European Parliament / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia
A Comissão Europeia vai propor o fim da mudança de hora, depois de essa ter sido a vontade expressa por uma grande maioria dos europeus na consulta pública lançada este verão, anunciou o presidente do executivo comunitário.
“Milhões de cidadãos disseram que não querem continuar a alterar o relógio. A Comissão Europeia vai fazer o que eles dizem. Seguir-se-á proposta legislativa”, anunciou Jean Claude Juncker, através da conta de uma das suas porta-vozes no Twitter.
Em declarações à estação televisiva alemã ZDF, Juncker acrescentou que “quando se consulta os cidadãos sobre algo, convém de seguida fazer aquilo que eles desejam“.
A consulta pública online sobre a mudança de hora, lançada pela Comissão Europeia em julho e concluída em 16 de agosto, teve uma participação recorde na União Europeia, com mais de 4,6 milhões de contributos.
Uma maioria “muito clara” de 84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança de hora, de acordo com resultados preliminares hoje divulgados pela CE.
As disposições atuais relativas à hora de verão na UE exigem que os relógios sejam alterados duas vezes por ano, para ter em conta a evolução dos padrões de luz do dia e tirar partido da luz do dia disponível num dado período.
Atualmente, todos os países-membros mudam para a hora de Verão no último domingo de março e mudam para a hora de Inverno no último domingo de outubro, de modo a manter uma harmonização do horário em todo o espaço da União Europeia.
Em declarações à TSF, Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, considera que acabar com a mudança de hora vai tornar o inverno mais difícil para os portugueses.
“O sol vai nascer por volta das 09h00. Esse é o preço que vamos pagar”, afirma. “Toda a movimentação de massa que existe de deslocação para os empregos e para as escolas é feita ainda com estrelas no céu. Ou seja, às 07h00/07h30, o corpo não está naturalmente a querer acordar. As pessoas irão conduzir para o trânsito ainda meio adormecidas, as crianças entram na escola e não dá para começar a fazer aprendizagem porque o corpo ainda quer repouso”, destaca.
Embora seja “tradição” na Europa e nos EUA, esta prática não é feita na Ásia ou em África. Aliás, esta nem sequer é a primeira vez que a UE faz inquéritos sobre o tema. Em 2014, a maioria dos países dizia estar satisfeita com o sistema atual.
A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor norte-americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. A sua ideia não foi bem recebida nem pelo Governo do seu país, nem pelo da França, onde Franklin publicou um artigo sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.
O que é certo é que os supostos benefícios frequentemente apontados para a mudança de hora, como a poupança energética, benefícios de saúde, ou até mesmo segurança de circulação nas estradas, são dados como inconclusivos pela própria Comissão, havendo até quem diga que a mudança de hora está literalmente a matar-nos.
ZAP // Lusa
Não fazia ideia da tão grande quantidade de gente que comemorou a passagem do século e do milénio às zero horas do dia 1 de janeiro de 2000…
Qual é o santo padroeiro dos estúpidos e ignorantes?
Acho isto uma parvoíce e uma asneira a hora esta muito bem como está ando sempre com mudanças no país até metem nojo falado em português por isso que o nosso país nunca sai da sepa torta
“Acho isto uma parvoíce e uma asneira…”
Pois… e o que dizer do teu “brilhante” comentário?!
Será que nem o inicio da noticia foste capaz de ler, antes de “mandares as tuas postas de pescada”?
“A Comissão Europeia vai propor o fim da mudança de hora.”
Comissão Europeia, já ouviste falar? Sabes o que é?
Tu, com essa inteligência toda é que dificilmente vais “sair da “sepa” torta”!…
É mesmo caso para dizer: “o ignorante é pouco tolerante”!
Pois pois! É pena que há pessoas que vão nessa do “…o Sol vai nascer às 9h…” Vamos por isso em linhas certas:
1: Só vai parar a hora extra do verão, ou seja, a hora do inverno fica como está. GMT em Portugal e uma hora avançada no resto do EU.
2: As horas de nascer e por do Sol vão ser iguais do que está agora durante o inverno, ou seja 7.51 e 5.18.
3: A única diferença vai ser durante o verão. Agora, como está, no dia 21 de Junho, o Sol nasce mais ou menos por a volta das 6.12 e desce às 21.05 em Lisboa. Se as horas param de ser mudadas isso será 5.12 e 20.05!
Ninguém falou neste paragem de hora do verão que o Portugal vão ter o mesmo fuso horário do reste de EU pois não!!! LOL
Mantem-se UTC, é isso? Ou mantem-se UTC+1? Ou aqui o sr Ciática Reserva pretende que, além de não se mexer mais nos relógios, Portugal passe a ter sempre UTC+1, hora de Inverno lá na terra dele, ou UTC+2, hora de verão lá na terra dele? É que uma vez o Reino Unido fora do baralho, somos os únicos a alinhar geográficamente com Greenwich, ou seja, passamos a ser os únicos desfazados aqui da magnifica “união” encabeçada por este excelso senhor. A notícia não é explícita e o comentario que a acompanha também não, uma vez que parte do pressuposto que Portugal não só não manterá UTC no Inverno, como nem sequer UTC+1, inverno no resto da Europa Ocidental, mas pior ainda, UTC+2, Verão no resto da Europa…
O mais engraçado é o menino da TSF e a desculpa que arranjou, então e quem tem de dormir de dia e trabalha a noite também vai a dormir trabalhar? Também tem efeitos “psicológicos”? Cambada de ridículos, mais vale a pessoa ir de noite e vir de dia para casa, qualquer pessoa vai sentir-se mais motivada do que chegar a aquele dia e ter de se estar a habituar ao novo horário. Coitados é dos que sofrem de insónia, esses sim sofrem psicologicamente seja entrar ao trabalho de dia ou noite.
Hello? Tá tudo grosso ou quê? Se a hora não mudar, o sol vai nascer às 9? Então se a hora mudar, o sol nasce às 8, certo? Engraçado, a hora sempre mudou e não me lembro de ver o sol nascer às 8…..
A hora não deve mudar, e os argumentos dos que estão contra são idiotas. A hora não mudando, alguém já falou na poupança de energia que isso significa? Muito superior à que aconteceria de manhã se a hora mudasse. Tem algum jeito durante a “hora de inverno” acender as luzes às 5 da tarde? Acordem porra!
mas qual a hora que. acaba: a de verão ou a de inverno? Onde está explicito?
Só se aplica em 2019, este ano ainda iremos ter horário de Inverno. No próximo ano cabe ao governo de cada país escolher qual o horário que quer: Verão ou Inverno. Após essa escolha, já não haverá volta a dar.
Mas qual poupança de energia ??? Tão se vamos ter que acender a luz de manhã porque é de noite tão se a hora não mudar não temos a mesma que acender a luz à tarde porque fica noite mais cedo ?? Tá tudo burro ou quê
É isso mesmo que tenho vindo a dizer…. Mas ninguém percebe, com honrosas excepções!
Esta notícia refere, erradamente, que 84% dos europeus votou a favor do “fim da mudança de hora. Tal não corresponde à verdade pois, dos 4,6 milhões de votantes, apenas 84%, isto é, 3,8 milhões votaram a favor do fim da mudança de hora. Assim é que está correcto e faz toda a diferença.
Ora considerando que a população da União Europeia era, em 2017, composta por 512,1 milhões de indivíduos, facilmente se conclui que o número de cidadãos europeus que votou a favor do fim da mudança de hora corresponde APENAS a 0,75% da população da União Europeia.
A pergunta que se impõe é saber se um número tão insignificante de votantes pode decidir seja o que for em nome de todos.
Por outro lado não faz sentido mudar algo que está em vigor com base num inquérito de opinião. Assim a continuar qualquer dia deixamos de votar e a eleição de deputados passa a ser feita através de inquéritos deste tipo…
Os senhores jornalistas têm a obrigação de aprofundar os assuntos para serem capazes de os explicar correctamente aos seus leitores.
Será que o meu comentário vai demorar muito a ser publicado?
mudança de hora NUNCA MAIS, queremos sempre a hora de verão. De manha pode ainda não haver sol mas quem quer apanhar sol tem o dia todo para o fazer, levantamos á mesma hora e ainda saímos do trabalho com sol. So traz benefícios para a saúde e para a família que tem mais tempo para passar juntos ao fim da tarde. QUEREMOS QUE ACABE PARA SEMPRE A MUDANÇA DE HORA. FALAM EM POUPAR ENERGIA POIS SE GASTAM DE MANHA POUPAM A TARDE.
Sou a favor de manter apenas um horário todo o ano. Sou enfermeira trabalho por turnos e vejo -me constantemente numa mudança que a minha profissão assim exige e faço-o porque gosto,mas podendo dar o meu contributo para mudar algo que me aflije que é a mudança horária 2x ao ano…participei no inquérito e faço parte dos 83% que deu a sua opinião, agora só aguardo que haja uma decisão. É óbvio que com o efeito de translação que o nosso planeta tem ao longo do ano a volta do sol o tempo de luz solar será diferente mas…Todos têm direito a ter opinião, e todos tiveram oportunidade de a expressar.
Segundo outras notícias que abordam o mesmo tema, a UE pretende deixar a cada país a responsabilidade de decisão sobre qual dos horários manter.
Partindo desse pressuposto, há pelo menos 2 soluções óbvias:
– Fazer um estudo sobre qual o horário mais favorável a manter. Não será complicado perceber se há uma maior quantidade de pessoas a usufruir do nascer do sol às 5:10 (em vez das 6:10) no dia 21 de Junho ou do pôr do sol às 18:20 (em vez das 17:20) no 21 de Dezembro e aplicar o resultado do estudo na escolha da hora a manter. Os exemplos usados servem apenas para demonstrar os espectros opostos máximos da questão, obviamente.
– Permitir ao povo votar em qual o horário a manter.
Há anos que sei que a mudança da hora contribui para estados depressivos.
E fora o resto. Adaptar biologicamente o organismo 2x por ano… não me parece bem.
Portugal pode manter o horário de inverno para ter sol às 8 no inverno. No verão o sol vai aparecer mais cedo e deitar-se um pouco mais cedo, qual é o mal? Quem quer aproveitar mais o sol no verão acorda mais cedo!
Só quem é ignorante quer a mudança da hora.
Tudo que contrarie a natureza é mau para o organismo.
E a senhora recusa-se a tomar medicamentos, ou também é ignorante?
A prova desta questão dos horários ser tão pertinente é o facto de haver pessoas que andam com o relógio atrasado 2 anos! 😀