Canadá abateu objeto voador não identificado que sobrevoava o país a grande altitude

ZAP // NATO

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau anunciou este sábado que as forças armadas abateram um objeto voador não identificado a grande altitude, no norte do Canadá, repetindo uma ação semelhante dos EUA, na sexta-feira.

“Ordenei o abate de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo do Canadá”, escreveu o governante canadiano na rede social Twitter.

“O NORAD, Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano, abateu o objeto no espaço aéreo do Yukon. A Força Aérea do Canadá e dos EUA juntaram-se, e um caça F-22 norte-americano disparou com sucesso contra o objeto”, especificou Justin Trudeau.

O objeto voador não identificado é o terceiro a violar o espaço aéreo da América do Norte nas últimas duas semanas.

Numa segunda mensagem, citada pela agência Associated Press, Trudeau acrescentou: “Falei com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, esta tarde. As forças armadas canadianas vão agora recolher e analisar os destroços do objeto. Obrigado ao NORAD por vigiar a América do Norte”.

Um alegado balão espião chinês passou quase uma semana a sobrevoar o espaço aéreo norte-americano e canadiano antes ser abatido por aviões norte-americanos, na semana passada.

Detetado pela primeira vez na terça-feira, o balão chinês sobrevoou durante vários vários dias o que o Pentágono designou de “locais sensíveis” da América do Norte.

O balão foi avistado sobre o estado de Montana, no nordeste do país, onde se encontra um dos três locais de silos de mísseis nucleares em solo norte-americano.

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tinha dado ordens para abater o balão “o mais depressa possível”, mas o Pentágono quis esperar pelo “lugar mais seguro para o fazer” para evitar danos em terra devido à possível queda de destroços.

A China acusou entretanto os Estados Unidos de “terem exagerado e violado as práticas internacionais” com a decisão de abater um balão chinês, a sobrevoar território norte-americano há vários dias.

Os militares norte-americanos abateram um segundo objeto no espaço aéreo do Alasca na sexta-feira, mas as autoridades não deram detalhes sobre o tipo de objeto voador abatido.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.