Câmara avança com queixa contra a barbearia lisboeta proibida a mulheres

Interpolação13.blogspot.pt

Figaro’s Barbershop, em Lisboa

Figaro’s Barbershop, em Lisboa

A Câmara de Lisboa apresentou queixa à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género contra a barbearia lisboeta que proíbe a entrada a mulheres, apesar de o responsável do estabelecimento negar que o faça.

O vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, disse à Lusa que a apresentação da queixa surgiu na sequência do “descontentamento de muitas pessoas” em relação ao anúncio de impedimento à entrada das mulheres na barbearia lisboeta, e foi manifestado durante a 16.ª Marcha do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero).

“No exercício diário da sua atividade o referido estabelecimento, conhecido como Figaro’s Barbershop, proíbe exclusivamente a entrada de pessoas do sexo feminino”, lê-se na queixa apresentada na terça-feira pela Câmara de Lisboa à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a que a Lusa teve hoje acesso.

“Existe à porta, segundo tivemos conhecimento, um sinal que anuncia que é permitida a entrada a homens e a cães, mas não a mulheres, equiparando estas últimas a animais”, acrescenta.

O responsável pela Figaro’s Barbershop, Fábio Marquês, garantiu à Lusa que “a barbearia não proíbe a entrada a mulheres”, explicando que “o que acontece é que não existem serviços para senhoras”.

Localizada na rua do Alecrim, em Lisboa, esta barbearia está aberta há um ano e dois meses e tem sido motivo de polémica pelo “letreiro humorístico escrito em inglês, que diz que as mulheres não devem entrar, não que as mulheres são proibidas de entrar“, reforçou o responsável pela Figaro’s Barbershop.

“O espaço é para homens porque só se presta um serviço para o público masculino”, acrescenta Fábio Marquês.

“Não quer dizer que as senhoras não possam entrar para comprar um produto ou perguntar uma informação”, sublinhou.

“Não entendemos que estejamos a fazer uma discriminação”, afirmou Fábio Marquês, barbeiro há 15 anos, referindo que o conceito do estabelecimento é “recriar um ambiente onde os homens se sentem confortáveis em estar, a cortar o cabelo”, pelo que as mulheres podem entrar, mas “não podem ficar a fazer sala quando vêm acompanhar os maridos”.

O vereador João Afonso considerou, no entanto, tratar-se de “uma atitude discriminatória” que vai contra os princípios de igualdade, mas admitiu que a Câmara de Lisboa apenas tem competência para averiguar se o estabelecimento está devidamente licenciado para exercer a atividade ao público,

Terá que ser a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género a “promover as diligências que considere pertinentes e atuar em conformidade”, diz o vereador.

Na queixa apresentada pela autarquia lê-se ainda que “tal prática consubstancia uma atitude discriminatória em função do sexo, configurando eventualmente uma violação do disposto na lei nº. 14/2008, de 12 de março, a qual proíbe e sanciona a discriminação em função do sexo no acesso a bens e serviços e seu fornecimento”.

Em fevereiro, a barbearia foi alvo de uma acção de um grupo de feministas, que a invadiram como forma de protesto por “permitir a entrada a homens (e cães) mas não a mulheres“.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao que chegámos, definitivamente a camera devia preocupar-se em fazer o o que lhe compete, como resolver os mihares de problemas, a começar pelo mais grave que são os transportes públicos que o actual presidente decidiu colocar para trás das costas e preferiu fazer passeios bonitos para os turistas.
    Começo a ficar assustado com o mundo onde os meus filhos vão ficar a viver. Porque motivo não podem existir sítios onde as mulheres não podem entrar ? e sítios onde os homens não podem entrar ? quer isto dizer que devo processar os meus filhos por não me deixarem entrar no quarto deles ?

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …