Brasil e Croácia dão pontapé de saída na 20ª Copa do Mundo

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

-

A 20ª edição do Campeonato do Mundo de futebol arranca esta quinta-feira, com o confronto entre o anfitrião e pentacampeão Brasil e a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo, às 21h (horário de Portugal).

A equipa orientada por Luiz Felipe Scolari, que conta com o ex-portista Hulk e os ex-benfiquistas David Luiz e Ramirez, bem como a estrela Neymar Jr (FC Barcelona), vai bater-se num duelo sem grande história, pois houve apenas um anterior confronto direto em grandes competições – que os brasileiros venceram por 1-0 (golo de Kaká), no Mundial de 2006.

Descontando o empate a uma bola no amigável disputado no ano passado, o favoritismo recai no escrete canarinho, numa partida inaugural que se vai disputar num estádio ainda com obras de grande dimensão a decorrer na véspera.

A equipa da Croácia, dirigida por Niko Kovac, onde Luka Modric (Real Madrid) é o nome mais sonante, não pode contar com Danijel Pranjic (ex-Sporting), que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante uma partida de ensaio para a Copa brasileira.

O Mundial de futebol regressa ao Brasil após a edição de 1950, conquistada pelo Uruguai, que, no jogo decisivo, venceu o Brasil – que só precisava de empatar – por 2-1, selando aquele que ficou para a história como o “Maracanazo”, perante quase 200 mil adeptos.

O jogo de abertura desta quinta-feira será dirigido pelo árbitro Yuichi Nishimura, do Japão, e tem hora marcada para as 17h locais (21h em Lisboa).

Dentro do estádio, os adeptos devem estar atentos às diversas restrições impostas pela FIFA. Por exemplo, não é possível entrar nas arenas com tablets ou instrumentos que produzam som excessivo, como megafones, sirenes, vuvuzelas e a caxirola, o “instrumento oficial” do Mundial 2014.

A seleção portuguesa, que chegou ao Brasil na quarta-feira e só hoje cumpre o primeiro treino em Campinas, estreia-se na segunda-feira, frente à Alemanha, num Grupo G composto ainda por Estados Unidos e Gana.

O Mundial de 2014, que se realiza em 12 cidades brasileiras com 32 seleções, prolonga-se até 13 de julho.

Brasil pára para viver o Mundial

Cada cidade brasileira definiu um esquema próprio de feriados e horários de trabalho durante os dias de jogos. De acordo com a Lei Geral da Copa, os estados e municípios que sediarão os eventos podem declarar feriado ou tolerância de ponto facultativos nos dias das partidas. Há ainda cidades que optaram por simplesmente mudar o horário de trabalho em dias de jogos.

O Mundial altera também os calendários escolares. Em pelo menos sete das 12 cidades-sede, as férias do meio do ano – normalmente durante o mês de julho – foram antecipadas para junho, e os estudantes terão 30 dias para aproveitar.

Cerca de 3,7 milhões de turistas são esperados no Brasil durante o período do evento. A estimativa do Ministério do Turismo é que deixem em território brasileiro cerca de seis mil milhões de reais (cerca de dois mil milhões de euros).

Em termos de segurança, foram criados centros nacionais e regionais, numa operação de segurança que conta com 157 mil agentes de segurança pública e das Forças Armadas, além de políticas estrangeiros. Além de agentes dos 31 países que viajam para participar do Mundial, serão enviados polícias de mais 15 países convidados.

O Ministério da Saúde vai monitorizar situações de emergência pública registadas durante o Mundial através de um centro nacional de operações com base em Brasília. O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) foi ativado no dia 28 de maio e estará em funcionamento até 23 de julho. Nas cidades-sede, cerca de 10 mil profissionais de saúde da rede pública, capacitados pelo ministério, estarão em ação durante o Mundial.

ZAP / Futebol365 / Lusa / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …