Califórnia suspende proibição de sacos plásticos de uso único para evitar contágio

As superfícies comerciais do estado da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), podem voltar a distribuir sacos de plástico descartáveis ​​durante os próximos 60 dias, medida que visa limitar a exposição dos funcionários a uma possível transmissão do coronavírus através de sacos reutilizáveis.

Segundo avançou o Independent no domingo, citando o New York Times, a anúncio foi feita na quinta-feira pelo governador Gavin Newsom. “É fundamental proteger a saúde e a segurança pública e minimizar o risco de exposição à Covid-19 para trabalhadores envolvidos em atividades essenciais, como aqueles que manuseiam sacolas reutilizáveis”.

A suspensão da proibição foi defendida pelas organizações California Retailers Association e pela California Grocers Association, que afirmaram que os sacos reutilizáveis ​​colocam os funcionários dos supermercados em risco de serem infetados pelo novo coronavírus.

Numa carta enviada ao governador Newsom, em março, as associações solicitaram a suspensão da proibição de sacos plásticos de uso único até que a Covid-19 deixa de ser uma ameaça significativa para o estado.

Porém, o diretor executivo do Californians Against Waste, Mark Murray, disse acreditar que havia uma alternativa à suspensão da proibição: incentivar os clientes a colocar nos sacos reutilizáveis as suas próprias compras. Essa abordagem, observou, foi aconselhada pela Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional do estado.

Desde que os clientes cumpram essa função, “os sacos reutilizáveis ​​são perfeitamente seguros e representam uma ameaça zero para os funcionários e outros clientes”, indicou, acrescentando que, embora as superfícies comerciais tenham boas intenções, estão a infligir uma “ferida cara e desnecessária” a si próprias e ao ambiente.

Em março, a governadora do Maine, Janet Mills, adiou a proibição de sacos plásticos de uso único – que devia entrar em vigor este mês – para janeiro de 2021. Oregon e Nova Iorque também adiaram a proibição em todo o estado. Algumas cidades e estados, incluindo San Francisco e New Hampshire, baniram temporariamente os sacos reutilizáveis.

De acordo com o artigo, existem relatos de que a indústria de sacos plásticos, atingida por uma onda de proibições em todo o país, está a explorar a pandemia para semear receios infundados sobre os sacos reutilizáveis.

Pelo menos 30 funcionários de supermercados morreram nos EUA em resultado do coronavírus, de acordo com o United International and Food Workers International Union. Contudo, grupos como o Ocean Conservancy dizem que não há evidências de que o retorno ao plástico descartável seja a maneira de proteger a saúde das pessoas.

“No momento, os dados indicam que o coronavírus persiste mais em plásticos do que noutros materiais”, escreveu a organização na sua página oficial. “Isso sugere que os sacos de papel provavelmente são menos perigosos do que os de plástico”, indicou, sublinhando que não existem pesquisas que apoiem a teoria de que sacos reutilizáveis ​​estão mais contaminados do que outras superfícies dos supermercados.

Os dados científicos sobre os riscos de sacos reutilizáveis ​​são escassos. Um estudo frequentemente citado mostra que esses ​​podem conter bactérias e que raramente são lavados pelos utilizadores. Esse estudo foi financiado pelo American Chemistry Council, que representa os principais fabricantes de plásticos e produtos químicos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …