Brasil e Croácia dão pontapé de saída na 20ª Copa do Mundo

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

-

A 20ª edição do Campeonato do Mundo de futebol arranca esta quinta-feira, com o confronto entre o anfitrião e pentacampeão Brasil e a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo, às 21h (horário de Portugal).

A equipa orientada por Luiz Felipe Scolari, que conta com o ex-portista Hulk e os ex-benfiquistas David Luiz e Ramirez, bem como a estrela Neymar Jr (FC Barcelona), vai bater-se num duelo sem grande história, pois houve apenas um anterior confronto direto em grandes competições – que os brasileiros venceram por 1-0 (golo de Kaká), no Mundial de 2006.

Descontando o empate a uma bola no amigável disputado no ano passado, o favoritismo recai no escrete canarinho, numa partida inaugural que se vai disputar num estádio ainda com obras de grande dimensão a decorrer na véspera.

A equipa da Croácia, dirigida por Niko Kovac, onde Luka Modric (Real Madrid) é o nome mais sonante, não pode contar com Danijel Pranjic (ex-Sporting), que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante uma partida de ensaio para a Copa brasileira.

O Mundial de futebol regressa ao Brasil após a edição de 1950, conquistada pelo Uruguai, que, no jogo decisivo, venceu o Brasil – que só precisava de empatar – por 2-1, selando aquele que ficou para a história como o “Maracanazo”, perante quase 200 mil adeptos.

O jogo de abertura desta quinta-feira será dirigido pelo árbitro Yuichi Nishimura, do Japão, e tem hora marcada para as 17h locais (21h em Lisboa).

Dentro do estádio, os adeptos devem estar atentos às diversas restrições impostas pela FIFA. Por exemplo, não é possível entrar nas arenas com tablets ou instrumentos que produzam som excessivo, como megafones, sirenes, vuvuzelas e a caxirola, o “instrumento oficial” do Mundial 2014.

A seleção portuguesa, que chegou ao Brasil na quarta-feira e só hoje cumpre o primeiro treino em Campinas, estreia-se na segunda-feira, frente à Alemanha, num Grupo G composto ainda por Estados Unidos e Gana.

O Mundial de 2014, que se realiza em 12 cidades brasileiras com 32 seleções, prolonga-se até 13 de julho.

Brasil pára para viver o Mundial

Cada cidade brasileira definiu um esquema próprio de feriados e horários de trabalho durante os dias de jogos. De acordo com a Lei Geral da Copa, os estados e municípios que sediarão os eventos podem declarar feriado ou tolerância de ponto facultativos nos dias das partidas. Há ainda cidades que optaram por simplesmente mudar o horário de trabalho em dias de jogos.

O Mundial altera também os calendários escolares. Em pelo menos sete das 12 cidades-sede, as férias do meio do ano – normalmente durante o mês de julho – foram antecipadas para junho, e os estudantes terão 30 dias para aproveitar.

Cerca de 3,7 milhões de turistas são esperados no Brasil durante o período do evento. A estimativa do Ministério do Turismo é que deixem em território brasileiro cerca de seis mil milhões de reais (cerca de dois mil milhões de euros).

Em termos de segurança, foram criados centros nacionais e regionais, numa operação de segurança que conta com 157 mil agentes de segurança pública e das Forças Armadas, além de políticas estrangeiros. Além de agentes dos 31 países que viajam para participar do Mundial, serão enviados polícias de mais 15 países convidados.

O Ministério da Saúde vai monitorizar situações de emergência pública registadas durante o Mundial através de um centro nacional de operações com base em Brasília. O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) foi ativado no dia 28 de maio e estará em funcionamento até 23 de julho. Nas cidades-sede, cerca de 10 mil profissionais de saúde da rede pública, capacitados pelo ministério, estarão em ação durante o Mundial.

ZAP / Futebol365 / Lusa / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …