Feministas invadiram barbearia só para homens (e cães)

Grupo de activistas invade a Figaro’s Barbershop, barbearia interdita a senhoras

Este sábado, pelas 18h, um grupo de mais de 15 pessoas, na sua maioria mulheres, com a cara tapada, invadiu a Figaro’s Barbershop, em Lisboa, num protesto contra a política da barbearia que veda a entrada a mulheres.

A barbearia Figaro’s Barbershop, na baixa lisboeta, apresenta-se como um expaço exclusivo para homens e cães.

Os ativistas, homens e mulheres, com a cara tapada com lenços e máscaras de formas canídeas, entraram na loja situada na Rua do Alecrim, junto ao Cais do Sodré, a imitar o ladrar de cães.

No vídeo divulgado no blog do grupo feminista Interpolação, intitulado “Ninguém nasce cão”, é possível ver os funcionários da Figaro’s a tentar fechar a porta e expulsar os manifestantes.

“Uma loja que, na sua porta, adopta um discurso misógino, faz um gesto político: intervém no espaço público com uma narrativa de exclusão não muito diferente das lógicas segregacionistas que pensávamos terem ficado lá atrás, no passado”, lê-se no blog do grupo, que termina com o aviso “Mas isto é só o início.”

Os responsáveis da barbearia garantem que estas “provocações cobardes não farão com que a Figaro’s se desvie do conceito comercial que tem adoptado e que tem, felizmente, agradado ao público a que os serviços se destinam”.

Paulo Espírito Santo, funcionário da barbearia, responde ao DN que “os invasores não deixarão de ser responsabilizados em sede própria, tanto a nível penal como civil”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ena pa! Acho muito bem! Se as esteticistas ja sao unisexo para os homens poderem rapar as pernas, acho bem que as mulheres possam entrar livremente nas barbearias para fazerem o buço e rapar o cabelo. Mais ainda, abaixo a discriminação dos veterinários! Tosquia para todos!
    Oh pa, não gostam, não comam! Quem se manifesta desta forma, não tem mais nada para fazer. Há tanta miséria no mundo, há tanto a fazer por quem nos rodeia, deixem-se de querer problemas!

  2. Estas feministas com tanta igualdade agora até têm barba! E os ditos homens desta manif pelo contrário já não a fazem, pois agora depilam-se totalmente e permanentemente nos salões de estética.

    Porque não se manifestam pela discriminação sexual dos WC públicos?
    Ou, pelos anúncios de trabalho nas obras?

    E já agora, onde pára a liberdade de expressão? Isto é apenas uma ilustração cómica! Ou não perceberam isso?

    Ah! Pois, isso é só para aqueles muçulmanos mauzões lá de fora, que este pessoal “civilizado” arrumou uma valente arruaça por causa de valores maiores e grandiosos.

  3. Sem querer ser mauzinho, embora não se perceba lá muito bem a admissão de cães (barbear não é tosquiar), a palavra barbearia devia ser por si só suficientemente dissuasora para qualquer mulher. Afinal trata-se de fazer a barba. O mau gosto, por parte dos proprietários, é explicitamente interditarem o acesso a mulheres, o que torna o gesto ofensivo.

RESPONDER

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …

Mais 67 mil eleitores votaram até ao meio-dia, mas a percentagem de afluência caiu

Até ao meio-dia deste domingo, votaram quase mais 67.000 eleitores face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de a percentagem de afluência às urnas deste ano ser inferior às últimas eleições europeias. As …

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …