Cadeia de Caxias ligou para o 112 quando detetou a fuga dos reclusos

Os serviços prisionais da cadeia de Caxias, onde, no passado domingo, fugiram três reclusos, ligaram primeiro para o 112 para dar conta do ocorrido e só depois entraram em contacto, via e-mail, com as diferentes forças de segurança.

Segundo conta o Correio da Manhã esta quarta-feira, quando foi detetada a fuga dos três reclusos da cadeia de Caxias, na madrugada do passado domingo, os serviços prisionais decidiram comunicar o que se tinha passado “através de um telefonema para o 112”.

Só depois, por volta das cinco da manhã, é que a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) decidiu enviar um e-mail para as várias forças de segurança, nomeadamente, PSP, PJ, GNR e SEF. Porém, como era domingo, muitos dos responsáveis só viram a comunicação já na segunda-feira, escreve o CM.

A própria DGRSP confirma esta versão da história ao mesmo jornal, acrescentando que “as comunicações aos tribunais à ordem dos quais os reclusos se encontravam em prisão preventiva foram feitas na segunda-feira pela manhã”.

Foi esta situação que deu origem ao episódio ocorrido em Madrid, onde os dois detidos chilenos foram intercetados, mas um deles acabou por ser libertado porque a essa hora ainda não tinham chegado ao país os mandados de detenção europeus e também porque não existia vaga no centro de detenção espanhol.

Em declarações à SIC Notícias esta manhã, o presidente do Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional desvaloriza o facto dos serviços prisionais terem ligado para o 112, destacando antes o tempo que algo demorou a ser feito.

“Que eu saiba é um número de emergência, não é um número de emergência médica. Quem atende não é o INEM é a PSP“, afirmou Júlio Rebelo ao canal televisivo.

O responsável acrescenta que, graças a este caso, ficou demonstrado que “há muito a fazer” no que toca ao funcionamento dos estabelecimentos prisionais. “Os protocolos têm de ser trabalhados, para que na próxima fuga isto não aconteça”, disse.

Espanha podia deter chilenos sem mandados

De acordo com o Jornal de Notícias, o facto de os mandados europeus não terem chegado a tempo não impedia as autoridades espanholas de deter qualquer um dos reclusos.

O jornal escreve que Schengen e o acordo bilateral entre os dois países chegava à polícia para evitar a libertação de foragido intercetado no aeroporto de Barajas.

Três reclusos, dois chilenos e um português, fugiram na madrugada de domingo do Estabelecimento Prisional de Caxias, concelho de Oeiras, através da janela da cela que ocupavam.

Em comunicado, a DGRSP adiantou que os evadidos “se encontravam presos a aguardar julgamento por crimes de furto e roubo em processos criminais distintos” e que instaurou um inquérito para investigar em que circunstâncias ocorreu a fuga.

Esta quarta-feira, o Parlamento aprovou a audição urgente das ministras da Justiça e da Administração Interna a propósito da fuga bem como do furto de 50 armas da direção nacional da PSP.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só uma questão, esta notícia é alguma piada?… é que quase todo o conteúdo da notícia dá para rir…. não fosse um assunto sério.

  2. Ligaram para o 112 para requisitar alguma ambulância do INEM para fazer escolta aos fugitivos não fosse algum sentir-se mal disposto emocionalmente por tamanha façanha e facilidade em sentirem-se de novo ao fresco!

    • Quem atende o 112 é a PSP. Passam ao INEM se for emergência médica. Passam aos Bombeiros se for fogo. Passam à Guardia Civil se for fuga de presos.

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …