Câmaras de Lisboa e do Porto são o entrave ao entendimento entre o PSD e o CDS

Manuel de Almeida / Lusa

Presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, com o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos

O objetivo é retirar câmaras ao PS, mas os entendimentos entre o PSD e o CDS ainda estão no “ponto zero”. Há diferenças de tom, nomeadamente em relação às Câmaras de Lisboa e do Porto.

José Silvano, secretário-geral do PSD e coordenador autárquico do partido, diz que há algumas “certezas” que podem agilizar ou dificultar a negociação eleitoral concertada para “retirar mais câmaras ao PS”. Uma dessas “certezas” dos sociais-democratas é que “o normal seria o PSD ter o seu candidato próprio em Lisboa e Porto“.

Segundo o Diário de Notícias, a seguir o padrão negocial, em Lisboa o cabeça de lista pelo concelho caberia ao CDS, que ficou à frente do PSD nas últimas autárquicas. Assunção Cristas bateu Teresa Leal Coelho com 20,7% dos votos contra 11,22%. Em relação à Câmara do Porto, o CDS apoiou Rui Moreira.

José Silvano reforça a ideia de que o mais natural é o PSD ter um candidato próprio, mas deixa a porta aberta a “negociações globais”, que teriam de abranger um número alargado de câmaras.

À partida, em todas as concelhias do PSD e do CDS que entenderem que é benéfico os dois partidos irem juntos a eleições, será aprovado a nível nacional. Mas não há certezas.

“Ninguém no CDS ou no PSD pode dizer o que vai acontecer. Se vai haver reuniões conjuntas e o que estará em cima da mesa”, disse Silvano, adiantando ao DN só agora irá ser delineada a estratégia autárquica do partido.

António Carlos Monteiro, do CDS, corrobora e desafia os sociais-democratas para um entendimento. “O nosso desafio foi o de constituir uma alternativa para retirar câmaras ao PS e constituir a base para um processo de entendimento político para outras eleições.”

Quando questionado sobre se o seu partido abrirá mão do cabeça de lista em Lisboa a bem de um entendimento mais vasto com o PSD, Monteiro empurrou essa responsabilidade para o presidente do partido.

Os dois partidos já têm coligações em Aveiro, Estarreja, Amares, Braga, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Torre de Moncorvo, Faro, Guarda, Cascais, Amarante, Maia, Penafiel, Trofa, Rio Maior, Ourém, Castro Daire e Tabuaço, que serão para repetir.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O sr. Rio demonstraria ser muito ingénuo ou então impostor se decidir coligar-se seja em que circunstância for com o partido Centro Democrático Social (CDS).

    Pelo menos os cidadãos Portuenses estão fartos de clericalismo, corrupção, neoliberalismo, e certamente que os demais cidadãos Portugueses também.

    Ou o sr. Rio é capaz de expulsar de vez os neoliberais e o clericalismo do Partido Social Democrata (PSD) e afastar-se dessa gente que pulula em outras facções, ou então não terá qualquer apoio por parte dos cidadãos.

  2. En Castro Daire não é para manter!!!!!!! Informem-se antes de escreverem sobre o assunto.

    Os do PSD não cumpriram nada do que prometeram logo o CDS quis acabar com a coligação passado uns meses após tomarem posse da Câmara!

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …