Esquadra da PSP atacada e viaturas incendiadas durante a noite

António Cotrim / Lusa

A esquadra da PSP no bairro da Bela Vista, em Setúbal, foi atingida esta noite por cocktails molotov. Na Póvoa de Santo Adrião e Odivelas, distrito de Lisboa, foram incendiados caixotes do lixo e viaturas.

Os primeiros acontecimentos tiveram lugar pelas 21h40 de segunda-feira, em Odivelas e na Póvoa de Santo Adrião onde quatro viaturas foram incendiadas com recurso a cocktails molotov, uma arma química incendiária.

Ainda na mesma zona, junto à zona circundante do Bairro da Cidade Nova, com recurso à utilização de cocktails molotov, foram incendiados e destruídos 11 caixotes do lixo e danificadas, nesta sequência, 5 viaturas.

A descrição é feita em comunicado pela PSP que informa ter desenvolvido “diligências e investigações que permitiram intercetar quatro suspeitos, tendo sido detido um indivíduo do sexo masculino, de 18 anos de idade”. O jovem foi reconhecido por testemunhas como um dos autores do lançamento dos engenhos incendiários.

Horas depois, pelas 3h15 de terça-feira, na Bela Vista, em Setúbal, a esquadra da PSP foi atingida com três cocktails. “Não houve registo de feridos mas observaram-se danos na esquadra e numa viatura civil. Não foram ainda identificados os suspeitos desta ação criminosa”, pode ler-se no comunicado.

Em ambas as ocorrências, a PSP garante “que o clima de segurança foi restabelecido” tendo sido “reforçado o dispositivo policial nos locais, garantindo a tranquilidade e normalidade a todos os residentes”.

A PSP faz questão de sublinhar que até ao momento “nada” indicia que estas ocorrências “estejam associados à manifestação ocorrida ontem no Terreiro do Paço”.

A origem da situação poderá ter sido um caso de violência policial no Bairro da Jamaica, no Seixal, onde algumas agressões de agentes da PSP foram divulgadas num vídeo amador filmado por uma moradora e divulgado nas redes sociais.

Segundo as autoridades, a intervenção tornou-se mai musculada depois de um dos moradores ter atirado pedras aos agentes. Os residentes queixam-se de abuso policial desproporcionado, enquanto a direção nacional da PSP acredita ter sido dada a resposta adequada, embora tenha aberto um inquérito à situação.

Já depois deste caso, um grupo de cerca de 50 manifestantes organizou uma manifestação que começou no Terreiro do Paço, junto ao Ministério da Administração Interna, e terminou no Marquês de Pombal na tarde de segunda-feira.

O protesto também acabou mal, com alguns manifestantes a atirarem pedras e petardos contra a PSP, que respondeu com tiros de balas de borracha. A ação acabou com quatro detidos e alguns polícia feridos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …