Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto.

A ministra de Estado e da Presidência acrescentou ainda que quatro concelhos mantêm-se onde estão: Carregal do Sal, as duas freguesias de Odemira, Paredes e Resende.

Por outro lado, Mariana Vieira da Silva frisou que “temos quatro concelhos que na semana passada encontravam-se aquém do nível de desconfinamento e agora se aproximam do resto do país, sendo eles Miranda do Douro, Portimão, Aljezur e Valongo“.

Foi ainda clarificado que 23 concelhos ficam agora em estado de alerta, sendo eles: Alpiarça, Alvaiázere, Arganil, Beja, Castelo de Paiva, Coruche, Fafe, Golegã, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Lagos, Lamego, Melgaço, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Santa Comba Dão, Tábua, Vidigueira, Vale de Cambra.

Saem desta situação: Alijó, Batalha, Boticas, Cabeceiras de Baixo, Celorico de Basto (é o único que sai de alerta para pior), Cinfães, Peso da Régua, Póvoa de Lanhoso, Tabuaço, Vila Real de Santo António.

A governante apresentou ainda os níveis de incidência e do Rt e falou em sinais de “uma pandemia controlada”.

“O que podemos verificar é que em dois meses os números de incidência reduziram-se para metade, passando de 118.49 para 59 por 100 mil habitantes a 14 dias. É um sinal de uma pandemia controlada, pese embora a existência de surtos em alguns locais”, que a ministra avisa que é preciso controlar.

Quanto ao Rt, o país está na zona verde da matriz de risco, “confortavelmente abaixo de 1”, apesar das oscilações do último mês. “São essas as condições que determinam que a grande maioria do país possa avançar no desconfinamento”, indicou.

Segundo a ministra, a alteração de regras sanitárias para pessoas vacinadas só será ponderada no final de maio. “Essas decisões partem de um trabalho técnico”.

Questionada sobre a possibilidade de para a semana existir um campeão nacional de futebol e eventuais regras para festejos na rua, a ministra da Presidência do Conselho de Ministros remete para a “interação entre o Ministério da Administração Interna e organizações diversas para a organização dos vários eventos, desde logo 13 de maio”.

“As regras serão definidas em função dessa necessidade”, disse a ministra sobre esses festejos.

Sobre o acesso às praias, Mariana Vieira da Silva diz que as regras serão semelhantes às do ano passado, apenas com pequenas alterações nas regras de práticas desportivas.

Situação de Odemira

As duas freguesias de Odemira (São Teotónio e Longueira – Almograve) vão manter a cerca sanitária, embora a partir de segunda-feira passem a existir condições específicas de acesso ao trabalho definidas pela ministra da Saúde e da Administração Interna.

Mariana Vieira da Silva diz que medidas duram 14 dias porque é o tempo de incubação da doença, e por isso em Odemira continua a apostar-se em isolar, testar e realojar quando é preciso, mas os números – mesmo que mais baixos – ainda não estão abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes.

Contudo, por haver uma “forte melhoria”, o Governo decidiu que as pessoas podem entrar nas duas freguesias para trabalhar.

Em relação à situação dos migrantes, sublinha que “não podemos permitir que continuem estas condições”.

“Temos de ir procurando soluções alternativas, primeiro temporárias e depois definitivas. O Governo já o tinha aprovado em 2019” e precisa agora de corrigir a solução encontrada na altura, frisa.

Sobre a revisão da cerca sanitária nas freguesias, o Governo diz que procurou ter avaliação semanal para corresponder a tendências fortemente existentes ou abreviar tendências fortemente crescentes. “É possível que na próxima quinta-feira essa situação seja reavaliada, diz a ministra.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …