Câmara do Porto vai atribuir Medalha de Honra da Cidade a Rui Rio

presidencia.pt

O economista Rui Rio, ex-presidente da cãmara Municipal do Porto

O economista Rui Rio, ex-presidente da cãmara Municipal do Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pretende entregar em Julho ao seu antecessor, Rui Rio, a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta condecoração do município reservada a quem tenha prestado serviços de excecional relevância.

A entrega desta condecoração a Rui Rio será feita numa sessão que este ano estará associada “ao desembarque das forças libertadoras de D. Pedro”, ocorrido a 8 de Julho de 1832, refere Rui Moreira na proposta de atribuição de medalhas da cidade a 25 personalidades e instituições que leva na terça-feira à reunião pública do executivo, a que a Lusa teve hoje acesso.

Fonte da Câmara do Porto adiantou à Lusa que esta cerimónia terá lugar no dia 9 de Julho.

Além do social-democrata Rui Rio, que liderou o município durante três mandatos, a Câmara do Porto pretende também atribuir a medalha de Honra da Cidade ao escritor Vasco Graça Moura (a título póstumo) e ao alfaiate Gilles Zeitoun, que na Baixa da cidade, em 2009, instalou um ateliê para a criação e produção de alta-costura.

De acordo com o regulamento municipal, a Medalha de Honra da Cidade destina-se a “galardoar quem tenha prestado ao Porto serviços ou concedido benefícios de excecional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da actividade humana”.

Rui Moreira vai também propor ao executivo a atribuição da Medalha de Mérito a 14 personalidades e duas instituições.

O arquiteto Alcino Soutinho, o antigo vereador da autarquia e treinador de futebol Hernâni Gonçalves e o fundador do CDS João Porto serão agraciados com esta medalha de Mérito a título póstumo. Nesta lista de personalidades constam também, entre outros, os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais de S. João e Santo António, António Ferreira e Sollari Allegro.

Rui Moreira propõe ainda a atribuição da medalha de Valor e Altruísmo à Irmandade dos Clérigos e ao frei Bernardo Domingues, bem como a atribuição da Medalha de Bons Serviços grau Ouro aos comandantes da Polícia Municipal e Sapadores Bombeiros, estando reservada a Medalha de Valor Desportivo a João Trigo, presidente do Rosário Vólei, projecto desportivo do Colégio Nossa Senhora do Rosário, que dirige, e que “tem ganho enorme notoriedade nos últimos anos”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …