/

BPN já custou 5.000 milhões aos contribuintes

4

José Sá Freire / YouTube

O Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado há mais de dez anos pelo Governo do então primeiro-ministro José Sócrates, já custou 5.000 milhões de euros aos contribuintes portugueses.

Os números são avançados esta quarta-feira pelo jornal Eco, que dá conta que os encargos com o banco após a sua nacionalização vão continuar a subir.

Foi em novembro de 2008 que o Executivo liderado por José Sócrates decidiu avançar para a nacionalização da instituição bancária, a pedido do Banco de Portugal, que à época tinha Vítor Constâncio como governador.

Descobriu-se um buraco de 700 milhões de euros nas contas, que foi durante anos ocultado através do Banco Insular de Cabo Verde, uma instituição comprada em 2002 sem que o supervisor tivesse conhecimento até então.

“O BPN estava em risco, sem liquidez, e representava uma ameaça para todo o sistema”, segundo escreve esta segunda-feira o jornal Eco.

José Olveira e Costa, que faleceu esta terça-feira vítima de doença prolongada, descartou, em 2009, qualquer responsabilidade perdas perdas do BPN. “Ninguém pode culpar-me por perdas de um cêntimo que seja. Fui vítima de uma armadilha (…) Nunca fiz um único movimento, nem um”, disse, citado pelo jornal.

Também Texeira dos Santos, ministro das Finanças na época da nacionalização, explicou já por várias vezes o que levou o Governo de Sócrates a optar por esta decisão-

“O BPN não era propriamente um daqueles bancos too big to fail. Mas no ambiente que se vivia após a falência do Lehman Brothers, podia ser uma fagulha que, num ambiente carregado de combustível, podia provocar um incêndio de proporções maiores”, disse o antigo governante em declarações ao Eco há dois anos.

ZAP //

 

4 Comments

  1. Como sempre ninguém é culpado de absolutamente nada e quem paga pelos corruptos são sempre os mesmos!
    Quando a paciência rebentar definitivamente saiam da frente que não haverá refugio que vos proteja!

  2. pagamos tanto em impostos para sustentar estes novos monarcas ! neste pais de gente passiva os corruptos fazem o que querem ,ja ninguem tem vergonha de ser bandido ! so se for bandido pobre

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.