Buscas ao Benfica motivadas por novas provas que aumentam “suspeitas” de corrupção

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

A juíza que autorizou as buscas ao Benfica e a responsáveis do clube da Luz, no âmbito do chamado caso dos emails, suporta a sua decisão na recolha de “novos elementos” de prova que “adensam as suspeitas” de corrupção.

Estes dados são avançados pela revista Sábado que teve acesso ao mandado de buscas, assinado por uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, que se realizaram a 19 de Outubro, nas instalações do Benfica e nas casas de Luís Filipe Vieira, presidente do clube, e de Pedro Guerra, ex-director de conteúdos da Benfica TV, e de outros suspeitos do caso.

A publicação atesta que a juíza do TIC argumenta que havia “novos elementos probatórios”, recolhidos pela Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária, que “adensavam as suspeitas” de crimes de corrupção desportiva activa e passiva.

“Os factos sob investigação respeitam à suspeita da actuação de responsáveis do SLB-SAD, que, em conluio com personalidades do mundo do futebol e da arbitragem, procurarão exercer pressão e influência junto de responsáveis da arbitragem e outras estruturas de decisão do futebol nacional, tendo em vista influir na nomeação e classificação de árbitros nesse âmbito”, escreve a juíza no mandado, citada pela Sábado.

A decisão da juíza do TIC veio em sentido contrário a uma outra, tomada em Julho deste ano, inviabilizando a realização de buscas.

Entretanto, a revista aponta que teve acesso a “20GB de emails de responsáveis do Benfica, assim como do comentador Pedro Guerra”. Essas mensagens revelam, segundo a revista, “ligações directas entre dirigentes do SLB e pessoas ligadas às estruturas do futebol”, bem como “corridas de membros dos conselhos jurisdicionais a convites para o Estádio da Luz”.

O chamado caso dos emails foi despoletado pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, que, através do Porto Canal, denunciou um alegado esquema de corrupção da arbitragem a favor do Benfica.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Basta de cortinas de fumo. Trabalhe-se, investigue-se e mostrem resultados… Positivos ou negativos. Basta de palavreado que nada resolve. Só encobrem outros problemas, talvez próprios. Vê-se o argueiro nos olhos do vizinho e não se vê a trave nos próprios olhos.

  2. por um lado fazem buscas e levantam suspeitas….por outro nao impedem que o fcp continue a divulgar….. as provas !!!! que pelos vistos nao tem valor algum porque foram obtidas ilicitamente. a justiça em portugal continua assim, parece que ainda estamos no tempo dos famigerados obstrutores da justiça em funçoes nos mais altos cargos da justiça.
    lembrar que pinto monteiro foi pgr de 2006 a 2012. e noronha do nascimento mandou queimar as escutas a socrates.
    lamentavel,

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …