Boris realça heroísmo dos britânicos na II Guerra Mundial e pede igual espírito contra covid-19

Neil Hall / EPA

O primeiro-ministro recordou que, há 75 anos, os britânicos “celebraram a vitória sobre a agressão de Hitler”, alcançada graças ao heroísmo “de inúmeras pessoas comuns”.

Boris Johnson enalteceu, esta sexta-feira, o heroísmo demonstrado pelos britânicos para vencer a Alemanha nazi em 1945, pedindo que o país tenha o “mesmo espírito de esforço nacional” na luta contra o novo coronavírus.

“Neste aniversário, estamos envolvidos num novo combate contra o coronavírus que exige o mesmo espírito de esforço nacional que vocês incorporaram há 75 anos”, declarou o primeiro-ministro britânico, numa mensagem direcionada aos veteranos da II Guerra Mundial e divulgada por ocasião do 75.º aniversário do fim deste conflito mundial, ditado a 8 de maio de 1945 após a rendição da Alemanha nazi.

Na mensagem, o governante recordou que há 75 anos os britânicos “celebraram a vitória sobre a agressão de Hitler [líder da Alemanha nazi]”, alcançada graças ao heroísmo “de inúmeras pessoas comuns” nas frentes de combate e no território do Reino Unido.

Entre as várias iniciativas programadas para esta sexta-feira no Reino Unido para assinalar a efeméride, que está a ser marcada e condicionada pelas medidas de restrição impostas pela pandemia, várias cidades, incluindo a capital Londres, foram sobrevoadas por aviões da Força Aérea britânica e os canais de televisão cumpriram dois minutos de silêncio.

Durante a manhã, o príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico, e a sua mulher Camila, que se encontram a cumprir o atual período de confinamento na Escócia, surgiram em direto nas televisões e fizeram os dois minutos de silêncio. O ato simbólico foi cumprido igualmente pela Rainha Isabel II, líderes políticos e pela população em geral.

Durante uma emissão na estação pública BBC, prevista para esta sexta-feira à tarde, o príncipe Carlos irá ler excertos do diário do seu avô, Jorge VI, nos quais o então monarca reflete sobre a rendição das forças nazis. A BBC também vai emitir o discurso de vitória do então primeiro-ministro, Winston Churchill.

Os atos comemorativos vão culminar com o discurso ao país da Rainha Isabel II que será transmitido pela BBC às 21h locais (a mesma em Lisboa), a mesma hora a que o seu pai, o Rei Jorge VI, falou à nação via rádio em 8 de maio de 1945.

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo campeão: VAR anulou dois golos e um penálti ao Inter

Uma das derrotas mais vitoriosas de sempre na história do Brasileirão; na última jornada o Flamengo perdeu mas o Internacional não conseguiu marcar contra o Corinthians. Houve sofrimento até ao apito final e para lá do …

Governo negoceia com Bruxelas injeção de 200 milhões de euros na TAP

O Executivo estará a negociar uma injeção estatal imediata na TAP que permita fazer pagamentos urgentes, como salários a trabalhadores e pagamento a fornecedores. Segundo o Jornal Económico, o Governo está a negociar com a Comissão Europeia …

O canibalismo mútuo pode ser a chave do sucesso da relação destas baratas

Estas baratas são um dos poucos insetos que se suspeita acasalarem com o mesmo parceiro até ao fim da sua existência. O segredo deste amor duradouro? Um bocadinho de canibalismo mútuo. De acordo com o site …

Cronista do “Observador" é o autor do falso plano de desconfinamento (mas não sabe quem o divulgou)

Carlos Macedo e Cunha, cronista convidado do jornal digital Observador, é o autor do plano de desconfinamento que foi posto a circular nas redes sociais, mas garante desconhecer como é que o documento se tornou …

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …