Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Joseolgon / Wikimedia

Câmara Municipal de Braga

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo.

Há 194 concelhos com candidatas como cabeças de lista, o que representa 62,9% dos 308 municípios do país. São 114 os concelhos sem qualquer mulher candidata à presidência das autarquias.

O concelho com mais mulheres candidatas à presidência de Câmara é Braga, com cinco.

Alexandra Vieira é professora de História e dirigente do Sindicato dos Professores do Norte e concorre pelo Bloco de Esquerda.

Bárbara Barros, assessora de comunicação e dirigente do Movimento Democrático de Mulheres, é a candidata da CDU.

Pelo Iniciativa Liberal concorre Olga Baptista que é farmacêutica e consultora de uma empresa de desenvolvimento tecnológico, na área da saúde, da Universidade do Minho.

Teresa Mota é a candidata do Livre, sendo outra ex-professora que, actualmente, é sócia de uma empresa de serviços geológicos e investigadora na área da História das Ciências e da Tecnologia.

Finalmente, a personal trainer Eugénia Santos concorre à Câmara pelo Chega depois de ter sido ex-miss ‘bodyfitness’ e ex-professora de Português e Latim.

Os outros candidatos à presidência da Câmara de Braga são o actual presidente, Ricardo Rio que se recandidata pela coligação Juntos Por Braga, com o PSD e o Aliança, Hugo Pires (PS) e Rafael Pinto (PAN).

Na lista das Câmaras com mais mulheres que concorrem à liderança surgem também Lisboa e Santa Maria da Feira, com quatro candidatas cada.

Há ainda 14 municípios com três mulheres na liderança das listas: Almada, Cantanhede, Marco de Canaveses, Amadora, Figueira de Castelo Rodrigo, Miranda do Douro, Arouca, Mafra, Ponta do Sol, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santana, Viana do Castelo e Vila Verde.

Do total de 1.541 candidaturas à liderança das autarquias, 287 são encabeçadas por mulheres, ou seja, 18,6%.

Analisando apenas os movimentos independentes, 10 mulheres lideram as listas num total de 83 candidaturas.

Em 2017, foram eleitas 32 mulheres como presidentes de Câmara, pouco mais de 10% do total de líderes de executivos municipais escolhidos em Outubro desse ano.

Nos distritos de Faro, Porto e Santarém foram escolhidas para presidentes de Câmara quatro mulheres em cada, enquanto em Beja, Braga, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real não houve qualquer vitória feminina.

As eleições autárquicas realizam-se no próximo domingo, 26 de Setembro, estando inscritos para votar 9.323.688 cidadãos.

Cada eleitor recebe três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das Câmaras Municipais, outro para cada Assembleia Municipal e um terceiro para a eleição das Assembleias de Freguesia.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nasceu a PlakTak, uma pastilha elástica que combate a placa bacteriana - e a sua origem é curiosa

Criada inicialmente pelo exército norte-americano para garantir a saúde oral dos seus soldados, a PlakTak pode estar a caminho das prateleiras das lojas. Há muitos avanços tecnológicos que começam no exército e acabam por ser usados …

Futuro subaquático. Várias cidades em todo o mundo ficarão submersas

O aquecimento global está a provocar a subida do nível médio da água do mar. E já existem imagens que mostram o cenário vivido em várias cidades costeiras no futuro. Secas históricas, inundações mortíferas e degelo: …

Chama-se Robin, é um robô e visita hospitais para ajudar as crianças a sentirem-se melhores

Uma simples visita de um robô controlado por humanos encoraja uma perspetiva positiva e melhora as interações médicas das crianças hospitalizadas. Robin é um robô que se move, fala e brinca com as crianças enquanto é …

Pinturas destruídas de Gustav Klimt foram reconstruídas com recurso a Inteligência Artificial

O pintor austríaco Gustav Klimt criou algumas das suas obras mais conhecidas durante a chamada Fase Dourada - que se manteve viva durante a primeira década do século XX. Durante o seu período mais inspirador, o …

É turca, tem 24 anos e mede mais de dois metros. Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo

Aos 24 anos, Rumeysa Gelgi foi confirmada como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records. A jovem turca mede cerca de 2,15 metros. A sua altura surpreendente deve-se a uma condição chamada síndrome …

Princesa Amalia, sucessora ao trono holandês, poderá ser rainha se casar com uma mulher

Nos Países Baixos, os casamentos reais precisam da aprovação do Parlamento, mas Mark Rutte já deixou claro que a união homossexual não é um entrave no acesso ao trono. Longe vão os tempos em que os …

Homem armado com arco e flecha mata e fere várias pessoas na Noruega

O homem foi detido pelas autoridades norueguesas. O incidente aconteceu na cidade de Kongsberg, no sudeste da Noruega. Um homem armado de arco e flecha matou hoje várias pessoas e feriu outras na cidade de Kongsberg, …

EUA preparam-se para vacinar crianças a partir dos cinco anos em novembro

A Casa Branca pediu aos governadores estaduais dos EUA para se prepararem para vacinar crianças com idades entre os 5 e os 11 anos contra a covid-19. O plano pode começar a ser executado já …

Governo prevê que em 2022 todas as pensões deverão aumentar

As pensões vão aumentar entre 0,15% e 0,9% no próximo ano, por via da atualização regular, abrangendo 2,6 milhões de pensionistas disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Esta atualização …

Médicos marcam greve para os dias 22, 23 e 24 de novembro

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNM) marcaram greve para os dias 22, 23 e 24 de novembro. A greve tem “como objetivo fundamental exigir o financiamento do Serviço Nacional …