O Brexit é irreversível (e já tem data e hora marcadas)

Olivier Hoslet / EPA

A primeira-ministra britânica, Theresa May, com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker

Foi promulgada, esta terça-feira, a Lei de saída do Reino Unido da União Europeia, o que torna irreversível o processo do Brexit. A lei determina que essa saída vai acontecer dentro de 276 dias, a 29 de Março de 2019.

A lei que oficializa a saída da União Europeia (UE) revoga a lei de adesão do Reino Unido à Comunidade Europeia em 1973, e transfere as normas europeias para o direito britânico, facilitando assim o chamado Brexit.

O texto final foi aprovado, na semana passada, pelo Parlamento britânico, após mais de 250 horas de debate na Câmara dos Comuns e na Câmara dos Lordes.

Deputados e lordes ainda sugeriram algumas alterações contrárias às posições do Governo, mas a quase totalidade da versão inicial do texto prevaleceu. A promulgação pela rainha Isabel II que agora ocorre é a etapa final do processo legislativo.

Apesar disso, a primeira-ministra Theresa May teve que aceitar um compromisso, oferecendo um “voto relevante” ao Parlamento sobre o acordo final para o ‘Brexit’ a ser negociado com Bruxelas, o que implica que os deputados serão consultados antes de o acordo ser ratificado.

Os deputados terão também oportunidade de intervir no caso de se chegar a um cenário de “não acordo” até 21 de Janeiro de 2019, mas não poderão influenciar a estratégia de negociações, como alguns pretendiam.

Na Lei fica escrito que o ‘Brexit’ terá lugar às 23 horas de 29 de Março de 2019.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ja a banca e empresas começaram a retirada do reino unido ,nao explicaram isso aos votantes na altura ! o pib deles vai perder quase 30 por cento,nos 5 anos posteriores a saida , vao levar com aumentos de impostos e criar taxas disto e daquilo,claro que outros paises que vao receber as bancas e as empresas a fugir do reino unido,esses saem beneficiados,o cidadao ingles que vai pagar ainda mais ,esse vai perceber tarde de mais o grande erro

RESPONDER

MP bombardeou secretário de Estado com 46 perguntas sobre a EDP

O Ministério Público enviou 46 perguntas ao secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, para tentar perceber a natureza da relação deste com os fatos que estão a ser investigados no caso EDP. Correia Neves …

Fernando Santos anuncia convocados para a Liga das Nações

O selecionador Fernando Santos anunciou hoje a lista de convocados de Portugal para a fase final da Liga das Nações. João Félix é o destaque nos convocados. As escolhas de Fernando Santos foram reveladas na Cidade …

Notre Dame. Vento pode fazer desabar paredes

Notre Dame está altamente instável. Um perito da Universidade de Versalhes defende que o restauro tem de atender à estrutura geral da catedral gótica.  Notre Dame, na capital francesa, está altamente instável e ventos superiores a …

Boicote dos EUA à Huawei causa prejuízo às empresas americanas

Depois de os Estados Unidos terem proibido negociações com a Huawei, empresas americanas estão agora a sentir na pele as consequências da perda da firma chinesa como cliente. Os Estados Unidos concederam 90 dias às empresas …

Renda acessível pode pôr casas a 650 euros em Lisboa e 500 no Porto

Numa altura em que o mercado imobiliário está ao rubro, com os preços em máximos, as rendas estão em níveis cada vez mais incomportáveis para a maioria das famílias que poderão encontrar neste programa uma …

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o BE está perto do terceiro eurodeputado)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …