Cientistas poderão criar campos magnéticos na Terra tão fortes quanto buracos negros

Um novo estudo sugere a possibilidade de os cientistas serem capazes de criar campos magnéticos na Terra que se assemelhem à força daqueles observados em buracos negros e estrelas de neutrões, no Espaço.

De acordo com um novo artigo publicado na Scientific Reports, esses campos magnéticos super fortes – que seriam criados através da explosão de microtúbulos com lasers – são importantes para a realização de pesquisas de física, ciência dos materiais e astronomia.

A maioria dos campos magnéticos na Terra, mesmo os artificiais, não são particularmente fortes. A técnica de imagiologia por ressonância magnética (IRM) usada em hospitais produz, normalmente, campos de cerca de 10 mil gauss (1 tesla) – sendo que o campo geomagnético que oscila as agulhas da bússola regista entre 0,3 e 0,5 gauss.

Algumas máquinas de ressonância magnética usadas para pesquisa criam campos de 105 mil gauss (10,5 tesla) e uma experiência com lasers realizada num laboratório em 2018 criou um campo com cerca de 1.200 tesla.

M. Murakami

Implosão de um microtubulo – conceito artístico

Novas simulações virtuais realizadas por Masakatsu Murakami, um dos autores do estudo, sugere que a criação de um campo de 1 milhão de tesla poderá ser possível.

Segundo o Live Science, os investigadores descobriram que disparar impulsos de laser ultra-intensos em tubos ocos de apenas alguns micrómetros de diâmetro poderia fornecer energia suficiente aos eletrões na parede do tubo e fazer com que o tubo implodisse.

As interações desses eletrões e o vácuo criado com a implosão do tubo leva ao fluxo de corrente elétrica, que é o responsável pela criação do campo magnético. Neste caso, o fluxo de corrente poderá amplificar um campo magnético pré-existente entre duas a três ordens de magnitude, descobriram os cientistas.

Apesar de um campo magnético megatesla não durar muito tempo, desaparecendo após cerca de dez nanossegundos, seria o suficiente para fazer experiências, visto que as partículas e condições em que os cientistas trabalham desaparecem em menos do que o tempo de um piscar de olhos.

Os investigadores usaram simulações para confirmar se esses campos magnéticos ultra fortes estão mesmo ao alcance da tecnologia moderna e calcularam que a sua criação no mundo real exigiria um sistema de laser com energia de 0,1 a 1 quilojoule e uma potência total de 10 a 100 petawatts.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas estão de volta, mas agora falta pessoal nos hotéis

Os turistas estão a voltar às cidades portugueses, nomeadamente a Lisboa, onde os hotéis se debatem agora com um novo problema, a falta de pessoal qualificado. Há responsáveis que já falam da necessidade de fazer …

Gestão do PRR faz tremer Governo dos Açores (que foi bombardeado por críticas)

O Governo dos Açores tem sido acusado de beneficiar empresas no acesso às verbas das Agendas Mobilizadores do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta polémica levou à marcação de um debate de urgência, que ficou …

Inédito na medicina. Rim de porco foi transplantado com sucesso num humano

Pela primeira vez na história, uma equipa médica conseguiu transplantar um rim de porco geneticamente modificado num humano. Foi uma experiência num paciente em morte cerebral, mas que abre portas à utilização de rins de …

Golo do FC Porto: como não assinalaram falta do Taremi?

Avançado do FC Porto desviou Ismaël Bennacer, no momento decisivo do FC Porto 1-0 AC Milan. Mas os portistas mereceram ganhar. Stefano Pioli admitiu que o FC Porto venceu o AC Milan (1-0), na terceira jornada …

Senado defende que Bolsonaro seja acusado de genocídio devido à sua gestão da pandemia

Um relatório do Senado brasileiro defende que o Presidente Jair Bolsonaro deve ser acusado de homicídio pela sua gestão da pandemia de covid-19 no país. O documento ainda pode ser alterado pelos senadores, pois só vai …

Dez anos depois, ainda há feridas por sarar. Sánchez promete não soltar presos da ETA em troca da aprovação do Orçamento

Num debate parlamentar com o Governo espanhol, Pablo Casado confrontou Pedro Sánchez sobre os acordos com os nacionalistas radicais bascos. Esta quarta-feira, quando questionado por Pablo Casado, presidente do Partido Popular (PP), sobre se iria libertar …

O treinador inglês de futebol, Steve Bruce.

Steve Bruce já não é treinador do Newcastle. Há dois portugueses na calha para o suceder

Steve Bruce deixou o comando técnico do Newcastle United, recentemente adquirido por um consórcio saudita. José Mourinho e Paulo Fonseca estão entre os possíveis sucessores. Está encontrada a primeira baixa do Newcastle após a aquisição saudita …

Entre reuniões falhadas, cresce o risco de chumbo do OE e de crise política

Depois de não ter sido alcançado um acordo nas reuniões de ontem, a possibilidade de uma crise política parece mais próxima que nunca. As mudanças na lei laboral exigidas por BE e PCP são os …

Quando Rui Pinto ainda era "John", Suíça pediu-lhe ajuda para investigar o presidente da FIFA

Em 2018, as autoridades suíças entraram em contacto com Rui Pinto para pedir a sua colaboração para investigar o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Quando o projeto Football Leaks ainda era algo embrionário — embora já …

Liga dos Campeões: Dragão e Vodafone Park entre os estádios mais vazios

FC Porto-AC Milan ficou longe da lotação esgotada, enquanto o Beşiktaş-Sporting ficou-se pela metade da lotação do estádio. A noite era de (novo) confronto entre dois antigos campeões europeus, no Porto, o trânsito na cidade e …