Boris imitou “O Amor Acontece” para apelar ao voto. E a última sondagem dá-lhe maioria absoluta

O primeiro-ministro britânico lidera a última sondagem antes das eleições legislativas, apesar da margem mínima, mas admite que pode vir a falhar a maioria.

De acordo com o Observador, a última sondagem antes das eleições legislativas, marcadas para esta quinta-feira, dá a vitória com maioria absoluta a Boris Johnson, embora com uma margem mínima.

Segundo o estudo do YouGov, o Partido Conservador obtém 43% das intenções de voto, que se traduzem em 339 deputados. Já o Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, tem 34% dos votos e 231 deputados.

Esta terça-feira, o primeiro-ministro admitiu o risco de não conseguir uma maioria absoluta e estas resultarem num Parlamento dividido. “Esta é uma eleição muito disputada. E precisamos de todos os votos. A única alternativa matematicamente [possível] a um Governo Conservador com maioria absoluta é o risco real de outro Parlamento dividido”, afirmou, após um discurso numa fábrica em Uttoxeter, Staffordshire, centro de Inglaterra.

Boris aludiu às eleições de 2017, quando a antecessora Theresa May tinha uma vantagem nas sondagens, mas acabou por não conseguir uma maioria de deputados na Câmara dos Comuns, precisando do apoio do Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte para formar Governo.

Desde a dissolução do Parlamento, a 6 de novembro, que as sondagens têm indicado consistentemente uma vantagem do Partido Conservador sobre o Trabalhista suficiente para garantir uma maioria absoluta.

“As sondagens podem estar erradas, e precisamos de lutar por cada voto”, referiu o governante, recordando que um Parlamento dividido poderá resultar num bloqueio ao Brexit devido ao peso dos partidos pró-europeus na Câmara dos Comuns.

Os últimos dias não têm sido fáceis para o primeiro-ministro, sobretudo depois da polémica com um jornalista que o confrontou com a fotografia de uma criança a dormir no chão de um hospital por causa da falta de camas.

Ontem, numa tentativa de cativar eleitores — e em resposta às críticas do ator Hugh Grant —, o governante recriou (e parodiou) uma das cenas mais icónicas do filme “O Amor Acontece”.

Só precisamos de mais nove lugares para termos uma maioria”, pode ler-se num dos cartões mostrados a uma eleitora. “Já chega. Vamos fazer isto”, diz o primeiro-ministro no final do vídeo.

A resposta do ator britânico não se fez esperar. “Reparei que um dos cartões do filme original que ele não mostrou dizia ‘Porque no Natal diz-se a verdade’ e fiquei a pensar, será que os spin doctors dos tories acharam que era um cartão que não ia ficar muito bem nas mãos de Boris Johnson?”, disse à BBC Radio 4.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vai ganhar porque não tem uma oposição forte e credível…Afinal o que é o líder do partido Trabahista quer? Quais as suas ideias? Toca a mudar de líder para dar um novo impulso e dinâmica à política Inglesa…

  2. Nós aqui á distancia não vemos o dia a dia dos britânicos, não adianta ver as coisas pela prespectiva da política externa, os ingleses são um povo resiliente e unido, o problema é que o reino unido é composto por vários países!
    Os escoceses vão reagir muito mal se o brexit acontecer, a Irlanda do norte tambem!
    Ou seja na realidade o brexit pode ser o fim do Reino Unido e não da União europeia!

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …