Candidato à liderança do CDS critica banqueiro (mas noiva também teve avença)

José Coelho / Lusa

Inês Vargas, esposa de Francisco Rodrigues dos Santos, recebia uma avença do CDS enquanto esteve na Câmara de Lisboa. Ao todo, em praticamente dois anos, recebeu quase 28 mil euros.

Francisco Rodrigues dos Santos, candidato à liderança do CDS, mencionou ironicamente o caso da mulher do banqueiro Licínio Pina, que recebia uma avença do Crédito Agrícola para garantir a “estabilidade emocional” do seu marido. No entanto, a noiva de Francisco Rodrigues dos Santos também tinha uma avença do CDS na Câmara Municipal de Lisboa.

O líder da Juventude Popular partilhou nas redes sociais, esta quinta-feira, uma imagem sua ao lado da noiva, na qual se podia ler: “estabilidade emocional”. O político referia-se obviamente ao caso da avença do Crédito Agrícola à mulher de Licínio Pino, que tem gerado polémica nos últimos dias.

A esposa do banqueiro, presidente do Grupo Crédito Agrícola, recebeu desde 2016 e o final do ano passado uma subvenção mensal de cerca de dois mil euros para dar “estabilidade emocional” ao marido.

Apesar da crítica subtil a este caso, a esposa de Francisco Rodrigues dos Santos foi, segundo avança o Observador, uma avençada do CDS na Câmara de Lisboa entre dezembro de 2017 e outubro de 2019. Inês Vargas recebeu quase 28 mil euros durante este período – cerca de 1150 euros mensais.

O casal foi contactado pelo jornal, que nega qualquer tipo de polémica na sua situação. Inês Vargas defende que “tinha um contrato de prestação de serviços legal” e que pagou “os respetivos impostos” do dinheiro recebido. Nutricionista de profissão, exercia funções de “assessoria na área da educação, ambiente e juventude”.

Apesar de Francisco Rodrigues dos Santos desmentir ter tido influência na escolha da noiva para o cargo, fontes do CDS confidenciaram ao Observador que “Inês Vargas foi indicada pela JP e pelo próprio ‘Chicão’ [como é conhecido na JP]”. Além disso, “raramente aparecia nas instalações da autarquia”.

“A Inês foi convidada pelo grupo da vereação para integrar o gabinete, colaborando na prestação de serviços de assessoria nas áreas relacionadas com a juventude”, defende, por sua vez, o líder da JP.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. …é só tachos e tacheiros, panelas e…
    oh Zap corrijam lá o texto, e vejam se acabam de vez com a necessidade de serem os leitores a fazer o serviço de correcção, começa a ser ridículo.
    “No entanto, a noite de Francisco Rodrigues dos Santos também tinha uma avença do CDS na Câmara Municipal de Lisboa.” …noite?

  2. Hahahaaa…
    Então o artista faz uma publicação a gozar com a situação do banqueiro e, vai-se a ver, é tão bom como ele!…
    Sempre tão moralistas estes padrecos advogados dos CDS…

  3. Estes políticos são todos bons rapazes, pena que só vejam a casa dos outros e não vejam que as suas casas cheiram mal de tanta sujidade dentro das suas casas.

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …