Câmaras para entubação não substituem proteção individual, dizem médicos

Miguel Guimarães / Facebook

Miguel Guimarães, o novo bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que as câmaras de proteção dedicadas à entubação que começaram a ser entregues no Porto permitem “mais segurança” ao profissional de saúde, mas não substituem o restante equipamento de proteção.

“É um equipamento essencial para os blocos operatórios e para as unidades de cuidados intensivos porque vai conferir uma proteção extra a todos os profissionais, desde logo aos anestesiologistas ou aos médicos intensivistas que vão entubar, mas também aos cirurgiões, enfermeiros e assistentes operacionais que contactam entre si, a utilização deste equipamento não deve reduzir a proteção individual“, disse Miguel Guimarães.

O bastonário da Ordem dos Médicos falava aos jornalistas no Hospital de Santo António, no Porto, onde esta manhã foi entregar as primeiras câmaras de proteção profissional dedicadas ao ato de entubação de um conjunto de 500 que serão distribuídas pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, bem como por privados e estabelecimentos do setor social.

Esta doação, que surge em tempo de pandemia covid-19, resulta da conta criada pela Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da Apifarma [Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica] e da sociedade civil, conta que está em nome do movimento “Todos Por Quem Cuida”.

“O grande objetivo deste movimento é cuidar das pessoas que estão a cuidar de nós. A sociedade civil teve uma participação solidária e humanista com todos os portugueses que estão na linha da frente. Toda a gente se mobilizou e organizou. É necessário sempre aumentar os níveis de proteção das pessoas que cuidam de nós todos os dias”, referiu Miguel Guimarães.

Dados revelados no dia 16 de abril pelo Governo, fazendo referência a dados reportados pelo Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), davam conta de que há pelo menos 2.131 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela covid-19.

Na habitual conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia covid-19, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou que entre os quais estão 396 são médicos, 566 enfermeiros e 1.169 assistentes operacionais, técnicos e outros profissionais de saúde.

“Este equipamento vai aumentar a proteção dos profissionais”, disse esta manhã Miguel Guimarães antes de mostrar aos jornalistas as câmaras feitas de um material transparente que permite que o anestesiologista ou o médico intensivista tenha “acesso confortável” pela caixa ao entubar ou extubar um doente, fazendo-o “em segurança”.

Estes equipamentos são dedicados a procedimentos em que existe um elevado risco de produção de aerossóis. O objetivo é que as caixas – amovíveis e laváveis – funcionem como uma barreira física.

Miguel Guimarães também sublinhou esta manhã que as câmaras foram produzidas em Portugal, desenhadas e testadas por profissionais de saúde, e que a escolha de “comprar à indústria portuguesa” se deve à vontade de “estimular a indústria nacional”.

Segundo o bastonário da Ordem dos Médicos a conta do “Todos Por Quem Cuida” conta já com cerca de 750 mil euros.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …

Tottenham perde frente ao Antuérpia. Mourinho "rasga" equipa: "Queria fazer 11 substituições ao intervalo"

O Tottenham perdeu esta quinta-feira frente ao Antuérpia, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, levando o treinador português José Mourinho a criticar a sua equipa. "Queria fazer 11 substituições ao intervalo", admitiu. No …

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …