Brisa em “lista negra” das privatizações americanas

foto: taberandrew / flickr

foto: taberandrew / flickr

A concessão da exploração das auto-estradas de Denver a um consórcio liderado pela Brisa é um dos contratos visados no relatório “Out of Control”, da ONG americana “In The Public Interest“, que entre outros casos revela que na Virgínia os contribuintes têm que pagar se fizerem vaquinhas e em Chicago há multas por aumentar os passeios.

O relatório, publicado no início deste mês com o título ‘Fora de Controlo: O Guia Completo dos Falhanços na Concessão de Serviços Públicos a Empresas Privadas” (tradução livre), aborda vários casos do que a organização considera serem experiências falhadas de várias cidades e estados americanos que recentemente concessionaram ou privatizaram serviços públicos em diversos sectores.

Entre os casos em destaque no relatório, que está acessível para download aqui, consta (pág. 13) o do contrato que a cidade de Denver, no Colorado, estabeleceu em 2008 com um consórcio liderado pela Brisa Auto-Estradas, ao abrigo do qual a empresa portuguesa detém o direito de exploração das portagens da Northwest Parkway durante 99 anos.

De acordo com a organização, o consórcio impediu recentemente que se fizessem melhorias numa estrada local sem custos, alegando cláusulas do contrato de concessão ao abrigo das quais “não poderiam ser feitas melhorias em estradas públicas que pudessem prejudicar financeiramente a Northwest Parkway ao fornecer uma alternativa grátis aos condutores, diminuindo em consequência a receita das portagens”.

Segundo o relatório, o contrato inclui especificamente uma secção que estabelece que a construção pelo estado de infra-estruturas de transporte “concorrentes da auto-estrada” dariam direito ao pagamento de indemnizações ao concessionário das portagens.

O relatório conclui que ainda que nos próximos 90 anos as necessidades de transporte, hábitos, e padrões de viagem dos cidadãos de Denver venham a mudar radicalmente, o estado americano não pode efectuar “melhorias em estradas públicas concorrentes da auto-estrada” – pelo menos, sem indemnizar a Brisa pela ‘perda de receitas’.

 

Contratos e concessões fora de controlo

‘Out of Control’ parece ser um nome apropriado para um relatório de 23 páginas que entre outros casos dá a conhecer algumas situações tão ou mais peculiares que a da Brisa. Alguns exemplos:

– No estado do Indiana, as portagens foram abertas durante o estado de emergência decretado por causa das inundações de 2008. A concessionária das auto-estradas facturou aos contribuintes o ‘prejuízo’ e recebeu 325.000 euros pela ‘receita perdida’.

– A empresa contratada para gravar as reuniões públicas da câmara de uma cidade do Novo México recusou-se a divulgar ao público as gravações por serem ‘propriedade privada’.

– 65% dos contratos de concessão dos serviços prisionais estabelecem que as cidades e os estados se comprometam com ‘quotas mínimas de prisioneiros’ forçando o estado a manter as prisões ‘rentáveis’.

– Na Virginia, os contribuintes pagam uma indemnização a uma concessionária australiana de portagens se “demasiados condutores fizerem vaquinhas”

O caso que o relatório classifica de “Outsourcing Negligente – Prova A” é o da cidade de Chicago, que assinou em 2009 um contrato com um consórcio apoiado pela Morgan Stanley para a exploração, durante 75 anos, do seus 36.000 parquímetros. O negócio rendeu à cidade 1.2 biliões de dólares. Mas os condutores de Chicago irão pagar, durante esses 75 anos, pelo menos 11,6 biliões de dólares para estacionar na cidade.

Após a assinatura do contrato, o consórcio aumentou dramaticamente o preço do estacionamento e passou a cobrar aos fins de semana. Os comerciantes atribuem ao custo do estacionamento a quebra do negócio desde 2009. Os residentes consideram que estacionar na baixa é proibitivo.

O contrato prevê ainda indemnizações ao concessionário por qualquer “acção que possa ter uma consequência material adversa nas receitas de estacionamento” – por exemplo, construir faixas para bicicletas ou aumentar os passeios, porque tais medidas “competem com os parquímetros” e diminuem as receitas do concessionário.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …