Braga tem recorde de processos por corrupção (e pode ser da “partidarite”)

Câmara Municipal de Braga

Sé Catedral de Braga

A comarca judicial de Braga, que abarca todo o distrito, é, em todo o país, a que abriu mais inquéritos-crime por corrupção em 2020. Um dado que pode ser reflexo da “partidarite”, com elementos ligados a PS e PSD a acusarem-se mutuamente.

Em 2020, a comarca de Braga abriu 143 inquéritos-crime por corrupção, segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna que são citados pelo Jornal de Notícias (JN).

No segundo lugar desta lista, aparece Faro com 68 inquéritos-crime e depois, vem Aveiro, com 64.

Portanto, a comarca bracarense destaca-se claramente, mas o presidente da Câmara local, Ricardo Rio, assegura que “Braga terra corrupta é um mito”, conforme declarações divulgadas pelo JN.

Também o advogado Artur Marques, um dos mais conhecidos de Braga, se surpreende com estes números. “Não corresponde à realidade. Só tenho dois processos dessa área em Braga e muitos outros pelo país”, sublinha, notando que não acredita na ideia de que Braga seja “mais corrupta” do que outras zonas do país.

O JN repara que há quem atribua estes números a Vila Verde, localidade do distrito de Braga de onde surgem várias queixas de corrupção todos os anos fruto da “partidarite”.

“simpatizantes do PS” a queixarem-se dos autarcas do PSD que estão no poder e os sociais-democratas acabam a responder “na mesma moeda, denunciando vereadores e a Misericórdia, tida como afecta à oposição”, aponta o JN.

“São dezenas [de queixas] por ano, a maioria sem fundamento“, conta ao JN um magistrado local.

Braga é o distrito do país com mais empresas

Além das tensões partidárias, o número de queixas pode ainda estar relacionado com o facto de Braga ser o distrito do país que tem o maior número de empresas.

O presidente da Associação Empresarial do Minho, Ricardo Costa, admite também ao JN que pode ter havido um aumento de crimes fiscais devido à “crise económica e alguma intolerância do Fisco”.

Em 2019, o Ministério Público (MP) de Braga tinha em mãos “mais de 400 processos” relacionados com crimes económico-financeiros, incluindo suspeitas de participação económica em negócio, fraude fiscal e fraude na obtenção de subsídio, como atesta a mesma publicação.

No ano passado, o MP de Braga acabou a arquivar 83 inquéritos relacionados com corrupção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …

PAN quer proibir animais de companhia acorrentados e em varandas

O PAN quer proibir os donos de animais de companhia de os acorrentarem permanentemente ou os colocarem em varandas por largos períodos de tempo, através de um projeto de lei entregue hoje na Assembleia da …

IGAI abre processo ao protesto do Movimento Zero. Manifestante fez a saudação fascista

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou, esta terça-feira, que abriu um processo administrativo à manifestação dos elementos das forças de segurança que pertencem ao Movimento Zero, tendo pedido informações à Polícia de Segurança Pública …

Iniciativa Liberal garante que sardinhada de S. João é um “jantar como outro qualquer”

O evento foi divulgado ontem no Facebook mas acabou por ser retirado ao fim da tarde da página do partido para não gerar “más interpretações”. Ao contrário do “Arraial Liberal”, que se realizou em Lisboa, …

Membros do comando saudita que assassinou Khashoggi foram treinados nos EUA

Os quatro membros do comando que matou o jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018, terão recebido formação paramilitar nos Estados Unidos. O jornal norte-americano The New York Times noticiou, na terça-feira, que quatro membros do comando …

Homem de etnia cigana morre após polícia pressionar joelho no seu pescoço. Caso já é comparado ao de Floyd

O caso ocorreu na República Checa. Um homem de etnia cigana morreu depois de um polícia ter pressionado o joelho sobre o seu pescoço durante vários minutos. A vítima, Stanislav, de 40 anos, viria a …

Relatório dos Sistemas de Saúde arrasa gestão da pandemia

O Relatório de Primavera 2021, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, critica a gestão da pandemia em Portugal, salientando que "não estamos a aprender ainda, com a experiência da pandemia, aquilo que seria necessário …

Líderes independentistas catalães já começaram a sair da prisão

Os nove líderes independentistas catalães que receberam o indulto do Governo espanhol começaram, esta quarta-feira, a sair das prisões onde se encontravam. A ex-presidente do parlamento regional Carme Forcadell foi a primeira a abandonar o estabelecimento …

Afinal, Bruxelas não vai restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

A Comissão Europeia desmentiu o facto de estar a ser preparada uma alteração legislativa para restringir a difusão de conteúdos audiovisuais produzidos no Reino Unido na programação das estações televisivas ou nas plataformas de streaming …

Altice culpa ANACOM e Governo por despedimento colectivo (e ameaça deixar Portugal)

A Altice anunciou o despedimento colectivo de quase 300 trabalhadores depois das saídas de cerca de mil funcionários por mútuo acordo. Mas admite que continua a ter colaboradores "dispensáveis" e deixa o alerta de que …