Buscas ao Benfica motivadas por novas provas que aumentam “suspeitas” de corrupção

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

A juíza que autorizou as buscas ao Benfica e a responsáveis do clube da Luz, no âmbito do chamado caso dos emails, suporta a sua decisão na recolha de “novos elementos” de prova que “adensam as suspeitas” de corrupção.

Estes dados são avançados pela revista Sábado que teve acesso ao mandado de buscas, assinado por uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, que se realizaram a 19 de Outubro, nas instalações do Benfica e nas casas de Luís Filipe Vieira, presidente do clube, e de Pedro Guerra, ex-director de conteúdos da Benfica TV, e de outros suspeitos do caso.

A publicação atesta que a juíza do TIC argumenta que havia “novos elementos probatórios”, recolhidos pela Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária, que “adensavam as suspeitas” de crimes de corrupção desportiva activa e passiva.

“Os factos sob investigação respeitam à suspeita da actuação de responsáveis do SLB-SAD, que, em conluio com personalidades do mundo do futebol e da arbitragem, procurarão exercer pressão e influência junto de responsáveis da arbitragem e outras estruturas de decisão do futebol nacional, tendo em vista influir na nomeação e classificação de árbitros nesse âmbito”, escreve a juíza no mandado, citada pela Sábado.

A decisão da juíza do TIC veio em sentido contrário a uma outra, tomada em Julho deste ano, inviabilizando a realização de buscas.

Entretanto, a revista aponta que teve acesso a “20GB de emails de responsáveis do Benfica, assim como do comentador Pedro Guerra”. Essas mensagens revelam, segundo a revista, “ligações directas entre dirigentes do SLB e pessoas ligadas às estruturas do futebol”, bem como “corridas de membros dos conselhos jurisdicionais a convites para o Estádio da Luz”.

O chamado caso dos emails foi despoletado pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, que, através do Porto Canal, denunciou um alegado esquema de corrupção da arbitragem a favor do Benfica.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Basta de cortinas de fumo. Trabalhe-se, investigue-se e mostrem resultados… Positivos ou negativos. Basta de palavreado que nada resolve. Só encobrem outros problemas, talvez próprios. Vê-se o argueiro nos olhos do vizinho e não se vê a trave nos próprios olhos.

  2. por um lado fazem buscas e levantam suspeitas….por outro nao impedem que o fcp continue a divulgar….. as provas !!!! que pelos vistos nao tem valor algum porque foram obtidas ilicitamente. a justiça em portugal continua assim, parece que ainda estamos no tempo dos famigerados obstrutores da justiça em funçoes nos mais altos cargos da justiça.
    lembrar que pinto monteiro foi pgr de 2006 a 2012. e noronha do nascimento mandou queimar as escutas a socrates.
    lamentavel,

RESPONDER

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …

Exército do Canadá quer saia da farda mais curta para atrair mulheres

Para aumentar o alistamento de mulheres, o exército do Canadá está a considerar fazer alterações à farda, encurtando as saias, e referir-se às medalhas como "bling", palavra em inglês usada para se referir acessórios caros …