/

Califórnia suspende proibição de sacos plásticos de uso único para evitar contágio

As superfícies comerciais do estado da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), podem voltar a distribuir sacos de plástico descartáveis ​​durante os próximos 60 dias, medida que visa limitar a exposição dos funcionários a uma possível transmissão do coronavírus através de sacos reutilizáveis.

Segundo avançou o Independent no domingo, citando o New York Times, a anúncio foi feita na quinta-feira pelo governador Gavin Newsom. “É fundamental proteger a saúde e a segurança pública e minimizar o risco de exposição à Covid-19 para trabalhadores envolvidos em atividades essenciais, como aqueles que manuseiam sacolas reutilizáveis”.

A suspensão da proibição foi defendida pelas organizações California Retailers Association e pela California Grocers Association, que afirmaram que os sacos reutilizáveis ​​colocam os funcionários dos supermercados em risco de serem infetados pelo novo coronavírus.

Numa carta enviada ao governador Newsom, em março, as associações solicitaram a suspensão da proibição de sacos plásticos de uso único até que a Covid-19 deixa de ser uma ameaça significativa para o estado.

Porém, o diretor executivo do Californians Against Waste, Mark Murray, disse acreditar que havia uma alternativa à suspensão da proibição: incentivar os clientes a colocar nos sacos reutilizáveis as suas próprias compras. Essa abordagem, observou, foi aconselhada pela Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional do estado.

Desde que os clientes cumpram essa função, “os sacos reutilizáveis ​​são perfeitamente seguros e representam uma ameaça zero para os funcionários e outros clientes”, indicou, acrescentando que, embora as superfícies comerciais tenham boas intenções, estão a infligir uma “ferida cara e desnecessária” a si próprias e ao ambiente.

Em março, a governadora do Maine, Janet Mills, adiou a proibição de sacos plásticos de uso único – que devia entrar em vigor este mês – para janeiro de 2021. Oregon e Nova Iorque também adiaram a proibição em todo o estado. Algumas cidades e estados, incluindo San Francisco e New Hampshire, baniram temporariamente os sacos reutilizáveis.

De acordo com o artigo, existem relatos de que a indústria de sacos plásticos, atingida por uma onda de proibições em todo o país, está a explorar a pandemia para semear receios infundados sobre os sacos reutilizáveis.

Pelo menos 30 funcionários de supermercados morreram nos EUA em resultado do coronavírus, de acordo com o United International and Food Workers International Union. Contudo, grupos como o Ocean Conservancy dizem que não há evidências de que o retorno ao plástico descartável seja a maneira de proteger a saúde das pessoas.

“No momento, os dados indicam que o coronavírus persiste mais em plásticos do que noutros materiais”, escreveu a organização na sua página oficial. “Isso sugere que os sacos de papel provavelmente são menos perigosos do que os de plástico”, indicou, sublinhando que não existem pesquisas que apoiem a teoria de que sacos reutilizáveis ​​estão mais contaminados do que outras superfícies dos supermercados.

Os dados científicos sobre os riscos de sacos reutilizáveis ​​são escassos. Um estudo frequentemente citado mostra que esses ​​podem conter bactérias e que raramente são lavados pelos utilizadores. Esse estudo foi financiado pelo American Chemistry Council, que representa os principais fabricantes de plásticos e produtos químicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.