O Brexit é irreversível (e já tem data e hora marcadas)

Olivier Hoslet / EPA

A primeira-ministra britânica, Theresa May, com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker

Foi promulgada, esta terça-feira, a Lei de saída do Reino Unido da União Europeia, o que torna irreversível o processo do Brexit. A lei determina que essa saída vai acontecer dentro de 276 dias, a 29 de Março de 2019.

A lei que oficializa a saída da União Europeia (UE) revoga a lei de adesão do Reino Unido à Comunidade Europeia em 1973, e transfere as normas europeias para o direito britânico, facilitando assim o chamado Brexit.

O texto final foi aprovado, na semana passada, pelo Parlamento britânico, após mais de 250 horas de debate na Câmara dos Comuns e na Câmara dos Lordes.

Deputados e lordes ainda sugeriram algumas alterações contrárias às posições do Governo, mas a quase totalidade da versão inicial do texto prevaleceu. A promulgação pela rainha Isabel II que agora ocorre é a etapa final do processo legislativo.

Apesar disso, a primeira-ministra Theresa May teve que aceitar um compromisso, oferecendo um “voto relevante” ao Parlamento sobre o acordo final para o ‘Brexit’ a ser negociado com Bruxelas, o que implica que os deputados serão consultados antes de o acordo ser ratificado.

Os deputados terão também oportunidade de intervir no caso de se chegar a um cenário de “não acordo” até 21 de Janeiro de 2019, mas não poderão influenciar a estratégia de negociações, como alguns pretendiam.

Na Lei fica escrito que o ‘Brexit’ terá lugar às 23 horas de 29 de Março de 2019.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ja a banca e empresas começaram a retirada do reino unido ,nao explicaram isso aos votantes na altura ! o pib deles vai perder quase 30 por cento,nos 5 anos posteriores a saida , vao levar com aumentos de impostos e criar taxas disto e daquilo,claro que outros paises que vao receber as bancas e as empresas a fugir do reino unido,esses saem beneficiados,o cidadao ingles que vai pagar ainda mais ,esse vai perceber tarde de mais o grande erro

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …