Câmaras de Lisboa e do Porto são o entrave ao entendimento entre o PSD e o CDS

Manuel de Almeida / Lusa

Presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, com o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos

O objetivo é retirar câmaras ao PS, mas os entendimentos entre o PSD e o CDS ainda estão no “ponto zero”. Há diferenças de tom, nomeadamente em relação às Câmaras de Lisboa e do Porto.

José Silvano, secretário-geral do PSD e coordenador autárquico do partido, diz que há algumas “certezas” que podem agilizar ou dificultar a negociação eleitoral concertada para “retirar mais câmaras ao PS”. Uma dessas “certezas” dos sociais-democratas é que “o normal seria o PSD ter o seu candidato próprio em Lisboa e Porto“.

Segundo o Diário de Notícias, a seguir o padrão negocial, em Lisboa o cabeça de lista pelo concelho caberia ao CDS, que ficou à frente do PSD nas últimas autárquicas. Assunção Cristas bateu Teresa Leal Coelho com 20,7% dos votos contra 11,22%. Em relação à Câmara do Porto, o CDS apoiou Rui Moreira.

José Silvano reforça a ideia de que o mais natural é o PSD ter um candidato próprio, mas deixa a porta aberta a “negociações globais”, que teriam de abranger um número alargado de câmaras.

À partida, em todas as concelhias do PSD e do CDS que entenderem que é benéfico os dois partidos irem juntos a eleições, será aprovado a nível nacional. Mas não há certezas.

“Ninguém no CDS ou no PSD pode dizer o que vai acontecer. Se vai haver reuniões conjuntas e o que estará em cima da mesa”, disse Silvano, adiantando ao DN só agora irá ser delineada a estratégia autárquica do partido.

António Carlos Monteiro, do CDS, corrobora e desafia os sociais-democratas para um entendimento. “O nosso desafio foi o de constituir uma alternativa para retirar câmaras ao PS e constituir a base para um processo de entendimento político para outras eleições.”

Quando questionado sobre se o seu partido abrirá mão do cabeça de lista em Lisboa a bem de um entendimento mais vasto com o PSD, Monteiro empurrou essa responsabilidade para o presidente do partido.

Os dois partidos já têm coligações em Aveiro, Estarreja, Amares, Braga, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Torre de Moncorvo, Faro, Guarda, Cascais, Amarante, Maia, Penafiel, Trofa, Rio Maior, Ourém, Castro Daire e Tabuaço, que serão para repetir.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O sr. Rio demonstraria ser muito ingénuo ou então impostor se decidir coligar-se seja em que circunstância for com o partido Centro Democrático Social (CDS).

    Pelo menos os cidadãos Portuenses estão fartos de clericalismo, corrupção, neoliberalismo, e certamente que os demais cidadãos Portugueses também.

    Ou o sr. Rio é capaz de expulsar de vez os neoliberais e o clericalismo do Partido Social Democrata (PSD) e afastar-se dessa gente que pulula em outras facções, ou então não terá qualquer apoio por parte dos cidadãos.

  2. En Castro Daire não é para manter!!!!!!! Informem-se antes de escreverem sobre o assunto.

    Os do PSD não cumpriram nada do que prometeram logo o CDS quis acabar com a coligação passado uns meses após tomarem posse da Câmara!

RESPONDER

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …

De Cristas aos encontros com Salgado. PS já tem 14 perguntas sobre o Novo Banco para Passos

Depois de Carlos Moedas e Cavaco Silva, o PS já tem perguntas que quer fazer ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.  De acordo com o semanário Expresso, o …

Um quarto da população portuguesa tem imunidade à covid-19

O Painel Serológico Longitudinal Covid-19 estima em 27% a taxa de imunidade à covid-19 para a população em Portugal. Até março, 13% da população teria sido infetada Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população …