O Brexit é irreversível (e já tem data e hora marcadas)

Olivier Hoslet / EPA

A primeira-ministra britânica, Theresa May, com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker

Foi promulgada, esta terça-feira, a Lei de saída do Reino Unido da União Europeia, o que torna irreversível o processo do Brexit. A lei determina que essa saída vai acontecer dentro de 276 dias, a 29 de Março de 2019.

A lei que oficializa a saída da União Europeia (UE) revoga a lei de adesão do Reino Unido à Comunidade Europeia em 1973, e transfere as normas europeias para o direito britânico, facilitando assim o chamado Brexit.

O texto final foi aprovado, na semana passada, pelo Parlamento britânico, após mais de 250 horas de debate na Câmara dos Comuns e na Câmara dos Lordes.

Deputados e lordes ainda sugeriram algumas alterações contrárias às posições do Governo, mas a quase totalidade da versão inicial do texto prevaleceu. A promulgação pela rainha Isabel II que agora ocorre é a etapa final do processo legislativo.

Apesar disso, a primeira-ministra Theresa May teve que aceitar um compromisso, oferecendo um “voto relevante” ao Parlamento sobre o acordo final para o ‘Brexit’ a ser negociado com Bruxelas, o que implica que os deputados serão consultados antes de o acordo ser ratificado.

Os deputados terão também oportunidade de intervir no caso de se chegar a um cenário de “não acordo” até 21 de Janeiro de 2019, mas não poderão influenciar a estratégia de negociações, como alguns pretendiam.

Na Lei fica escrito que o ‘Brexit’ terá lugar às 23 horas de 29 de Março de 2019.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ja a banca e empresas começaram a retirada do reino unido ,nao explicaram isso aos votantes na altura ! o pib deles vai perder quase 30 por cento,nos 5 anos posteriores a saida , vao levar com aumentos de impostos e criar taxas disto e daquilo,claro que outros paises que vao receber as bancas e as empresas a fugir do reino unido,esses saem beneficiados,o cidadao ingles que vai pagar ainda mais ,esse vai perceber tarde de mais o grande erro

RESPONDER

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …