Cameron demite-se quarta-feira. Theresa May será a nova primeira-ministra

UK Home Office / Flickr

Theresa May, ministra do Interior britânica

O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou esta segunda-feira que se demite já na quarta-feira. Theresa May torna-se oficialmente a próxima primeira-ministra britânica.

O primeiro-ministro indicou que vai presidir ao seu último conselho de ministros amanhã e, na quarta-feira, participa numa última sessão de perguntas no Parlamento antes de ir até ao Palácio de Buckingham entregar a demissão à rainha Isabel II.

“Ela é forte, é competente, é mais do que capaz de garantir a liderança que o país vai precisar nos próximos anos”, assegurou Cameron.

Theresa May, atual ministra do Interior, tornou-se a única candidata ao cargo de primeira-ministra depois de a ministra da Energia do Reino Unido, Andrea Leadsom, ter anunciado que deixará a corrida pela liderança do Partido Conservador.

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, Leadsom disse que apoiará a ministra do Interior, Theresa May, que lidera as pesquisas para substituir David Cameron.

Resta à direção do partido decidir, nos próximos dias, se Theresa May será automaticamente escolhida como nova líder ou se serão convocadas novas eleições.

Andrea Leadsom afirma ter concluído que não tem “apoio suficiente” dentro do partido para vencer a rival e que uma longa campanha eleitoral, paralela ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) votado recentemente no referendo do Brexit, iria afetar a população.

A ministra da Energia tinha menos apoio do que Theresa May entre os parlamentares, mas tinha um grande nome a seu favor: o do polémico ex-mayor de Londres Boris Johnson, que surpreendeu ao dizer de que não concorreria ao cargo após ser um dos líderes da campanha vitoriosa do Brexit.

Theresa May compromete-se com saída de Reino Unido da UE

Antes de conhecido o afastamento da concorrente, a candidata favorita para substituir David Cameron como líder do Governo britânico prometeu liderar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, rejeitando ignorar os resultados do referendo.

Brexit quer dizer Brexit e vamos fazer com que seja um sucesso“, disse a ministra do Interior, Theresa May, em comentários transmitidos pela televisão, ao lançar a sua campanha em Birmingham, no centro de Inglaterra.

“Não haverá tentativas de permanecer na União Europeia, não haverá tentativas de regressar pela porta dos fundos, nem um segundo referendo”, garantiu.

“Vou assegurar-me de que saímos da União Europeia”, afirmou Theresa May, que apoiou a campanha pela permanência do Reino Unido no bloco europeu antes do referendo de 23 de junho, em que 52% dos eleitores escolheram sair.

“Os britânicos tiveram a oportunidade de votar sobre este assunto. Enviaram uma mensagem muito clara e acho que temos de responder a essa mensagem e fazer o que os britânicos nos pediram para fazer”, disse.

Questionada sobre como iria negociar o acesso do país ao mercado único da União Europeia, May disse ser necessário garantir que se alcança “o melhor acordo em termos de comércio, bens e serviços”.

“É muito claro que o voto no Brexit é também uma mensagem de que temos de controlar a livre circulação. A circulação livre não pode continuar da forma como tem funcionado até agora”, sublinhou.

ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …