/

Brasil: Dilma Rousseff vence e vai com Aécio Neves à segunda volta

saladeimprensadilma13 / Flickr

Sondagens à “boca das urnas” apontam Dilma Rousseff e Aécio Neves na segunda volta

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores) e o seu opositor Aécio Neves (Partido da Social Democracia Brasileira) vão confrontar-se na segunda volta das eleições presidenciais brasileiras.

A segunda volta das eleições presidenciais brasileiras serão disputadas por Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, e por Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira, com 41,6% e 33,6% dos votos, respetivamente.

O resultado mantém o PSDB como principal força de oposição ao PT de Rousseff, no Brasil, e deixa de fora a candidata Marina Silva, do Partido Socialista Brasileiro, que repetiu a performance de 2010, e ficou em terceiro lugar, com 21,3% dos votos.

Distantes dos três primeiros candidatos, a esquerdista Luciana Genro, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), somou 1,55% dos votos válidos, enquanto os demais registaram menos de 1% cada um.

Confirma-se assim a previsão da sondagem à boca das urnas do Ibope, que apontava como presentes na segunda volta Rousseff, candidata à reeleição, de centro-esquerda, e Neves, da centro-direita.

A previsão agora é de que tanto o Partido dos Trabalhadores (PT), de centro-esquerda, da Presidente Dilma Rousseff, quanto o centro-direita Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de Aécio Neves, tentem uma aproximação com Marina Silva, para cativar os seus votos.

Dilma à frente nas regiões mais pobres

Esta madrugada, com pouco mais de 90% das urnas apuradas, Dilma Rousseff vencia os concorrentes nas regiões Nordeste, com 59,6%, e Norte, com 50,5%.

Na Região Sul, Dilma tem 36,3%. No Sudeste, tem 32,4% e no Centro Oeste, 32,6% dos votos válidos.

No exterior, a candidata teve 18,6% dos votos.

Aécio Neves está na frente nas regiões Sudeste, com 39,4% dos votos válidos; Sul, com 47,2%; e no Centro-oeste, com 41%.

Aécio vence também no exterior, com 49% dos votos dos brasileiros que votaram em outros países. No Nordeste, o candidato teve 15,4% e no Norte, 28,3%.

Marina Silva não conseguiu ficar à frente dos concorrentes em nenhuma das regiões.

Teve 23,5% dos votos válidos no Sudeste, 12,8% no Sul, 22,9% no Nordeste, 23,6% no Centro-Oeste e 18% no Norte.

Brasileiros querem mudança

Em declarações após a divulgação dos resultados Marina Silva não se vinculou com nenhum dos candidatos, mas disse que os brasileiros “já deixaram claro” que querem mudanças.

A disputa entre PT e PSDB é uma constante no cenário da política brasileira, e irá repetir um duelo idêntico aos de 2002, 2006 e 2009.

Nas eleições deste domingo, 142,8 milhões de brasileiros foram chamados a votar para eleger o Presidente, os governadores dos 27 estados do país, um terço do Senado e os 513 deputados federais, assim como as câmaras regionais.

Entre os 27 estados brasileiros, 13 definiram seus governadores na primeira volta, incluindo São Paulo, onde o atual governador, Geraldo Alckmin, foi reeleito com 57,31% dos votos; e Minas Gerais, que elegeu o ex-ministro Fernando Pimentel, do Partido dos Trabalhares (PT), com 52,98%.

Outros 14 estados terão de realizar uma segunda volta para definir seus novos líderes, incluindo o Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

A segunda volta das eleições realiza-se no dia 26 deste mês, ou seja, dentro de três semanas.

ZAP / Lusa / Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.