/

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

6

NASA Goddard / Flickr

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul.

O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com a Anomalia do Atlântico Sul, uma área que tem crescido consideravelmente nos últimos anos, não se conhecendo ainda ao certo causa deste crescimento.

A Anomalia do Atlântico Sul, precisa o portal Science Alert, é uma vasta extensão de intensidade magnética reduzida no campo magnético do nosso planeta, que se estende desde a América do Sul ao sudoeste de África.

De acordo a ESA, a área da anomalia caiu em força mais de 8% entre 1970 e 2020.

“O novo mínimo oriental da Anomalia do Atlântico Sul apareceu na última década e, nos últimos anos, tem-se desenvolvido vigorosamente“, disse Jürgen Matzka, do Centro de Investigação em Geociências da Alemanha, citado pelo diário The Independent.

“Temos muita sorte em ter os satélites do Swarm em órbita para investigar o desenvolvimento da Anomalia do Atlântico Sul (…) O desafio agora passa por entender os processos do núcleo da Terra que estão a impulsionar estas mudanças”, continuou.

https://twitter.com/ESA_EO/status/1263718776966647808?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1263718776966647808&ref_url=https%3A%2F%2Fbr.sputniknews.com%2Fciencia_tecnologia%2F2020052215611250-campo-magnetico-da-terra-esta-perdendo-forca-sobre-america-do-sul%2F

Um campo magnético enfraquecido pode significar, segundo os especialistas da ESA, que o campo magnético da Terra está prestes a reverter, situação em que o Pólo Norte e o Pólo Sul trocam de posição. A última “inversão geo-magnética” ocorreu há 780.000 mil anos, havendo alguns cientistas que defendem que a próxima está atrasada.

Por norma, este fenómeno ocorre a cada 250.000 anos.

Para já, sublinha a ESA, não há motivos para alarme. Segundo a agência espacial europeia, os efeitos mais significativos desde enfraquecimento vão fazer-se sentir em satélites ou naves espaciais, que podem registar falhas técnicas devido a uma maior quantidade de partículas carregadas na órbita baixa da Terra.

Os cientistas vão continuar atentos a eventuais mudanças no campo magnético da Terra, uma vez que é este “escudo” que protege o nosso planeta do fluxo de partículas eletricamente carregadas oriundas do Espaço.

Sem o campo magnético, a vida na Terra seria aniquilada por causa da radiação.

ZAP //

6 Comments

    • Talvez indícios de que a Terra começa a perder de forma muito lenta o seu campo magnético. Se um dia o perder, também perderá a atmosfera e ficará parecida com Marte.

  1. A muito que se sabe que isso vai acontecer visto que o polo magnético da terra tem se vindo a direccionar cada vez mais rápido para o Sul. Mas acho um erro enorme dizer que não tem motivo de alarme… O nosso planeta está cada vez mais dependente de tecnologias eléctricas e se realmente por um momento o nosso campo magnético desaparece vai haver cidades que vão ficar as escuras. Muitos aparelhos e transformadores que existem no mundo não vão aguentar uma força magnética assim. Precisariamos de 10 anos para reparar os estragos maiores.. Seria muito difícil nos reerguer.. Que a Mão de Deus esteja connosco.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.