Buscas ao Benfica motivadas por novas provas que aumentam “suspeitas” de corrupção

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

A juíza que autorizou as buscas ao Benfica e a responsáveis do clube da Luz, no âmbito do chamado caso dos emails, suporta a sua decisão na recolha de “novos elementos” de prova que “adensam as suspeitas” de corrupção.

Estes dados são avançados pela revista Sábado que teve acesso ao mandado de buscas, assinado por uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, que se realizaram a 19 de Outubro, nas instalações do Benfica e nas casas de Luís Filipe Vieira, presidente do clube, e de Pedro Guerra, ex-director de conteúdos da Benfica TV, e de outros suspeitos do caso.

A publicação atesta que a juíza do TIC argumenta que havia “novos elementos probatórios”, recolhidos pela Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária, que “adensavam as suspeitas” de crimes de corrupção desportiva activa e passiva.

“Os factos sob investigação respeitam à suspeita da actuação de responsáveis do SLB-SAD, que, em conluio com personalidades do mundo do futebol e da arbitragem, procurarão exercer pressão e influência junto de responsáveis da arbitragem e outras estruturas de decisão do futebol nacional, tendo em vista influir na nomeação e classificação de árbitros nesse âmbito”, escreve a juíza no mandado, citada pela Sábado.

A decisão da juíza do TIC veio em sentido contrário a uma outra, tomada em Julho deste ano, inviabilizando a realização de buscas.

Entretanto, a revista aponta que teve acesso a “20GB de emails de responsáveis do Benfica, assim como do comentador Pedro Guerra”. Essas mensagens revelam, segundo a revista, “ligações directas entre dirigentes do SLB e pessoas ligadas às estruturas do futebol”, bem como “corridas de membros dos conselhos jurisdicionais a convites para o Estádio da Luz”.

O chamado caso dos emails foi despoletado pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, que, através do Porto Canal, denunciou um alegado esquema de corrupção da arbitragem a favor do Benfica.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Basta de cortinas de fumo. Trabalhe-se, investigue-se e mostrem resultados… Positivos ou negativos. Basta de palavreado que nada resolve. Só encobrem outros problemas, talvez próprios. Vê-se o argueiro nos olhos do vizinho e não se vê a trave nos próprios olhos.

  2. por um lado fazem buscas e levantam suspeitas….por outro nao impedem que o fcp continue a divulgar….. as provas !!!! que pelos vistos nao tem valor algum porque foram obtidas ilicitamente. a justiça em portugal continua assim, parece que ainda estamos no tempo dos famigerados obstrutores da justiça em funçoes nos mais altos cargos da justiça.
    lembrar que pinto monteiro foi pgr de 2006 a 2012. e noronha do nascimento mandou queimar as escutas a socrates.
    lamentavel,

RESPONDER

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …