Buscas em hospitais privados por suspeitas de concertação de preços na ADSE

Estão a ser realizadas buscas em nove entidades privadas do sector da saúde, da grande Lisboa, do Porto e do Algarve. A Autoridade da Concorrência (AdC) suspeita de concertação de preços nos acordos com a ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos.

Uma fonte da AdC adianta, em declarações à Lusa, a realização das buscas em nove entidades, mas escusa-se a revelar as razões das diligências ou os nomes dos envolvidos.

A SIC Notícias apurou que estão em causa os hospitais da Luz, Lusíadas e CUF, e que há suspeitas de cartel nos acordos com a ADSE.

A ADSE tem estado no centro da atenção mediática e política nos últimos meses. Em Fevereiro passado, a José de Mello Saúde (que gere os hospitais CUF) e o Grupo Luz Saúde anunciaram que iam suspender os acordos com a ADSE, devido ao desagrado pela forma como são regularizados os pagamentos por parte do Estado. O grupo Lusíadas acabou por fazer o mesmo anúncio. Essas suspensões não se confirmaram depois de negociações com o Governo.

As suspeitas que originaram as buscas agora anunciadas prendem-se com a “coincidência de datas” entre “o momento em que as três entidades anunciaram que iam cessar os acordos com a ADSE e, depois, aquele em que anunciaram que os iam retomar”, como apurou o Observador. A “proximidade no tempo” das decisões dos diferentes grupos levantou suspeitas da “possibilidade de concertação entre as empresas”, para “pressionar” a ADSE, acrescenta a publicação.

A AdC limita-se a notar que estão em causa suspeitas de “práticas anti-concorrenciais lesivas da liberdade de escolha do consumidor“, conforme nota enviada à TSF.

A Divisão de Investigação Criminal da PSP também está a colaborar na investigação.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Biden prepara-se para reconhecer massacre arménio como genocídio

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, está a preparar-se para reconhecer formalmente os massacres arménios do início do século 20 como genocídio, cumprindo assim uma promessa que fez durante a sua campanha, decisão …

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …