Câmara do Porto vai atribuir Medalha de Honra da Cidade a Rui Rio

presidencia.pt

O economista Rui Rio, ex-presidente da cãmara Municipal do Porto

O economista Rui Rio, ex-presidente da cãmara Municipal do Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pretende entregar em Julho ao seu antecessor, Rui Rio, a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta condecoração do município reservada a quem tenha prestado serviços de excecional relevância.

A entrega desta condecoração a Rui Rio será feita numa sessão que este ano estará associada “ao desembarque das forças libertadoras de D. Pedro”, ocorrido a 8 de Julho de 1832, refere Rui Moreira na proposta de atribuição de medalhas da cidade a 25 personalidades e instituições que leva na terça-feira à reunião pública do executivo, a que a Lusa teve hoje acesso.

Fonte da Câmara do Porto adiantou à Lusa que esta cerimónia terá lugar no dia 9 de Julho.

Além do social-democrata Rui Rio, que liderou o município durante três mandatos, a Câmara do Porto pretende também atribuir a medalha de Honra da Cidade ao escritor Vasco Graça Moura (a título póstumo) e ao alfaiate Gilles Zeitoun, que na Baixa da cidade, em 2009, instalou um ateliê para a criação e produção de alta-costura.

De acordo com o regulamento municipal, a Medalha de Honra da Cidade destina-se a “galardoar quem tenha prestado ao Porto serviços ou concedido benefícios de excecional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da actividade humana”.

Rui Moreira vai também propor ao executivo a atribuição da Medalha de Mérito a 14 personalidades e duas instituições.

O arquiteto Alcino Soutinho, o antigo vereador da autarquia e treinador de futebol Hernâni Gonçalves e o fundador do CDS João Porto serão agraciados com esta medalha de Mérito a título póstumo. Nesta lista de personalidades constam também, entre outros, os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais de S. João e Santo António, António Ferreira e Sollari Allegro.

Rui Moreira propõe ainda a atribuição da medalha de Valor e Altruísmo à Irmandade dos Clérigos e ao frei Bernardo Domingues, bem como a atribuição da Medalha de Bons Serviços grau Ouro aos comandantes da Polícia Municipal e Sapadores Bombeiros, estando reservada a Medalha de Valor Desportivo a João Trigo, presidente do Rosário Vólei, projecto desportivo do Colégio Nossa Senhora do Rosário, que dirige, e que “tem ganho enorme notoriedade nos últimos anos”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.