escolher 130 deputados e 14 senadores.

As eleições presidenciais marcam o fim do mandato de Cristina Fernández Kirchner.

A segunda volta será a 22 de novembro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.