Boris realça heroísmo dos britânicos na II Guerra Mundial e pede igual espírito contra covid-19

Neil Hall / EPA

O primeiro-ministro recordou que, há 75 anos, os britânicos “celebraram a vitória sobre a agressão de Hitler”, alcançada graças ao heroísmo “de inúmeras pessoas comuns”.

Boris Johnson enalteceu, esta sexta-feira, o heroísmo demonstrado pelos britânicos para vencer a Alemanha nazi em 1945, pedindo que o país tenha o “mesmo espírito de esforço nacional” na luta contra o novo coronavírus.

“Neste aniversário, estamos envolvidos num novo combate contra o coronavírus que exige o mesmo espírito de esforço nacional que vocês incorporaram há 75 anos”, declarou o primeiro-ministro britânico, numa mensagem direcionada aos veteranos da II Guerra Mundial e divulgada por ocasião do 75.º aniversário do fim deste conflito mundial, ditado a 8 de maio de 1945 após a rendição da Alemanha nazi.

Na mensagem, o governante recordou que há 75 anos os britânicos “celebraram a vitória sobre a agressão de Hitler [líder da Alemanha nazi]”, alcançada graças ao heroísmo “de inúmeras pessoas comuns” nas frentes de combate e no território do Reino Unido.

Entre as várias iniciativas programadas para esta sexta-feira no Reino Unido para assinalar a efeméride, que está a ser marcada e condicionada pelas medidas de restrição impostas pela pandemia, várias cidades, incluindo a capital Londres, foram sobrevoadas por aviões da Força Aérea britânica e os canais de televisão cumpriram dois minutos de silêncio.

Durante a manhã, o príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico, e a sua mulher Camila, que se encontram a cumprir o atual período de confinamento na Escócia, surgiram em direto nas televisões e fizeram os dois minutos de silêncio. O ato simbólico foi cumprido igualmente pela Rainha Isabel II, líderes políticos e pela população em geral.

Durante uma emissão na estação pública BBC, prevista para esta sexta-feira à tarde, o príncipe Carlos irá ler excertos do diário do seu avô, Jorge VI, nos quais o então monarca reflete sobre a rendição das forças nazis. A BBC também vai emitir o discurso de vitória do então primeiro-ministro, Winston Churchill.

Os atos comemorativos vão culminar com o discurso ao país da Rainha Isabel II que será transmitido pela BBC às 21h locais (a mesma em Lisboa), a mesma hora a que o seu pai, o Rei Jorge VI, falou à nação via rádio em 8 de maio de 1945.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …