Câmara dos Representantes avança para destituição de Trump

Michael Reynolds / Lusa

A Câmara dos Representantes está preparada para iniciar um processo de impeachment contra Donald Trump esta semana, se o vice-presidente Mike Pence e o gabinete se recusarem a destituí-lo do cargo, tendo em conta o seu papel em incitar uma multidão que atacou o Capitólio.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, entregou o ultimato numa carta, na noite de domingo, na qual descreveu o Presidente cessante como uma ameaça urgente para a nação.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, esta segunda-feira, a Câmara avançará com uma resolução não vinculativa que pede a Pence que invoque a 25ª Emenda e tire Trump da sua autoridade presidencial.

Caso a medida não receba apoio unânime, como é esperado, a Câmara votará a resolução na terça-feira. Pence teria “24 horas” para responder.

Pelosi disse ainda que a Câmara “prosseguirá com a apresentação da legislação de impeachment.” Embora não tenha especificado um cronograma exato, os principais democratas sugeriram que a Câmara poderia iniciar os procedimentos logo a meio da semana, com um julgamento do Senado adiado para não desviar a atenção da agenda de Joe Biden.

“Ao proteger a nossa Constituição e a nossa Democracia, agiremos com urgência, porque este Presidente representa uma ameaça iminente para ambos”, escreveu Pelosi. “Com o passar dos dias, o horror do ataque contínuo à nossa democracia perpetrado por este presidente intensifica-se, assim como a necessidade imediata de ação.”

Pelosi explicou que a resolução exigia que Pence “convocasse e mobilizasse o gabinete para ativar a 25ª emenda para declarar o presidente incapaz de executar as funções do seu cargo”. De acordo com o procedimento, o vice-presidente “exerceria imediatamente poderes como presidente interino”.

No domingo, Pelosi disse, em declarações ao 60 Minutes, que Trump era “um presidente dos Estados Unidos louco, desequilibrado e perigoso”, acrescentando que fez algo “tão sério que deveria haver um processo contra ele”.

Não se espera que Pence tome a iniciativa de expulsar Trump, embora haja rumores sobre a opção da 25.ª emenda em Washington. Anteriormente, já havia especulações de que os democratas da Câmara poderiam tentar introduzir artigos de impeachment já esta segunda-feira.

Se Trump for removido do cargo por destituição ficará impedido de concorrer novamente à Casa Branca. No caso de ser alvo de um julgamento de destituição, será o único Presidente dos Estados Unidos, até agora, a ter sido alvo de dois processos desse género.

Na quinta-feira, o Presidente cessante reconheceu a derrota nas eleições de novembro e criticou os manifestantes que invadiram o Capitólio na quarta-feira. Num vídeo divulgado no Twitter, Trump afirmou que após a certificação dos resultados pelo Congresso, que confirmaram a vitória de Joe Biden, “a nova administração tomará posse a 20 de janeiro” e que o seu foco é agora “assegurar uma transição sem problemas”.

O republicano Donald Trump perdeu as eleições presidenciais de 3 de novembro para o seu rival democrata, Joe Biden, que deve tomar posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos a 20 de janeiro.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Há meses que isto estava planeado pela Pelosi. Cuidado ao abrirem precedentes; é que cando o sapato está no outro pé depois não se queixem.

  2. Pedro pelo seu comentário deduzo que a Pelosi tenha uma bola de cristal onde viu que o Trump ia incitar uma multidão de apoiantes a invadir o capitólio LOL 😀

  3. A ganância pelo Poder leva a esta e outras situações nada digna de gente que teriam por dever serem um exemplo de boa conduta devido aos cargos que ocupam, mas muitos se começam a envaidecer e imaginam-se acima de tudo e todos, veja-se o caso agora do senhor Costa que tudo manobrou para nomear um representante da justiça na UE para assim ter o controlo da situação a seu gosto, deu barraca e fica o país mal visto e sob desconfiança!

    • Misturar o caso do procurador europeu com o que se passa nos EUA, só ajuda a desvalorizar a situação!…
      As manobras do Costa, a comparar com o que se tem passado nos EUA, são uma brincadeira de criança!…

  4. Os casos passados são diferentes, no entanto, os fins são bem idênticos, ambição desmedida pelo poder e tiques de autoritarismo.

RESPONDER

A luz solar pode tornar os sacos de plástico (ainda) mais perigosos para o ambiente

A exposição ao sol dos sacos plásticos cria dezenas de milhares de novos componentes químicos que se podem dissolver na água, num processo que é bastante rápido. Os danos dos sacos de plástico para o ambiente …

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …