Cada pessoa desperdiça quase 300 quilos de comida por ano

jbloom / Flickr

-

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) denunciou esta quarta-feira que, em média, cada habitante da Terra desperdiça quase 300 quilos de alimentos por ano, enquanto mais de 800.000 pessoas passam fome.

Durante uma conferência regional da FAO para a Europa e a Ásia Central, centrada no desperdício de alimentos, o diretor-geral da organização, o brasileiro José Graziano da Silva, destacou que se perdem por ano cerca de 1.300 milhões de toneladas de alimentos.

«Se os desperdícios e perdas pudessem reduzir-se simplesmente a metade, o aumento de alimentos necessários para alimentar a população mundial em 2050 seria de apenas 25%, em vez dos 60% estimados atualmente», sublinhou o ex-ministro brasileiro da Segurança Alimentar em declarações à agência Efe.

Segundo dados da FAO, cada habitante da Terra desperdiça, em média, cerca de 280 quilos de alimentos por ano, enquanto 842 milhões dos estimados 7.000 milhões de habitantes do planeta passam diariamente fome.

Graziano da Silva precisou que a perda de alimentos se verifica sobretudo «nas explorações, durante o processamento, transporte e armazenamento» e ainda por «falta de regulação», o que compromete a segurança alimentar.

A crise financeira e económica, que afetou duramente muitos estados europeus, reduziu o desperdício de alimentos, mas ainda é insuficiente para a FAO, afirmou Graziano da Silva.

United Nations Information Centres / Flickr

O diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva

O diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva

As perdas económicas e ambientais pelo desperdício de alimentos ascendem a centenas de milhares de milhões de dólares.

«O custo anual dos desperdícios e perdas de alimentos, expresso no preço ao produtor, é de cerca de 750.000 milhões de dólares. Se considerássemos os preços ao pormenor e os custos ambientais, este número seria muito maior», destacou.

A conferência de Bucareste reúne esta semana mais de 300 delegados de meia centena de países da Europa e Ásia Central e que debatem como reduzir a perda de alimentos, além de como fomentar a agricultura familiar e como combater a mudança do clima sobre a produção agrária.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …