Balão espião chinês sobrevoa “locais sensíveis” nos EUA. Pentágono está a vigiar

3

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está a monitorizar os movimentos de um balão espião chinês que está a sobrevoar a alta altitude o território norte-americano, adiantou esta quinta-feira fonte do Pentágono.

A pedido do Presidente norte-americano, Joe Biden, o Pentágono considerou derrubar este balão, mas decidiu não fazê-lo devido aos riscos potenciais que os destroços representam para quem está no solo, adiantou um alto funcionário da Defesa dos EUA, que falou sob a condição de anonimato.

“Estamos a tomar medidas para nos protegermos contra a recolha de informação sensível”, salientou, insistindo no “limitado valor acrescentado em termos de recolha de informação” do dispositivo descrito como uma bola de futebol, de tamanho bastante grande.

“Consideramos que era grande o suficiente para que os destroços causassem estragos” se for abatido numa zona povoada, destacou a mesma fonte, citada pela agência France-Presse (AFP).

O porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, referiu que o Comando de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos e do Canadá (Norad) estava a monitorizar os movimentos do balão, mas que este não representava “risco militar ou físico para as pessoas no chão”.

“Claramente, este balão destina-se à vigilância e a sua atual trajetória leva-o a locais sensíveis”, incluindo silos nucleares, acrescentou o porta-voz do Pentágono, referindo-se ao Estado de Montana, no oeste dos Estados Unidos.

O balão entrou no espaço aéreo dos EUA “há vários dias“, mas a inteligência dos EUA está a segui-lo desde muito antes, salientou Pat Ryder, acrescentando que não é a primeira vez que os militares dos EUA percebem tal intrusão.

Este incidente ocorre antes da visita de dois dias do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à China, no domingo, a primeira viagem de um representante dos Negócios Estrangeiros dos EUA ao rival asiático desde 2018.

Fonte do Pentágono destacou que após a deteção do balão têm estado em contacto com responsáveis chineses através de vários canais, como as respetivas embaixadas da China e dos Estados Unidos em Washington e Pequim.

“Transmitimos-lhes a seriedade com que levamos este assunto”, sublinhou, acrescentando que os EUA “farão o que for necessário para proteger o seu povo e o seu território”.

China pede que não se especule

A China pediu que não se “especule” após o Pentágono ter revelado que um balão de ar quente de espionagem chinesa sobrevoou os Estados Unidos a grande altitude.

“Até que os factos sejam esclarecidos, a especulação e a agitação não ajudam a resolver corretamente esta questão”, disse a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros Mao Ning, em conferência de imprensa.

O balão foi avistado no espaço aéreo norte-americano durante dois dias e a descoberta coloca uma tensão adicional nas relações EUA-China.

Um responsável da defesa disse aos jornalistas que os EUA estão “muito seguros” de que se trata de um balão chinês de alta altitude que se encontrava a sobrevoar locais sensíveis para recolher informações.

Um dos locais onde o balão foi visto foi no Montana, onde se encontra um dos três campos de silos de mísseis nucleares.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. E impressionante que a nação que faz gáudio das suas capacidades de monitorização unilateral de todos os locais que entenda querer recolher dados se sinta no direito de reclamar a existência de meios de recolha de dados de outras nações.
    Ou seja, aqueles que executam mais acções de espionagem sobre territórios de amigo e inimigo, igualmente, se sintam no direito de reclamar quando alguém lhes faz o mesmo.
    Será que afinal não é o Salgado? Será que são estes o ‘meninos’ que se comportam como se fossem “os donos disto tudo” ?(e ai de quem reclame)

  2. Sem querer ser “pessimista ou mesmo conspiracionista” , imaginemos que este engenho voador fosse neutralizado por os caças Americanos ; alguém sabe o que eventualmente este artefacto possa conter no seu interior ? …….. Agentes bio – químicos por ex : , na era que vivemos tudo é possível ! . Sô podemos estar preparados para o que pior possa surgir !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.