Os transportes de Paris e da área em torno da cidade estão a sofrer graves perturbações, após nevões excecionais que obrigaram centenas de pessoas a passar a noite em centros de acolhimento e estações de comboios.
Um espesso manto branco cobriu os passeios da Ile-de-France, onde muitos condutores bloqueados tiveram de abandonar os veículos durante a noite, nomeadamente no sudoeste da capital francesa, noticiou a agência de notícias francesa AFP.
No total, segundo uma contagem oficial, mais de 1.500 pessoas passaram esta noite em centros de acolhimento, estações de comboios ou aeroportos na Ile-de-France.
A companhia ferroviária francesa aconselhou os habitantes da região a adiarem as suas deslocações. A rede de autocarros ficou paralisada, mas o metro tem estado a funcionar de forma quase normal.
Vários outros pontos do país registam perturbações por causa da neve, do centro ao nordeste, e o instituto de meteorologia Météo-France manteve hoje de manhã 25 departamentos em alerta laranja de neve e geada, pelo menos até meio do dia.
Segundo a TSF, esta é a primeira vez em 30 anos que neva tanto na capital de França. Face a este cenário, o porta-voz do ministério do Interior sugere, se possível, que as pessoas fiquem em casa a trabalhar para facilitar as operações das autoridades.
// Lusa