Alguns buracos negros podem conter “miniuniversos fractais”

NASA Goddard

O astrofísico Paul Sutter explorou as implicações em torno de um tipo hipotético de buraco negro que poderia conter um “universo fractal” que quebraria todas as leis da Física.

Num artigo publicado no Live Science, o astrofísico Paul Sutter escreveu que se trataria de um miniuniverso fractal, “que se repetiria infinitamente de escalas grandes a pequenas”. “É absolutamente impossível descrever como seria atravessar uma paisagem destas, mas seria muito estranho de certeza”, acrescentou.

O artigo científico, que está disponível no arXiv, centra-se nos “buracos negros anti-de Sitter“, que são um tipo exótico de buraco negro, eletricamente carregado, que ainda não teve a sua existência confirmada.

De acordo com Sutter, os cientistas descobriram que as regiões mais internas de um buraco negro supercondutor podem apresentar um universo em expansão em miniatura grotesca, “um lugar onde o espaço se pode esticar e deformar em taxas e direções diferentes”.

Os autores do artigo científico ainda não conseguem dar uma resposta sobre o que aconteceria no caso de a densidade do buraco negro se tornar infinita. Segundo Sutter, o resultado seria um visual alucinogénio.

Apesar de este tipo de buraco negro não passar da teoria, os cientistas continuam interessados em explorá-lo e em mergulhar nos seus fundamentos matemáticos, de modo a perceber novas relações e implicações nas teorias físicas – e eventuais consequências no mundo real.

Um dos motivos que leva os investigadores a querer explorar este assunto é que os buracos negros carregados têm muitas semelhanças com os buracos negros em rotação – no entanto, os buracos negros carregados são matematicamente mais simples de lidar.

Além disso, os físicos descobriram que quando esses buracos negros se tornam relativamente frios, criam uma “névoa” de campos quânticos em torno das suas superfícies. Essa névoa adere à superfície, puxada para dentro pela gravidade do próprio buraco negro, mas empurrada para fora pela repulsão elétrica do mesmo buraco.

Uma névoa de campos quânticos numa superfície também é conhecida como supercondutor e, como sabemos, os supercondutores têm aplicações no mundo real.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nao preciso ser cientista para dizer que buraco negro nao aparece do nada… quando aparece e porque a energia presente o provocou ‘e como tornado que aparece e desaparece…apareceu porque houve difrensa de cargas eletricas que o provocou….ponto…
    Buraco negro so aparece quando condicoes quimicas e eletrica o provocam, essas condicoes envolve nuvem muito grande de energia, massa.. resto sao funsao da massa que espalha massa de forma radial e no centro so capta o nucleos da materia que la passa, libertando energia sob a forma de calor, luz no centro forca axial…

    o que acontece no buraco… nao ‘e nada de buraco corpo esferico com tamanho da proporsao de nucleos e materia que por la passa… forca do buraco depende da massa na sua visinhanca… resto ‘e conversa fiada…

RESPONDER

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …

Marta Temido antevê dias complicados e alta pressão sobre o SNS (e admite novas medidas)

A ministra da Saúde disse que se vive "um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa" e que "os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o …

O maior navio de guerra americano disparou o seu primeiro míssil

O maior navio de guerra norte-americano, o USS Zumwalt, disparou pela primeira vez um míssil. O projétil disparado intercetou com sucesso o alvo de teste. Em 2015, o maior e mais futurista contratorpedeiro da Marinha norte-americana …

Republicanos no Senado preparam-se para um possível "mundo pós-Trump"

Enquanto os republicanos enfrentam um eleição que pode trazer más notícias para o Presidente e o seu partido, alguns começam a se distanciar de Donald Trump, ao mesmo tempo que tentam não atrair a sua …

Dez curiosidades sobre o asteróide Bennu

A primeira missão da NASA a enviar uma amostra de um asteroide antigo chegou ao seu alvo, o asteroide Bennu, no dia 3 de dezembro de 2018. Esta missão, OSIRIS-REX (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith …