Alguns buracos negros podem conter “miniuniversos fractais”

NASA Goddard

O astrofísico Paul Sutter explorou as implicações em torno de um tipo hipotético de buraco negro que poderia conter um “universo fractal” que quebraria todas as leis da Física.

Num artigo publicado no Live Science, o astrofísico Paul Sutter escreveu que se trataria de um miniuniverso fractal, “que se repetiria infinitamente de escalas grandes a pequenas”. “É absolutamente impossível descrever como seria atravessar uma paisagem destas, mas seria muito estranho de certeza”, acrescentou.

O artigo científico, que está disponível no arXiv, centra-se nos “buracos negros anti-de Sitter“, que são um tipo exótico de buraco negro, eletricamente carregado, que ainda não teve a sua existência confirmada.

De acordo com Sutter, os cientistas descobriram que as regiões mais internas de um buraco negro supercondutor podem apresentar um universo em expansão em miniatura grotesca, “um lugar onde o espaço se pode esticar e deformar em taxas e direções diferentes”.

Os autores do artigo científico ainda não conseguem dar uma resposta sobre o que aconteceria no caso de a densidade do buraco negro se tornar infinita. Segundo Sutter, o resultado seria um visual alucinogénio.

Apesar de este tipo de buraco negro não passar da teoria, os cientistas continuam interessados em explorá-lo e em mergulhar nos seus fundamentos matemáticos, de modo a perceber novas relações e implicações nas teorias físicas – e eventuais consequências no mundo real.

Um dos motivos que leva os investigadores a querer explorar este assunto é que os buracos negros carregados têm muitas semelhanças com os buracos negros em rotação – no entanto, os buracos negros carregados são matematicamente mais simples de lidar.

Além disso, os físicos descobriram que quando esses buracos negros se tornam relativamente frios, criam uma “névoa” de campos quânticos em torno das suas superfícies. Essa névoa adere à superfície, puxada para dentro pela gravidade do próprio buraco negro, mas empurrada para fora pela repulsão elétrica do mesmo buraco.

Uma névoa de campos quânticos numa superfície também é conhecida como supercondutor e, como sabemos, os supercondutores têm aplicações no mundo real.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nao preciso ser cientista para dizer que buraco negro nao aparece do nada… quando aparece e porque a energia presente o provocou ‘e como tornado que aparece e desaparece…apareceu porque houve difrensa de cargas eletricas que o provocou….ponto…
    Buraco negro so aparece quando condicoes quimicas e eletrica o provocam, essas condicoes envolve nuvem muito grande de energia, massa.. resto sao funsao da massa que espalha massa de forma radial e no centro so capta o nucleos da materia que la passa, libertando energia sob a forma de calor, luz no centro forca axial…

    o que acontece no buraco… nao ‘e nada de buraco corpo esferico com tamanho da proporsao de nucleos e materia que por la passa… forca do buraco depende da massa na sua visinhanca… resto ‘e conversa fiada…

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …