Bruxelas exige correção de 730 milhões. Costa recusa medidas adicionais

Rodrigo Gatinho / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, recusou esta quarta-feira que sejam necessárias “medidas adicionais” para cumprir o défice e manifestou-se convicto de que em julho a Comissão Europeia dará “um novo passo de aproximação” às previsões do Governo.

A Comissão Europeia exige que Portugal atinja um défice de 2,3% do PIB este ano, abaixo da estimativa de 2,7% que Bruxelas tem atualmente para as contas públicas portuguesas.

Esta diferença de quatro décimas do PIB implica que o Executivo adote medidas adicionais correspondentes a cerca de 730 milhões de euros, de acordo com as contas do Expresso.

“As previsões da Comissão têm estado em evolução, aliás positiva. Começaram em 3,4, já vão em 2,7, diz agora que temos de alcançar uma meta de 2,3. A nossa meta no Orçamento, com as medidas que já temos é de 2,2. Nós continuamos tranquilos sobre a forma como o Orçamento tem vindo a ser executado. Não encaramos a necessidade de medidas adicionais para alcançar o objetivo que nos propomos, quanto mais para alcançar um objetivo menos ambicioso”, afirmou António Costa.

Na recomendação a Portugal divulgada esta tarde, a Comissão escreve que a meta de 2,3% “é consistente com uma melhoria do saldo estrutural de 0,25% do PIB em 2016”.

O chefe de Governo disse estar convicto de “que se tudo continuar a correr normalmente” na economia e na execução orçamental, em julho a Comissão estará “a dar um novo passo de aproximação” às previsões do executivo português.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A fanfarronice de Costa mais medidas disparatadas como reposição de feriados e 35 horas para os senhores funcionários públicos, ainda nos vai sair muito caro. Não há volta a dar, o rumo anterior de consolidação económica e financeira de Passos Coelho é que estava certo.

  2. O Sr Costa pode começar corrigindo as avultadas reformas douradas e os gerentes das empresas estatais com salarios milionarios e acabar de vez com instituiçoes e fundaçoes ligadas aos ex-partidarios e muitos funcionarios publicos como os da CP que teem vencimentos para alem do imaginario publico

  3. A Comissão Europeia EXIGE?!…
    Muito bom!…
    E eu “exijo” que esses parasitas incompetentes da CE deixem de receber milhões por um “trabalho” completamente “oco” e sem qualquer resultado positivo, e comecem a fazer alguma coisa pelos europeus (invés de os xularem a custo de NADA)!!

RESPONDER

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …