EUA abatem objecto “do tamanho de um carro” nos céus do Alasca

7

Os Estados Unidos (EUA) abateram esta sexta-feira um objeto não identificado no espaço aéreo do estado do Alasca, confirmaram as autoridades do país em conferência de imprensa.

A ordem para atingir o objeto “do tamanho de um carro pequeno” foi dada diretamente pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, após recomendação de oficiais do Pentágono, avançou a agência Lusa.

“Não sabemos de quem é, se é de um Estado, de uma empresa ou privado e não conhecemos o seu propósito”, referiu John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

O objeto representava “uma ameaça à segurança do tráfego aéreo”, mas é diferente do “balão espião” chinês identificado na semana passada pelos norte-americanos.

Kirby também referiu que os EUA esperavam recuperar o objeto após este ter pousado em águas norte-americanas. De acordo com o responsável, citado pela agência Reuters, o objeto caiu no extremo nordeste do Alasca, perto da fronteira com o Canadá.

O porta-voz indicou igualmente que o piloto norte-americano que pilotava o caça que abateu o objeto indicou que não estava nenhum humano a bordo.

Na semana passada, a força aérea norte-americana abateu o que foi classificado como um “balão espião” chinês que sobrevoava os EUA. O balão foi abatido assim que chegou a águas do Oceano Atlântico.

“Claramente, este balão destina-se à vigilância e a sua atual trajetória leva-o a locais sensíveis”, incluindo silos nucleares, adiantou o porta-voz do Pentágono, referindo-se ao Estado de Montana, no oeste dos Estados Unidos.

O balão foi avistado sobre o estado de Montana, no nordeste do país, onde se encontra um dos três locais de silos de mísseis nucleares em solo norte-americano.

Os outros silos estão localizados em dois estados limítrofes do Montana: Dakota do Norte, a leste, e Wyoming, a sul.

A China admitiu que o balão lhe pertence, mas disse que se tinha extraviado da rota devido a ventos fortes e que é usado para fins meteorológicos, não para espionagem.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

7 Comments

  1. Policias do mundo deitam tudo abaixo. Seriam marcianos ? Espiolham tudo incluindo mandar uns misseis para o quarto de uns presumíveis acusados de qualquer coisa, porém, quando se trata dos outros, bota abaixo. Será que o planeta já está registado em nome deles?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.