Brasil: Dilma Rousseff vence e vai com Aécio Neves à segunda volta

saladeimprensadilma13 / Flickr

Sondagens à “boca das urnas” apontam Dilma Rousseff e Aécio Neves na segunda volta

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores) e o seu opositor Aécio Neves (Partido da Social Democracia Brasileira) vão confrontar-se na segunda volta das eleições presidenciais brasileiras.

A segunda volta das eleições presidenciais brasileiras serão disputadas por Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, e por Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira, com 41,6% e 33,6% dos votos, respetivamente.

O resultado mantém o PSDB como principal força de oposição ao PT de Rousseff, no Brasil, e deixa de fora a candidata Marina Silva, do Partido Socialista Brasileiro, que repetiu a performance de 2010, e ficou em terceiro lugar, com 21,3% dos votos.

Distantes dos três primeiros candidatos, a esquerdista Luciana Genro, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), somou 1,55% dos votos válidos, enquanto os demais registaram menos de 1% cada um.

Confirma-se assim a previsão da sondagem à boca das urnas do Ibope, que apontava como presentes na segunda volta Rousseff, candidata à reeleição, de centro-esquerda, e Neves, da centro-direita.

A previsão agora é de que tanto o Partido dos Trabalhadores (PT), de centro-esquerda, da Presidente Dilma Rousseff, quanto o centro-direita Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de Aécio Neves, tentem uma aproximação com Marina Silva, para cativar os seus votos.

Dilma à frente nas regiões mais pobres

Esta madrugada, com pouco mais de 90% das urnas apuradas, Dilma Rousseff vencia os concorrentes nas regiões Nordeste, com 59,6%, e Norte, com 50,5%.

Na Região Sul, Dilma tem 36,3%. No Sudeste, tem 32,4% e no Centro Oeste, 32,6% dos votos válidos.

No exterior, a candidata teve 18,6% dos votos.

Aécio Neves está na frente nas regiões Sudeste, com 39,4% dos votos válidos; Sul, com 47,2%; e no Centro-oeste, com 41%.

Aécio vence também no exterior, com 49% dos votos dos brasileiros que votaram em outros países. No Nordeste, o candidato teve 15,4% e no Norte, 28,3%.

Marina Silva não conseguiu ficar à frente dos concorrentes em nenhuma das regiões.

Teve 23,5% dos votos válidos no Sudeste, 12,8% no Sul, 22,9% no Nordeste, 23,6% no Centro-Oeste e 18% no Norte.

Brasileiros querem mudança

Em declarações após a divulgação dos resultados Marina Silva não se vinculou com nenhum dos candidatos, mas disse que os brasileiros “já deixaram claro” que querem mudanças.

A disputa entre PT e PSDB é uma constante no cenário da política brasileira, e irá repetir um duelo idêntico aos de 2002, 2006 e 2009.

Nas eleições deste domingo, 142,8 milhões de brasileiros foram chamados a votar para eleger o Presidente, os governadores dos 27 estados do país, um terço do Senado e os 513 deputados federais, assim como as câmaras regionais.

Entre os 27 estados brasileiros, 13 definiram seus governadores na primeira volta, incluindo São Paulo, onde o atual governador, Geraldo Alckmin, foi reeleito com 57,31% dos votos; e Minas Gerais, que elegeu o ex-ministro Fernando Pimentel, do Partido dos Trabalhares (PT), com 52,98%.

Outros 14 estados terão de realizar uma segunda volta para definir seus novos líderes, incluindo o Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

A segunda volta das eleições realiza-se no dia 26 deste mês, ou seja, dentro de três semanas.

ZAP / Lusa / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Foi a escuridão (e não o frio) que ditou a extinção dos dinossauros

Uma nova investigação sobre o asteróide que causou a extinção dos dinossauros sugere que foi a escuridão, ainda antes do frio, que ditou o fim destes animais. De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram …

34 anos depois, dados da Voyager 2 revelam mais um segredo de Urano

Mais de 30 anos depois, os dados da Voyager 2, que sobrevoou o planeta em 1986, permitiram aos cientistas da NASA desvendar mais um segredo de Urano. Em janeiro de 1986, a Voyager 2 sobrevoou Urano. …

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …