“A bosta da bófia”. Assessor do Bloco acusa a polícia. PSD culpa Mortágua

As imagens que mostram agentes da polícia a baterem em moradores do Bairro da Jamaica, no Seixal, estão a criar uma guerra política, com o PSD a acusar o Bloco de Esquerda de ter “responsabilidades” nos “distúrbios” que ocorreram em Lisboa. Já o assessor do Bloco Mamadou Ba critica a “bosta da bófia”.

Centenas de pessoas manifestaram-se nesta segunda-feira, no centro de Lisboa, depois de terem sido divulgadas imagens que mostram agentes da polícia a baterem em moradores do Bairro da Jamaica, no Seixal. Durante a noite, uma esquadra da PSP foi atacada e vários carros foram incendiados.

Antes destas manifestações, a força de autoridade foi acusada de “violência policial”, nomeadamente pela deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, que divulgou nas redes sociais imagens dos incidentes no bairro ilegal, falando em “violência gratuita da PSP”.

O PSD acusa agora Mortágua e o Bloco de terem “responsabilidades” nos distúrbios ocorridos em Lisboa, referindo que elementos do partido proferiram “declarações irresponsáveis”.

Num comunicado publicado pelo jornal Sol, o PSD refere-se aos “distúrbios entre a polícia e moradores do bairro da Jamaica” e lamenta que Joana Mortágua tenha partilhado um vídeo dos incidentes, com críticas à polícia, antes de serem conhecidos os “resultados de qualquer inquérito ao sucedido”.

O PSD frisa ainda que “num estado que se quer de direito, cabe aos políticos e aos partidos políticos defender os direitos dos todos os seus cidadãos, mas cabe-lhes de igual forma a defesa das suas instituições, nomeadamente as forças de segurança”.

“Bater em alguém porque é negro é uma bosta”

Entretanto, as declarações do assessor do Bloco de Esquerda na Assembleia da República Mamadou Ba estão a gerar polémica, pelo facto de se referir à “bosta da bófia” numa publicação no Facebook.

O político que é também activista da SOS Racismo fala da “violência policial” e lamenta que “um gajo tenha de aguentar a bosta da bófia e da facho esfera”. Mamadou Ba refere ainda que “levar com sermões idiotas de pseudo radicais iluminados é já um tanto cansativo” e que não é isso que “salva quem todos os dias é violentado com o racismo”. Deixa ainda “o aviso” de que “por estas bandas, não pastarão”.

Depois de as suas declarações terem causado algum burburinho, sendo nomeadamente reportadas pelo Diário de Notícias (DN), Mamadou Ba veio a público reafirmá-las, novamente através do Facebook, onde se queixa também de ter recebido “vários tipos de insultos e ameaças“. E publica, de resto, algumas delas.

“Sim, bater em alguém porque é negro ou cigano, é uma bosta. Matar alguém porque é negro ou cigano é pior que uma bosta”, escreve.

O assessor do Bloco também critica o DN, frisando que a notícia sobre as suas declarações parece de um “site de fake news da extrema-direita“, surgindo como aparentemente “objectiva e neutra”. “Mas não é nada inocente, nem inócua”, diz, salientando que visa “desacreditar a luta anti-racista, colando-a a uma agenda de um só partido para lhe retirar abrangência e legitimidade social”.

“Que a extrema-direita tenha infiltrado as forças de segurança não é novidade” e que “tenha um palco nalguma imprensa ostensivamente neo-conservadora, também não surpreende”, aponta ainda Mamadou Ba. “Mas que ela consiga penetrar um dos mais respeitados e antigos jornais convencionais do país, é motivo de indignação e preocupação”, considera.

O assessor bloquista assegura que “nenhuma tentativa de manipulação e de bullying” o vão impedir de “denunciar e combater o racismo”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

37 COMENTÁRIOS

  1. Sempre que grupos de delinquentes, quer sejam brancos, pretos, ciganos ou qualquer outra raça, causarem o caos e não respeitarem a lei, devem ser alvo de acções policiais! PONTO!
    Os tipos do bairro a Jamaica agrediram a policia, logo é legitima a carga policial. fim da historia!

    • Estava lá? Sabe o que se passou antes? Eu não sei e por isso não me pronuncio. Mas já ouvi múltiplas versões diferentes. Seguramente haverá uma investigação e se a culpa foi dos moradores do bairro então a polícia agiu bem. Se pelo contrário ocorreu um uso excessivo de violência então os polícias têm de ser responsabilizados.

      • Quem chamou a polícia estava lá e confirma a versão da polícia!
        O que não é difícil, porque entre criminosos sem qualquer educação e civismo e a polícia, só costuma acreditar nos criminosos quem é tão bom como eles…

    • Ana Isabel. Devias saber que no mundo moderno não é assim que funciona. Não sei como é que podes ser tão insensível!
      Mas caso não tenhas percebido, quem tenha sido ostracizado no passado (ou simplesmente assuma um papel de vítima, independentemente de ter ou não sofrido o que quer que seja) merece um estatuto especial. Estatuto esse que te iliba de cumprires a lei, e ainda te habilita a fantásticos prémios e afins.
      Por favor informa-te da nova ordem social moderna, que é decidida e publica em todas as redes sociais modernas.

    • Se os políticos (BE), tivessem esta clareza, não se teriam dado os incidentes que têm ocorrido nos últimos dias, infelizmente temos os políticos que temos, vamos esperar por melhores dias.

  2. Extrema direita blá blá blá, bateu porque é negro coitadas das minorias blá blá blá. Para a esquerda violar a lei tem sempre a desculpa racial ou da direita que é sempre extrema.

  3. O raio do deputado do partido que so lhes interessa a anarquia, a despenalização do trafico e o enchimento dos cofres dos seus membros partidarios!!!

    Esses “meninos” deveriam ir viver para esses bairros, para socializar com a “gente de paz” que la vive…

  4. Pois, de facto pelas imagens que vi, parece que a ALGUNS polícias (não a polícia enquanto entidade) se excederam, recorrendo a violência gratuita e desproporcionada. A confirmar-se, existem todas as razões para grande indignação. A violência é sempre má, ainda mais quando vem de quem tem o dever de nos defender dela. Toda a sociedade tem a ganhar com o afastamento destes maus elementos, até a própria polícia!
    Esperemos que os que hoje criticam os “pretos” por se queixarem de violência policial não venham amanhã a ser eles próprios da mesma violência policial, porque são pobres, porque têm determinada profissão, porque falam, porque estão no sítio errado, porque pertencem a determinado clube, enfim, apenas porque sim…

    • “…recorrendo a violência gratuita e desproporcionada.”
      Ah?
      Isto é alguma piada?
      A polícia foi chamada ao bairro (porque a cultura e educação de muita daquela gente não é suficiente para que consigam viver em sociedade sem estar sempre a arranjar problemas!!) e foi recebida com insultos e à pedrada, portanto, qual é a tua duvida?
      Desproporcionada?
      Quantos “santinhos” mortos ou feridos graves?!
      Pois… nenhum!!
      O ferido mais grave foi o polícia que levou com uma pedra na boca!!
      Gostava mesmo de te ver (a ti e outros anjinhos que escrevem disparates semelhantes) a resolver esta situação… até pagava para ver!..

  5. Vi vídeos sobre a carga dos policiais .
    Mas não vi vídeos sobre o que originou a carga policial .
    Porque será ???
    Para além destas minhas considerações gostaria de dizer é que se os nossos governantes , nossos deputados e autoridades se tivessem empenhados em não permitir que se construíssem bairros degradados como há muitos por ai espalhadas provavelmente todas estas escaramuças e insultos não existiriam ! As pessoas merecem ter bairros condignos !

    • Alguns estão degradados porque são os moradores que os degradam. Não arranjam portas nem janelas, colocam lixo em todo o lado e não fazem nada para que esteja tudo limpo e organizado.

  6. Estas questões são complicadas e não é com retóricas e frases feitas de “coitadinhos” ou “malandros” que se resolvem. É necessário portanto apurar os factos com imparcialidade e tomar as devidas medidas. No entanto, para bem de todos, as acções da policia devem ser sempre escrutinadas pela sociedade pois como a história passada nos ensina, é muito fácil as forças da ordem passarem rápidamente a forças de opressão, arbitrárias e prepotentes, onde qualquer cidadão pode ser, em qualquer altura ou local, vitima de abusos e violência.
    Portanto, mais uma vez, muito cuidado com estes assuntos..

  7. O Bloco de Esquerda cada vez me surpreende mais. Primeiro o Robles (comunista convicto..mas só para ele) agora o Mamadou, ( comunista convicto???) a insultar a polícia….As irmãs Mortágua (comunistas convictas???) sempre contra tudo o que cria riqueza…. que mais virá!!!.

    • Colocam porque na A. R. foram criados 230 tachos por eles e para eles. Quando 115 (metade) chegavam e sobravam. Se só lá houvesse 115 tachos estas mortáguas e quejandas andava a cavar e a sachar batatas para comer. Assim mamam dos nossos impostos. Conquistas do 25 de Abril!!

  8. POIS, aí está palavrinha que motivou toda esta campanha contra a policia branca…para poderem usar a palavrinha Extrema-direita. Mas a extrema-direita não cria estas violências…são é vitimas de agressões da extrema esquerda do Mamadou bosta. Já chega de aproveitadores e lobbies financiados para destruir nações. Assinem mas é a petição para mandar este palerma fora e partilhem enquanto podem https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT91716

  9. Este bosta do Mamadu bem que podia ir lá para a sua terra defender os direitos humanos; seguramente teria muito mais que fazer do que por cá e como a policia de lá não é tão bosta como a nossa rapidamente lhe tratava da saúde! Assino a petição e até ajudo a comprar-lhe o bilhete de avião! Boa viagem.

  10. essa gentalha que vai para o país deles que ca nã fazem falta para nos foubar mais, genta de lixo que não fazem nada para comer, chulos que ca tem casa sem custo e ainda reclama para terem novas, cambada de fracos, os policias deveriam fazer greve como os mamões do reste do publico, eles sim que deveriam ganhar mais do que os enfermeiros, eu não intendo como ainda a quem quer ser policia, como este país feito para essa raças de minurias que são pior que bosta, eu gostava que essa joana foi tratada como alguns para ver se defendia essas bostas

  11. Se eles no nosso país levam pancada e nós no país deles somos assassinados. Porque se queixam tanto? Deviam agradecer as bastonadas por não serem balas.

  12. Este país precisa de quem lhe pegue a ferro e fogo. Não me surpreende, a curto prazo, encontrar igrejas e viaturas queimadas ou baleadas, actos passíveis de pedofilia, lenocínio ou consumo de estupefacientes nas escolas, ameaças e agressões em grupo a professores, pais e funcionários, cães vadios imolados, cadáveres de sem-abrigos empilhados no interior de recintos escolares, crianças de lábios grudados amarradas a árvores, incêndios em área urbana circundante, padres banhados em lixo, adolescentes com madeixas arrancadas, facadas anónimas, adeptos enforcados com o próprio cachecol, edifícios espelhados pintados ou quebrados, dejectos abandonados frente a escolas, assaltos no metro em pleno dia, pares de agentes policiais dominados e executados com a própria arma, viagens de táxi pagas a murro e a martelo, tudo colmatado com o voto de silêncio de gangues organizados de jovens endoutrinados amargurados com o sistema. Calma Portugal!

  13. Acredito que nestes bairros problemáticos também vivam gente de bem e trabalhadora. Contudo, a policia foi chamada, não foi? Então porquê? foi para beberem uns copos, ou porque alguns estavam a fazer merd..?
    Haja moral! O pessoal do Bloco devia ter vergonha. Tanto apregoam os direitos humanos, que são os primeiros a instigarem à violência. O tal do Mamadou representa-os à maneira! Haja moral!

  14. Se os políticos (BE), tivessem esta clareza, não se teriam dado os incidentes que têm ocorrido nos últimos dias, infelizmente temos os políticos que temos, vamos esperar por melhores dias.

  15. Porque é que a Polícia não me bate a mim? Talvez porque eu não os apedrejo. O bloco que vá à m***+ pois é o culpado disto tudo. Se não tivessem apedrejado a Polícia já não era nada disto.

    • És como eu: tu não tens pontaria para acertar com pedras na boca dos bófias!!
      Por isso é que a polícia nunca nos bate!
      Mas, na verdade, se boa parte dessas
      “pessoas” tivesse o MÍNIMO de educação e civismo, a polícia nem teria sido sequer chamada ao bairro…

  16. basta ver a maioria do eleitorado do BE ,o tipo de pessoas que eles representam e o que fazem pela sociedade ,quem sao ! isso ja responde a muitas perguntas

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …