Califórnia suspende proibição de sacos plásticos de uso único para evitar contágio

As superfícies comerciais do estado da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), podem voltar a distribuir sacos de plástico descartáveis ​​durante os próximos 60 dias, medida que visa limitar a exposição dos funcionários a uma possível transmissão do coronavírus através de sacos reutilizáveis.

Segundo avançou o Independent no domingo, citando o New York Times, a anúncio foi feita na quinta-feira pelo governador Gavin Newsom. “É fundamental proteger a saúde e a segurança pública e minimizar o risco de exposição à Covid-19 para trabalhadores envolvidos em atividades essenciais, como aqueles que manuseiam sacolas reutilizáveis”.

A suspensão da proibição foi defendida pelas organizações California Retailers Association e pela California Grocers Association, que afirmaram que os sacos reutilizáveis ​​colocam os funcionários dos supermercados em risco de serem infetados pelo novo coronavírus.

Numa carta enviada ao governador Newsom, em março, as associações solicitaram a suspensão da proibição de sacos plásticos de uso único até que a Covid-19 deixa de ser uma ameaça significativa para o estado.

Porém, o diretor executivo do Californians Against Waste, Mark Murray, disse acreditar que havia uma alternativa à suspensão da proibição: incentivar os clientes a colocar nos sacos reutilizáveis as suas próprias compras. Essa abordagem, observou, foi aconselhada pela Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional do estado.

Desde que os clientes cumpram essa função, “os sacos reutilizáveis ​​são perfeitamente seguros e representam uma ameaça zero para os funcionários e outros clientes”, indicou, acrescentando que, embora as superfícies comerciais tenham boas intenções, estão a infligir uma “ferida cara e desnecessária” a si próprias e ao ambiente.

Em março, a governadora do Maine, Janet Mills, adiou a proibição de sacos plásticos de uso único – que devia entrar em vigor este mês – para janeiro de 2021. Oregon e Nova Iorque também adiaram a proibição em todo o estado. Algumas cidades e estados, incluindo San Francisco e New Hampshire, baniram temporariamente os sacos reutilizáveis.

De acordo com o artigo, existem relatos de que a indústria de sacos plásticos, atingida por uma onda de proibições em todo o país, está a explorar a pandemia para semear receios infundados sobre os sacos reutilizáveis.

Pelo menos 30 funcionários de supermercados morreram nos EUA em resultado do coronavírus, de acordo com o United International and Food Workers International Union. Contudo, grupos como o Ocean Conservancy dizem que não há evidências de que o retorno ao plástico descartável seja a maneira de proteger a saúde das pessoas.

“No momento, os dados indicam que o coronavírus persiste mais em plásticos do que noutros materiais”, escreveu a organização na sua página oficial. “Isso sugere que os sacos de papel provavelmente são menos perigosos do que os de plástico”, indicou, sublinhando que não existem pesquisas que apoiem a teoria de que sacos reutilizáveis ​​estão mais contaminados do que outras superfícies dos supermercados.

Os dados científicos sobre os riscos de sacos reutilizáveis ​​são escassos. Um estudo frequentemente citado mostra que esses ​​podem conter bactérias e que raramente são lavados pelos utilizadores. Esse estudo foi financiado pelo American Chemistry Council, que representa os principais fabricantes de plásticos e produtos químicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …