Câmaras de Lisboa e do Porto são o entrave ao entendimento entre o PSD e o CDS

Manuel de Almeida / Lusa

Presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, com o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos

O objetivo é retirar câmaras ao PS, mas os entendimentos entre o PSD e o CDS ainda estão no “ponto zero”. Há diferenças de tom, nomeadamente em relação às Câmaras de Lisboa e do Porto.

José Silvano, secretário-geral do PSD e coordenador autárquico do partido, diz que há algumas “certezas” que podem agilizar ou dificultar a negociação eleitoral concertada para “retirar mais câmaras ao PS”. Uma dessas “certezas” dos sociais-democratas é que “o normal seria o PSD ter o seu candidato próprio em Lisboa e Porto“.

Segundo o Diário de Notícias, a seguir o padrão negocial, em Lisboa o cabeça de lista pelo concelho caberia ao CDS, que ficou à frente do PSD nas últimas autárquicas. Assunção Cristas bateu Teresa Leal Coelho com 20,7% dos votos contra 11,22%. Em relação à Câmara do Porto, o CDS apoiou Rui Moreira.

José Silvano reforça a ideia de que o mais natural é o PSD ter um candidato próprio, mas deixa a porta aberta a “negociações globais”, que teriam de abranger um número alargado de câmaras.

À partida, em todas as concelhias do PSD e do CDS que entenderem que é benéfico os dois partidos irem juntos a eleições, será aprovado a nível nacional. Mas não há certezas.

“Ninguém no CDS ou no PSD pode dizer o que vai acontecer. Se vai haver reuniões conjuntas e o que estará em cima da mesa”, disse Silvano, adiantando ao DN só agora irá ser delineada a estratégia autárquica do partido.

António Carlos Monteiro, do CDS, corrobora e desafia os sociais-democratas para um entendimento. “O nosso desafio foi o de constituir uma alternativa para retirar câmaras ao PS e constituir a base para um processo de entendimento político para outras eleições.”

Quando questionado sobre se o seu partido abrirá mão do cabeça de lista em Lisboa a bem de um entendimento mais vasto com o PSD, Monteiro empurrou essa responsabilidade para o presidente do partido.

Os dois partidos já têm coligações em Aveiro, Estarreja, Amares, Braga, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Torre de Moncorvo, Faro, Guarda, Cascais, Amarante, Maia, Penafiel, Trofa, Rio Maior, Ourém, Castro Daire e Tabuaço, que serão para repetir.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O sr. Rio demonstraria ser muito ingénuo ou então impostor se decidir coligar-se seja em que circunstância for com o partido Centro Democrático Social (CDS).

    Pelo menos os cidadãos Portuenses estão fartos de clericalismo, corrupção, neoliberalismo, e certamente que os demais cidadãos Portugueses também.

    Ou o sr. Rio é capaz de expulsar de vez os neoliberais e o clericalismo do Partido Social Democrata (PSD) e afastar-se dessa gente que pulula em outras facções, ou então não terá qualquer apoio por parte dos cidadãos.

  2. En Castro Daire não é para manter!!!!!!! Informem-se antes de escreverem sobre o assunto.

    Os do PSD não cumpriram nada do que prometeram logo o CDS quis acabar com a coligação passado uns meses após tomarem posse da Câmara!

RESPONDER

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …