/

Boris realça heroísmo dos britânicos na II Guerra Mundial e pede igual espírito contra covid-19

Neil Hall / EPA

O primeiro-ministro recordou que, há 75 anos, os britânicos “celebraram a vitória sobre a agressão de Hitler”, alcançada graças ao heroísmo “de inúmeras pessoas comuns”.

Boris Johnson enalteceu, esta sexta-feira, o heroísmo demonstrado pelos britânicos para vencer a Alemanha nazi em 1945, pedindo que o país tenha o “mesmo espírito de esforço nacional” na luta contra o novo coronavírus.

“Neste aniversário, estamos envolvidos num novo combate contra o coronavírus que exige o mesmo espírito de esforço nacional que vocês incorporaram há 75 anos”, declarou o primeiro-ministro britânico, numa mensagem direcionada aos veteranos da II Guerra Mundial e divulgada por ocasião do 75.º aniversário do fim deste conflito mundial, ditado a 8 de maio de 1945 após a rendição da Alemanha nazi.

Na mensagem, o governante recordou que há 75 anos os britânicos “celebraram a vitória sobre a agressão de Hitler [líder da Alemanha nazi]”, alcançada graças ao heroísmo “de inúmeras pessoas comuns” nas frentes de combate e no território do Reino Unido.

Entre as várias iniciativas programadas para esta sexta-feira no Reino Unido para assinalar a efeméride, que está a ser marcada e condicionada pelas medidas de restrição impostas pela pandemia, várias cidades, incluindo a capital Londres, foram sobrevoadas por aviões da Força Aérea britânica e os canais de televisão cumpriram dois minutos de silêncio.

Durante a manhã, o príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico, e a sua mulher Camila, que se encontram a cumprir o atual período de confinamento na Escócia, surgiram em direto nas televisões e fizeram os dois minutos de silêncio. O ato simbólico foi cumprido igualmente pela Rainha Isabel II, líderes políticos e pela população em geral.

Durante uma emissão na estação pública BBC, prevista para esta sexta-feira à tarde, o príncipe Carlos irá ler excertos do diário do seu avô, Jorge VI, nos quais o então monarca reflete sobre a rendição das forças nazis. A BBC também vai emitir o discurso de vitória do então primeiro-ministro, Winston Churchill.

Os atos comemorativos vão culminar com o discurso ao país da Rainha Isabel II que será transmitido pela BBC às 21h locais (a mesma em Lisboa), a mesma hora a que o seu pai, o Rei Jorge VI, falou à nação via rádio em 8 de maio de 1945.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.