Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto.

A ministra de Estado e da Presidência acrescentou ainda que quatro concelhos mantêm-se onde estão: Carregal do Sal, as duas freguesias de Odemira, Paredes e Resende.

Por outro lado, Mariana Vieira da Silva frisou que “temos quatro concelhos que na semana passada encontravam-se aquém do nível de desconfinamento e agora se aproximam do resto do país, sendo eles Miranda do Douro, Portimão, Aljezur e Valongo“.

Foi ainda clarificado que 23 concelhos ficam agora em estado de alerta, sendo eles: Alpiarça, Alvaiázere, Arganil, Beja, Castelo de Paiva, Coruche, Fafe, Golegã, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Lagos, Lamego, Melgaço, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Santa Comba Dão, Tábua, Vidigueira, Vale de Cambra.

Saem desta situação: Alijó, Batalha, Boticas, Cabeceiras de Baixo, Celorico de Basto (é o único que sai de alerta para pior), Cinfães, Peso da Régua, Póvoa de Lanhoso, Tabuaço, Vila Real de Santo António.

A governante apresentou ainda os níveis de incidência e do Rt e falou em sinais de “uma pandemia controlada”.

“O que podemos verificar é que em dois meses os números de incidência reduziram-se para metade, passando de 118.49 para 59 por 100 mil habitantes a 14 dias. É um sinal de uma pandemia controlada, pese embora a existência de surtos em alguns locais”, que a ministra avisa que é preciso controlar.

Quanto ao Rt, o país está na zona verde da matriz de risco, “confortavelmente abaixo de 1”, apesar das oscilações do último mês. “São essas as condições que determinam que a grande maioria do país possa avançar no desconfinamento”, indicou.

Segundo a ministra, a alteração de regras sanitárias para pessoas vacinadas só será ponderada no final de maio. “Essas decisões partem de um trabalho técnico”.

Questionada sobre a possibilidade de para a semana existir um campeão nacional de futebol e eventuais regras para festejos na rua, a ministra da Presidência do Conselho de Ministros remete para a “interação entre o Ministério da Administração Interna e organizações diversas para a organização dos vários eventos, desde logo 13 de maio”.

“As regras serão definidas em função dessa necessidade”, disse a ministra sobre esses festejos.

Sobre o acesso às praias, Mariana Vieira da Silva diz que as regras serão semelhantes às do ano passado, apenas com pequenas alterações nas regras de práticas desportivas.

Situação de Odemira

As duas freguesias de Odemira (São Teotónio e Longueira – Almograve) vão manter a cerca sanitária, embora a partir de segunda-feira passem a existir condições específicas de acesso ao trabalho definidas pela ministra da Saúde e da Administração Interna.

Mariana Vieira da Silva diz que medidas duram 14 dias porque é o tempo de incubação da doença, e por isso em Odemira continua a apostar-se em isolar, testar e realojar quando é preciso, mas os números – mesmo que mais baixos – ainda não estão abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes.

Contudo, por haver uma “forte melhoria”, o Governo decidiu que as pessoas podem entrar nas duas freguesias para trabalhar.

Em relação à situação dos migrantes, sublinha que “não podemos permitir que continuem estas condições”.

“Temos de ir procurando soluções alternativas, primeiro temporárias e depois definitivas. O Governo já o tinha aprovado em 2019” e precisa agora de corrigir a solução encontrada na altura, frisa.

Sobre a revisão da cerca sanitária nas freguesias, o Governo diz que procurou ter avaliação semanal para corresponder a tendências fortemente existentes ou abreviar tendências fortemente crescentes. “É possível que na próxima quinta-feira essa situação seja reavaliada, diz a ministra.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Partilha de publicação sobre recandidatura de Rui Moreira foi “erro de funcionária”

Autarquia portuense diz que publicação sobre recandidatura de Rui Moreira no site da Feira do Livro foi um erro já assumido por uma funcionária. Este domingo, o PSD-Porto acusou o independente Rui Moreira de “utilização de …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …