Fim da mudança de hora. No inverno, o Sol vai nascer às 9h

European Parliament / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

A Comissão Europeia vai propor o fim da mudança de hora, depois de essa ter sido a vontade expressa por uma grande maioria dos europeus na consulta pública lançada este verão, anunciou o presidente do executivo comunitário.

“Milhões de cidadãos disseram que não querem continuar a alterar o relógio. A Comissão Europeia vai fazer o que eles dizem. Seguir-se-á proposta legislativa”, anunciou Jean Claude Juncker, através da conta de uma das suas porta-vozes no Twitter.

Em declarações à estação televisiva alemã ZDF, Juncker acrescentou que “quando se consulta os cidadãos sobre algo, convém de seguida fazer aquilo que eles desejam“.

A consulta pública online sobre a mudança de hora, lançada pela Comissão Europeia em julho e concluída em 16 de agosto, teve uma participação recorde na União Europeia, com mais de 4,6 milhões de contributos.

Uma maioria “muito clara” de 84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança de hora, de acordo com resultados preliminares hoje divulgados pela CE.

As disposições atuais relativas à hora de verão na UE exigem que os relógios sejam alterados duas vezes por ano, para ter em conta a evolução dos padrões de luz do dia e tirar partido da luz do dia disponível num dado período.

Atualmente, todos os países-membros mudam para a hora de Verão no último domingo de março e mudam para a hora de Inverno no último domingo de outubro, de modo a manter uma harmonização do horário em todo o espaço da União Europeia.

Em declarações à TSF, Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, considera que acabar com a mudança de hora vai tornar o inverno mais difícil para os portugueses.

“O sol vai nascer por volta das 09h00. Esse é o preço que vamos pagar”, afirma. “Toda a movimentação de massa que existe de deslocação para os empregos e para as escolas é feita ainda com estrelas no céu. Ou seja, às 07h00/07h30, o corpo não está naturalmente a querer acordar. As pessoas irão conduzir para o trânsito ainda meio adormecidas, as crianças entram na escola e não dá para começar a fazer aprendizagem porque o corpo ainda quer repouso”, destaca.

Embora seja “tradição” na Europa e nos EUA, esta prática não é feita na Ásia ou em África. Aliás, esta nem sequer é a primeira vez que a UE faz inquéritos sobre o tema. Em 2014, a maioria dos países dizia estar satisfeita com o sistema atual.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor norte-americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. A sua ideia não foi bem recebida nem pelo Governo do seu país, nem pelo da França, onde Franklin publicou um artigo sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.

O que é certo é que os supostos benefícios frequentemente apontados para a mudança de hora, como a poupança energética, benefícios de saúde, ou até mesmo segurança de circulação nas estradas, são dados como inconclusivos pela própria Comissão, havendo até quem diga que a mudança de hora está literalmente a matar-nos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

90 COMENTÁRIOS

  1. Discordo em absoluto com esta medida, em relação à qual espero que haja o bom senso de se questionar os efeito psicológicos, em particular para o os países do sul da Europa, na crianças ao terem de se levantar de noite para irem para a Escola. E atenção que há muitas escolas que iniciam as aulas às 8h da manhã.
    Claro que para o Nórdicos está tudo bem. Esses estão habituados a levantarem-se de noite no inverno, mas não se pode colocar a mesma bitola me todos. Somos todos diferente e todos iguais!

      • Está mais que certo,er5a uma enorme parvoíce manter-se tal hábito, que só serve os preguiçosos. toda a vida ,cá como noutros pises as pessoas sempres funcionaram de acordo com a hora natural, sem problemas. cá já tivemos a experiencia e ninguém morreu por isso. Não faz qualquer sentido desperdiçar-se a luz natural e depois trabalhar uma hora mais tarde agastar energia elétrica.

    • Em primeiro lugar, discordas de uma medida que desconheces, o que parece estranho.

      Em segundo, a noticia esta incompleta ou incorrecta, o correto seria dizer que “A Comissão Europeia vai propor o fim da hora de verão” em vez de “o fim da mudança de hora”, mas isso estragava o cabeçalho.

      Em terceiro lugar, acho incrível os comentários do Rui Agostinho (diretor do Observatório Astronómico de Lisboa), porque no inverno fica tudo igual !!!
      Este senhor com o cargo que ocupa, tem de saber que DST (Daylight Saving Time) se aplica no verão e não no inverno, ou ele é estupido, ou simplesmente quer atenção. De qualquer das formas, o correcto seria demitir-se porque mostra um total desfasamento da realidade que o rodeia.

      Finalmente em quarto lugar, e em resposta ao teu comentário, não deixas de ter horário de inverno, que na realidade horário de inverno não existe. No inverno os relógios de Portugal estão em GMT (Greenwich Mean Time – com base na linha de meridiano principal usado para dividir o planeta), é no verão que se aplica mais uma hora, ou “daylight saving time” passando a GMT +1 (no resto da europa central CET +1).

      Assim no inverno vais continuar a ter o amanhecer á mesma hora, ou seja os pequenotes continuam a acordar exactamente á mesma hora e com o amanhecer, no verão vai escurecer um pouco mais cedo (1 hora). o que vai ser uma chatice porque so vais ter sol de praia ate as 8 da noite e ás 9 da noite (repara que se chama 9 da noite e não da tarde) vai estar (imaginasse) de noite.

      Espero que tenhas ficado mais elucidado, agora se quiseres continuar a discordar, tens todo o direito de o fazer, mas não uses as crianças como arma de arremesso, podes ser simplesmente do contra (é um direito).

        • Essa é a dúvida. Ficamos todo o ano com a hora de inverno, ou com a atual hora de verão.
          Em nenhuma das noticias lidas isso é óbvio…

        • Não, não é, e já estou informado desde fevereiro quando foi feita a proposta aí questionário.
          O que vai acabar é o horário de verão.

      • Nao sabia que iam encurtar o dia durante a parte da noite no verão!.. as 9 ja vai ser noite?!.. passei de ate me parecer bem a achar uma aberração, a maior parte da população aproveita esse fim de tarde para fazer alguma coisa no quintal ou jardim depois do trabalho!.. se for como dizes espero que nao va avante em Portugal pelo bem de todos!..

          • E eu dei a minha opinião!.. para mim ficava sempre a hora de verão como para muitos milhares!.. se nao estas bem.. e em vez de andares a chamar nomes as pessoas.. deita te a afogar debaixo de um carro de mato!.. sabes que para ter um jardim ou quintal é preciso dinheiro para o comprar!.. deves morar num retângulo de cimento e todo feliz!.. a ouvir o barulho do vizinhos!..

            • Sabes que não é a hora, que controla a quantidade de luz solar, mas sim ao contrário certo?
              Portanto qual é o benefício de NO INVERNO teres o horário de verão? O que ganhas com isso?
              Achas que é melhor o sol nascer às 9 e por-se às 18h, com o meio-dia solar às 13:30?
              Tenho a certeza que tratas do jardim todo entre as 17 e as 18! Não sei porque não o podes fazer a outra hora.
              Vai aprender algo: http://dateandtime.info/pt/citysunrisesunset.php?id=2267057&month=12&year=2018

              Dia 21 de Dezembro é o dia solar mais pequeno do ano, independentemente da hora que estiver.

          • Pacovio és tu que nao respeitas quem tem um quintal e de la tira fruta,hortaliças e muita coisa mais,poupando e sendo coisas de casa,ainda sabem melhor.

      • Obrigado por ter esclarecido que a mudança afeta apenas o Verão.
        Estranho é que nem a comunicação social nem os doutores da ciência souberam explicar o que era a mudança e quando se verificava.
        PARABÉNS contínua. …

    • mais vale ir para a escola a contar com o dia que nasce logo
      passado meia hora que sair da escola cansado e já noite desde as 17 horas

    • Quando eu ia para a escola acordava às 7h no Inverno, ainda era de noite…
      Ao menos assim quando se sai do trabalho ainda há luz, para se fazer algumas coisitas mais em casa.

    • No tempo do cavaco estivemos temporariamente com a hora igual a espanha…
      Quase tivemos sol da meia-noite no verão. Foi tão giro que foi abolido.
      Mas o que ime nteressa aqui é como se afirma de menos de 5 imlhões (em 500) se pronunciaram, e que portantexe, a maioria da população da europa quer coisa e tal. Deve ser o famoso 1 por cento novamente.

  2. Pois, finalmente!
    O dia pode começar mais tarde, mas aproveitaremos de um modo geral mais horas de luz e já não será noite antes das 17H, isso sim completamente anti-natural, considerando que poucas pessoas estão na cama antes das 22H.

    • FINALMENTE! Podes crer!
      E podemo-nos dar por felizes de ter ainda boas horas de sol no inverno, fazendo o dia parecer bem mais longo!
      Os países nórdicos, o dia tem praticamente apenas 3 a 4 horas de “sol” no inverno… aos que maldizem, pensem nisso.

    • Sim, e levantamo-nos de noite e a ter de acordar com luz artificial…. é óptimo! É cá uma economia! Em lugar de acordamos já com alguma luz natural…que seria o mais natural!

      Apenas alguns cidadãos foram consultados, mas como o que rege é sempre a ditadura da idiotice, siga! Uma pessoa adapta-se, tal como se adapta a outras idiotices!

    • Sim, e assim também poderemos trabalhar até mais tarde. Entretanto, acordamos com noite escura e habituamo-nos ao dia com luz artificial.

  3. “O sol vai nascer por volta das 09h00. Esse é o preço que vamos pagar” Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.
    Esse ignorante ou vive na Lapónia ou deve acordar todos os dias às 11 e não sabe a que horas nasce o dia porque não pega ao trabalho às 5 ou 6 da manhã.
    Achava piada se o sr se preocupasse com as pessoas que fazem turnos e andam sempre com o sono trocado, isso sim é um problema preocupante.
    Por isso mantenham para sempre a hora de Verão, bem haja a esta ideia.
    Obrigado Jean Claude Juncker

    • Esse a quem você chama de “ignorante” é apenas um Professor Auxiliar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, lecciona cursos das Licenciaturas em Física e do Mestrado em Astronomia & Astrofísica, é coordenador Científico do Centro de Astronomia & Astrofísica da Universidade de Lisboa e Sub-Director do Observatório Astronómico de Lisboa. Realmente a ignorância é tremenda…!!!

      • Olhe, lá por ter esses estudos e cargos todos, não quer dizer que não seja ignorante noutras coisas da vida!
        Havemos de aprender até morrer meu caro.

      • O que é ainda mais surpreende o nível de estupidez que ele mostra com os comentários que fez.
        A europa propõe acabar com o DST, ou seja hora de verão, assim no inverno fica tudo na mesma.

        Ele podia ate ser o homem mais inteligente ao cimo da terra, mas como disse o MPT, mostra uma total ignoracia (ou seja é ignorante) sobre a realidade. Pessoalmente, depois do seus comentários, ponho em causa se ele esta apto para todos os cargos que ocupa. (aceitando tudo o que a ZAP transcreveu como o que ele disse dentro do contexto)

  4. Acabando o horário de verão os relógios vão ficar sempre na hora de inverno. O que quer dizer que no inverno continuará na mesma como agora.
    A diferença é que no verão amanhecerá às 5h00 e anoitecerá às 20h.

    • Não será assim. Simplesmente não se muda a hora no Inverno: amanhece às 9h e anoitece às 18h; no Verão mantém-se tudo como está: amanhece às 6h30 e anoitece às 21h30.
      Há 2 vantagens nisto: os automobilistas não são encadeados pela luz do sol às 7h30 quando vão para o trabalho; acaba-se o anoitecer às 17h, que era deprimente no Inverno.

  5. Esta opinião está completamente errada..
    O que vai acabar é a hora de verão, não a de inverno. No inverno fai ficar tal e qual como está agora, de verão é que vai amanhecer mais cedo e anoitecer mais cedo (já que não adiantamos os relógios no fim de Março)

  6. Viva. Este artigo está completamente errado..
    Não sei se foi o jornalista que se enganou, ou se o erro foi da fonte da notícia, o que é bem mais grave

    O que vai acabar é a hora de verão, não a de inverno. No inverno fai ficar tal e qual como está agora, de verão é que vai amanhecer mais cedo e anoitecer mais cedo (já que não adiantamos os relógios no fim de Março)

      • A hora de inverno será exactamente a mesma, pois esta é a “original”, por assim dizer. A hora que foi originalmente alterada foi a de Verão, pelo sistema Daylight Saving Time – adiantar a hora de Verão. Se não mexessem na hora de Verão, se essa mudança acontecer, esse ano teria menos 1h e isso nunca pode acontecer, daí se alterar o relógio duas vezes ao ano.
        As palavras de Rui Agostinho é que demonstram que o senhor se baralhou um bocado.
        Eu também acho um absurdo eliminar o DST, e penso que se por implementado, não durará muitos anos.

      • O próximo verão nunca ficará exatamente como está agora caro Até que enfim. Olhe pense lá bem! Provavelmente terá mais calor e menos humidade e consequentemente muito mais incêndios como é normal dessa época do ano. E nada disso depende da hora. Mas o futuro nunca será como o passado embora, a um leigo, o possa parecer. Pense melhor!

  7. …finalmente !!! e que não viesse logo um intelectual da coisa (diretor do Observatório Astronómico de Lisboa) “amandar” palpites !!! fica a ideia de que só de manhã é que há problemas !!! então e as criancinhas que saem da Escola, já de noite não sofrem ?? e sair dos empregos às 16.30/17.00h já de noite, não traumatiza ninguém ??? se fossem todos dar banho ao cão !!! já para não falar no 15 dias ou 3 semanas de adaptação nas refeições !!! estou farto de intelectuais da coisa…

  8. Eu apoio a hora de Verão para o ano inteiro.
    Mas se porventura a UE decidir ficar a hora de Inverno o ano inteiro, podem sempre mudar-nos o fuso horário de GMT para +1h

  9. Tenho 59 anos de idade e não me recordo em momento algum que o dia, no período de Inverno, tenha nascido às 9:00 ou perto desta hora.
    Consultando o documento com o nome Nascimento e Ocaso do Sol (para a cidade de Lisboa, há para outras cidades) publicado no sítio do Observatório Astronómico de Lisboa (oal.ul.pt), que é a instituição responsável pela hora legal e concomitantemente pelo estudo e publicação destes documentos, o nascer do Sol no período de Inverno, nunca acontece após as 7:55. Consultando o documento idêntico para a cidade do Porto, nunca o Sol nasce depois das 8:01.
    O(s) documento(s) apenas referem que as horas indicadas são provenientes da Hora Legal. Como não refere a data da publicação, nem indica a mudança da hora… fica a dúvida quanto ao facto de serem horas UTC ou UTC+1.

    • Parabéns! Ainda bem que alguém sabe que o tempo de Greenwich acabou há muito tempo e passou a UTC acabando com a publicidade aos ingleses! E ainda bem que alguém sabe escrever os instantes temporais (09:00 em vez de 09h de acordo com a ISO8601). Estamos na era atómica…e o tempo tem de estar perto desta realidade. Tempos políticos….e jornalistas que deveriam saber escrever de acordo com o SI e com a ISO8601 pois são realidades de escrita adotadas oficialmente no mundo civilizado que permitem a harmonia e entendimento social.

      • Estou pasmado com tanta regurgitância pseudo-intelectualoide de trazer por casa. Eu escrevo 9h sempre que bem me apetecer e quero mais é que as ISO vão passear. As ISO’s são uma treta. E a sua implementação e certificaçãqo uma autêntica vergonha.

      • Não sei se o caríssimos sabe, mas o GMT não acabou, apesar de o UTC ser idêntico, o UTC foi criado bem mais tarde para satisfazer outras necessidades.

        O GMT está relacionado com a linha de meridiano 0 que divide o planeta.
        O time zone está ele relacionado com meridianos sendo que o GMT é o 0, para deixar de fazer publicidade a Greenwich town, deveria primeiro mudar o nome do meridiano.
        Quanto aos ISO são criados para facilitar comunicação universal e Informatica, desde á muito tempo que se usa 09:00 ou 0900 nos vários ramos militares a nível universal, muito antes de criar os ISO e as definições 24H, sendo que muitos países ainda usam am/pm

        • Tanta coisa para demonstrar que nem escrever sabe… como o senhor refere, e mal, “á” muito tempo que descobrimos que quem não sabe escrever tende a esquecer-se dos “h’s”

          • Obrigado pelo reparo, na realidade o meu português não é dos melhores, mas pelo menos eu expliquei o porquê de o sr. não estar correcto, perante isso não precisa de agradecer pela lição, e já agora “you are welcome”.

    • Nunca viu o sol a nascer às 09:00:00? Isso é porque nunca teve a hora de verão todo o ano. Se somar 1h ao GMT/UTC o ano todo, o sol passa a nascer às 9h no Inverno.
      Vá consultar:
      http://dateandtime.info/pt/citysunrisesunset.php?id=2267057&month=12&year=2018
      Acho fantástico pessoas a dizerem que o horário de verão é melhor, e que portanto é uma melhor alternativa para como horário para o Inverno. Mas nunca tiveram, no inverno esse horário.
      Se querem ter exposição solar 12 h por dia o ano inteiro, mudem-se para um país do equador. Mudar a hora, não muda a latitude nem longitude de Portugal.

  10. Que agressividade, que horror! Cada um tem a sua opinião, para isso existem votações! Não vale a pena “comerem-se” uns aos outros. Vence a maioria e pronto!

    • Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada
      Por mim era horário de inverno todo o ano e não se discute mais.

    • Excepto quando a maioria é analfabeta e não sabe fazer uma simples pesquisa no Google. E vota sem saber o que está a votar. Porque “acha”, “pensa”, ou “sente”. A ciência não quer saber de sentimentos. E a lógica não quer saber do que você acha.
      Por isso é que o Brexit deu a confusão que deu. Porque a “maioria” segue o que lhe dizem em vez de pensar por si. E só depois dos resultados sairem é que vão pesquisar sobre a decisão que já tomaram.
      Lá porque vê um post no facebook a dizer que as vacinas causam autismo não quer dizer que seja verdade.
      E é esta a situação atual da maioria dos países “desenvolvidos”: um cambada de analfabetos que aceita toda e qualquer lavagem cerebral. E depois queixam-se das DECISÕES QUE TOMARAM. Aprendam a ter mais responsabilidade quando tomarem uma decisão.

  11. Parece-me que alguns dos comentários, aqui postados, revelam uma interpretação incorrecta da notícia que diz o seguinte; “A Comissão Europeia vai propor o fim da mudança de hora” Ora se esta proposta for aceite iremos continuar sempre com a hora que temos agora, que é o horário de verão e não haverá mais atraso da hora em Outubro para horário de Inverno o que, na minha modesta opinião, seria excelente.

      • Ora bem se a medida for aprovada em novembro, ficamos com hora de inverno.

        Sinceramente, informe-se, a medida visa acabar com o DST, está bem claro com a proposta, infelizmente a notícia é feita em volta de um comentário estupido de alguém que devia ter mais conhecimento e não com base na proposta da EU

    • a mudança da hora só se dá em Março em Outubro é a reposição do horário normal como explica mais acima o comentador “Paulo L 31 Agosto, 2018 at 16:29”, ora se a Comissão Europeia vai propor o fim da mudança de hora, vai acabar a hora de verão.

  12. Em nenhuma frase da noticia se diz se ficamos com a hora de verão ou de inverno. Mas vamos ficar com uma delas…

  13. Sendo ainda humanos não faz nem nunca fez qualquer sentido a mudança de hora. Apenas serve para alterar o biorritmo e obrigar o corpo, que não é uma maquina, a mudanças bruscas no biorritmo.
    Os nossos antepassados nunca tiveram sujeitos a mudança de hora e assim viviam harmoniosamente com o relogio natural. Este passo dado pela comissão europeia é um passo humanista e respeita a natureza biologica do homem. Com toda a naturalidae e convicção acabem com este artificialismo. MUDANÇA DE HORA NUNCA MAIS.

  14. Acabo por não saber qual a hora prevista para vigorar, se a de Verão se a de Inverno, para mim sou contra a mudança de hora desde que prevaleça a de Inverno em definitivo.

    • Ó Vasco… é uma questão de ler. Agora… expor aqui toda a sua ignorância e total falta de vontade de fazer uma pequena pesquisa no google?!!!!!

  15. A maior parte das pessoas que comentam não compreendem a realidade que abordam. A questão da mudança horária é uma questão fulcral. Pessoalmente estou habituado a levantar-me a uma dada hora e a primeira coisa que faço é dirigir-me à cagadeira para expor os meus sentimentos matinais. E faço este ritual sempre à mesma hora, isto é, independentemente da hora convencionada. Logo, o que me estão agora a dizer é que terei de fazer a cagada matinal ainda de noite profunda durante o inverno. E isso não é bonito. Até porque para realizar esta primeira missão diária tenho de percorrer cerca de 20 metros até ao estabelecimento de banho que se situa no exterior da minha mansão. Nunca pela manhã posso usufruir das belíssimas instalações sanitárias interiores devido ao perigo de gaseamento dos restantes membros da família. Agora alguém me explique como é que em pleno inverno, aqui na Guarda, vou percorrer 20 metros debaixo e um frio cortante e de uma total ausência de luz para alcançar o trono?
    O problema de Bruxelas é que desconhece os rituais e hábitos dos povos da união. Este meu ritual deveria ser valorizado e inclusivamente reconhecimento como património mundial da humanidade – a peregrinação matinal ao trono!
    E ainda tenho outro problema: quem é que vai explicar ao bolinhas que é o seu dono que se está a dirigir para o cumprimento da primeira tarefa diária? O cão está como o dono, já não vai para novo e vê mal! Corro o risco de uma serra da estrela com 60 kgs me ferre! Podemos estar perante uma hipotética tragédia. É isto que a união europeia não consegue abranger. À distância de Bruxelas esquece-se do Bolinhas, da peregrinação ao trono, enfim, de todas as tradições dos povos que têm horas para serem cumpridas.

  16. Pois, ao que parece, daquilo que li noutras fontes (esta notícia, como muitas outras, não é diretamente esclarecedora do horário que se propõe manter), o horário que é para manter é do de verão.
    Eu concordo plenamente com o horário de verão durante todo o ano e só não compreendo como o mesmo não foi adotado há mais tempo. É que não consigo mesmo compreender o benefício de andar grande parte do ano a sair do trabalho já noite escura e estar imenso tempo sem ver o sol antes ir para a cama!!!

    Lembro-me que lá para 1995 (mais coisa menos coisa) tivemos um ano em que vigorou sempre o horário de verão. Andava eu na escola e adorei! Deixou de anoitecer a meio da tarde e deixei de sair da escola já noite avançada…

    Vá lá que a CE ainda vai fazendo umas coisas uteis. Nós por cá estamos mais entretidos em discutir o nome do cartão de cidadão, a por cães e gatos à pancada dentro de restaurantes e a agradar a sindicatos à custa do bem estar da esmagadora maioria da população…

    • Se calhar porque o DST não aumenta as horas de exposição solar. Portugal está entre GMT0 e GMT-1 (vá confirmar onde passa o meriadiano 0). Logo não faz sentido forçar o meridiano para ser o GMT+1, pois vai ficar desfasado da exposição solar natural.

  17. Estou de acordo com fim mudança de hora, quem diz o contrario nao passam de preguisoços que nao querem levantar o rabo cedo da cama. Muito mal acostumados

  18. Concordo que não se mude a hora as crianças já se levantam de noite agora para ir para a escola porque as crianças que vivem nas cidades e vão de transporte levantam-se muito cedo todo o ano e depois como se não bastasse também andam de noite quando chegam da escola o que acontece agora com a mudança da hora é que de manhã vamos de dia e no final do dia regressamos de noite e no final do dia é mais perigoso andar na rua por muitos motivos,a nossa hora em Portugal não está ajustada porque de 1992 a 1996 não houve mudança de hora e era bom era a hora de sol que temos hoje 1 de setembro de 2018, esta era a nossa hora de inverno,cada vez que agora mudam para a hora de inverno estragam-nos o dia,os entendidos que façam as contas e vejam que tenho razão eu sempre reclamei essa hora por isso eu não concordo com a mudança da hora, eu quero esta hora de hoje para todo o ano.

  19. A notícia é mal dada e serve para assustar as pessoas.
    Se mantiverem sempre a hora de Inverno (aquela que tem somente uma diferença de 37 minutos para a hora solar), os meninos vão para a escola com sol, como já hoje vão no inverno, e no Verão com os dias bem grandes ninguém fica prejudicado, nem de manhã, nem ao entardecer.
    Esperemos que o governo tenha a inteligência para escolher o horário de inverno.

  20. Não estou sequer a perceber a confusão gerada pela medida… considero fácil resolver a questão das pessoas levantarem-se com ou sem sol… basta que as empresas e escolas adaptem os horários… durante anos comecei a trabalhar (por conveniência da entidade patronal) as 09.30. basta que todos queiramos entrar a essa hora e a coisa muda. Não andamos sempre a apregoar os benefícios da flexibilidade? e so usar essa mesma flexibilidade nessa questão

  21. Pois penso que seria benefico nao haver mudanca. Mas depois de ler tanto comentario já estou a prever que no caso de nao mudar hora em 2019 estaremos a descutir, pagar ou nao pagar horas extraordinárias noturnas aos meninos que saem de noite de casa e comecam a trabalhar antes do sol nascer escuro

  22. Car###0! Tanta gente preocupada. Quando deviam ter respondido ao questionário ninguém se mexeu. É mesmo à tuga. A decisão foi feita com base no questionário. Estás com fome tivesses comido a sopa.

  23. É cada bisnaga aqui a dar comentários, até mete dó.

    A hora será para ficar GMT+0, ou seja em greenwhich pois a linha atravessa Inglaterra e Portugal.
    Esta sim é a correcta e deveria ficar para sempre assim, não precisamos de hora de verão, isso sim nunca fez sentido e ainda bem que acaba.

    Só tenho pena que este “Referendo” não tenha sido divulgado em Portugal, alias tenho dúvidas que tenha acontecido algum tipo de questionario em Portugal, excepto o secretário/a (e a familia do mesmo) desse departamento/ministério que recebeu a informação da EU, uma coisa destas era para ser divulgada em noticia na TV (admito que me tenha passado ao lado).

    Resumindo, no dia 28-10-2018 quando for para atrasar o relógio 1:00h no inicio da madrugada, passa a ficar sempre dessa forma não havendo alterações, até aparecer mais algum inteligente na EU a dizer que vai alterar (é bom estar na EU, mas cada pais devia ser autonomo e não ser um cãozinho de rabo entre as pernas às ordens de quem pouco sabe o que é vida e só faz o que os grupos económicos que lhes financiam as campanhas definem).

  24. Levantem-se às 7 da manhã e reparem que a hora já mudou, sozinha! às 20 horas, olhem lá para fora e vejam como a hora já mudou, sozinha!
    Quando chegar Março, olhem novamente, que às mesmas horas, vão mudar novamente, sozinhas! porquê contrariar a Natureza? assim sendo, sabemos que em Setembro, o Inverno se aproxima! e em Março sabemos que o Verão se aproxima! porque não vale a pena contar 4 estações, porque a Natureza também já se fartou!!!
    O Sr. Juncker tem razão, há um horário de Verão e de Inverno na mesma, sem ser preciso mudá-lo! que dá uma trabalheira dos diabos, para as empresas, para os bombeiros para as fábricas…
    E protestam todos por causa de acordarem 1 hora mais cedo?
    Os quatro patas, assim, escusam de estar a acordar os vizinhos todos, para irem à rua! porque para eles a hora é a mesma.

  25. acho piada a alguns comentarios
    esta mudança de hora começou em 1915/1916 por causa da 1*ª guerra mundial. era para se poupar carvao para o aquecimento e para a luz.
    como é que vivam antes destas alteraçoes? vivia-se bem sem problemas nas horas.
    hoje em dia ja nao faz sentido visto que a nossa luz vem de outras origens, os aquecimento vem de outros lados.
    esta medida so foi aplicada na europa.
    o que fizeram foi uma consulta popular se concordavam (nao foi cada pais dar a sua opiniao) ou nao acabar com estas mudanças da hora, nao disseram qual o horario se ia ficar (verao ou inverno)
    mas antes de bruxelas dizer alguma coisa ja andam “macaquinhos no sotao” de algumas pessoas
    ha uns anos os entendidos deram uma opiniao sobre as horas, diviam essa hora pelos meses e todos os meses adiantavam-se/atrasavam-se os relogios e quando chegasse a altura, ja estava tudo regular. nao sei o que disseram as cabecinhas pensadoras na altura sobre isso.
    por mim, escolhe-se um horario e mantem-se para sempre

  26. Ainda bem. Mas tenho uma dúvida. Não será que ás 07h ainda é de noite. Eu costumo acordar ás 07H30m, mas sem a mudança da hora vou ter que me habituar. Acordamos de noite, vou para as aulas ás 08H30, quando podia acordar ás 08:00/08:10. Mas é vida. Há sempre contra-tempos que não contamos e que não estamos á espera. Até concordo porque assim quem tiver daqueles telemóveis ou relógios que em termos de mudança de hora os donos não tem trabalho ao mudarem.

  27. Não fazia ideia da tão grande quantidade de gente que comemorou a passagem do século e do milénio às zero horas do dia 1 de janeiro de 2000…
    Qual é o santo padroeiro dos estúpidos e ignorantes?

    • “Acho isto uma parvoíce e uma asneira…”
      Pois… e o que dizer do teu “brilhante” comentário?!
      Será que nem o inicio da noticia foste capaz de ler, antes de “mandares as tuas postas de pescada”?
      “A Comissão Europeia vai propor o fim da mudança de hora.”
      Comissão Europeia, já ouviste falar? Sabes o que é?
      Tu, com essa inteligência toda é que dificilmente vais “sair da “sepa” torta”!…
      É mesmo caso para dizer: “o ignorante é pouco tolerante”!

  28. Pois pois! É pena que há pessoas que vão nessa do “…o Sol vai nascer às 9h…” Vamos por isso em linhas certas:
    1: Só vai parar a hora extra do verão, ou seja, a hora do inverno fica como está. GMT em Portugal e uma hora avançada no resto do EU.
    2: As horas de nascer e por do Sol vão ser iguais do que está agora durante o inverno, ou seja 7.51 e 5.18.
    3: A única diferença vai ser durante o verão. Agora, como está, no dia 21 de Junho, o Sol nasce mais ou menos por a volta das 6.12 e desce às 21.05 em Lisboa. Se as horas param de ser mudadas isso será 5.12 e 20.05!
    Ninguém falou neste paragem de hora do verão que o Portugal vão ter o mesmo fuso horário do reste de EU pois não!!! LOL

  29. Mantem-se UTC, é isso? Ou mantem-se UTC+1? Ou aqui o sr Ciática Reserva pretende que, além de não se mexer mais nos relógios, Portugal passe a ter sempre UTC+1, hora de Inverno lá na terra dele, ou UTC+2, hora de verão lá na terra dele? É que uma vez o Reino Unido fora do baralho, somos os únicos a alinhar geográficamente com Greenwich, ou seja, passamos a ser os únicos desfazados aqui da magnifica “união” encabeçada por este excelso senhor. A notícia não é explícita e o comentario que a acompanha também não, uma vez que parte do pressuposto que Portugal não só não manterá UTC no Inverno, como nem sequer UTC+1, inverno no resto da Europa Ocidental, mas pior ainda, UTC+2, Verão no resto da Europa…

  30. O mais engraçado é o menino da TSF e a desculpa que arranjou, então e quem tem de dormir de dia e trabalha a noite também vai a dormir trabalhar? Também tem efeitos “psicológicos”? Cambada de ridículos, mais vale a pessoa ir de noite e vir de dia para casa, qualquer pessoa vai sentir-se mais motivada do que chegar a aquele dia e ter de se estar a habituar ao novo horário. Coitados é dos que sofrem de insónia, esses sim sofrem psicologicamente seja entrar ao trabalho de dia ou noite.

  31. Hello? Tá tudo grosso ou quê? Se a hora não mudar, o sol vai nascer às 9? Então se a hora mudar, o sol nasce às 8, certo? Engraçado, a hora sempre mudou e não me lembro de ver o sol nascer às 8…..
    A hora não deve mudar, e os argumentos dos que estão contra são idiotas. A hora não mudando, alguém já falou na poupança de energia que isso significa? Muito superior à que aconteceria de manhã se a hora mudasse. Tem algum jeito durante a “hora de inverno” acender as luzes às 5 da tarde? Acordem porra!

  32. Só se aplica em 2019, este ano ainda iremos ter horário de Inverno. No próximo ano cabe ao governo de cada país escolher qual o horário que quer: Verão ou Inverno. Após essa escolha, já não haverá volta a dar.

RESPONDER

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …