Brasileiros fazem “panelaço” durante discurso de Dilma na televisão

ABr

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

A presidente brasileira Dilma Rousseff aproveitou o Dia da Mulher para fazer seu primeiro pronunciamento de 2015 na televisão, que foi abafado em diversas cidades por um “panelaço” dos cidadãos.

No discurso, a presidente afirmou que a crise pela qual o Brasil passa nem de longe se assemelha às crises anteriores, e que as novas medidas não vão parar o país.

Dilma pediu também paciência aos brasileiros e culpou a crise internacional e a seca que atinge o país pelos problemas atuais. “Estamos na segunda etapa do combate à mais grave crise internacional desde a grande depressão em 1929”, declarou.

Dilma Rousseff afirmou que as circunstâncias mudaram devido ao agravamento de alguns problemas no Brasil e em grande parte do mundo e completou: “Há ainda a coincidência de estarmos enfrentando a maior seca da nossa história, no Sudeste e no Nordeste.”

“Entre outros efeitos, sei que essa seca vem causando o aumento temporário nos custos da energia e de alguns alimentos. Você tem todo direito de se irritar e se preocupar”, reconheceu a governante.

Dilma também pediu “paciência e compreensão” aos brasileiros, afirmando que se trata de “problemas temporários“.

Panelaço

Já perto do fim do seu discurso, Dilma Rousseff tratou do assunto da Operação Lava-Jato, o escândalo de corrupção que envolve quadros da Petrobras e políticos brasileiros, afirmando que a “mão da Justiça vem-se fortalecendo”.

“É isso, por exemplo, que vem acontecendo na apuração ampla, livre e rigorosa nos episódios lamentáveis contra a Petrobras”, defendeu.

Enquanto o discurso de Dilma era transmitido, registaram-se “panelaços” em diversos bairros em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados.

Os moradores foram para as varandas dos prédios gritar frases de protestos contra a presidente e vídeos com registos do “panelaço” inundaram as redes sociais poucos minutos depois do pronunciamento.

No Facebook e no Twitter, os brasileiros também criticaram Dilma e opinaram sobre os protestos, que muitos consideraram inapropriados devido às ofensas à presidente, classificando-os de “manifestações de sacada” ou “ativismo gourmet.

Dividir esforços

Dilma Rousseff também aproveitou para explicar o porquê de o governo estar a fazer o que chamou de correções e ajustes na economia. “Absorvemos a carga negativa até onde podíamos e agora temos que dividir parte deste esforço com todos os setores da sociedade”, afirmou.

A presidente recordou que não é a primeira vez que o Brasil passa por esta situação, já que em 2003, no início do governo de Lula d aSilva, foi preciso tomar medidas de correção. “Depois tudo se normalizou e o Brasil cresceu como poucas vezes na história”, disse.

“São medidas para sanear as nossas contas e, assim, dar continuidade ao processo de crescimento com distribuição de renda, de modo mais seguro, mais rápido e mais sustentável. Você que é dona de casa ou pai de família sabe disso”, completou.

Lei do Feminicídio

A presidente também anunciou que iria sancionar, esta segunda-feira, a Lei do Feminicídio.

“Quero anunciar um novo passo no fortalecimento da justiça, em favor de nós, mulheres brasileiras. Vou sancionar, amanhã, a Lei do Feminicídio que transforma em crime hediondo o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou de discriminação de género.”

Segundo Dilma Rousseff, com a aprovação do diploma, o crime passará a ter penas mais duras. “A medida faz parte da política de tolerância zero em relação à violência contra a mulher brasileira”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …