Boris anuncia que retira legislação se deputados recusarem aprovação acelerada do Brexit

Will Oliver / EPA

A legislação para regular o ‘Brexit’ será retirada se os deputados votarem contra o calendário previsto pelo governo, desencadeando eleições legislativas, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

“De forma alguma vou permitir mais meses disto [debate sobre ‘Brexit’]. Se o parlamento recusar que o ‘Brexit’ aconteça e, em vez disso, decidir adiar tudo até janeiro ou por mais tempo, em nenhuma circunstância o governo continuar com isto“, afirmou.

“Lamentavelmente, a proposta de lei terá que ser retirada e teremos que avançar para eleições legislativas”, acrescentou.

Boris Johnson receia o risco de os deputados votarem contra a moção com o calendário de aprovação do texto, que o governo pretende acelerar e concluir em três dias, até quinta-feira.

Além de cinco horas de debate hoje, até às 19:00 horas, estão previstas 12 horas de debate na quarta-feira e mais oito horas de debate e a votação na especialidade na quinta-feira.

A legislação será votada na generalidade hoje às 19:00 horas e a moção com o calendário votada logo depois.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …

John Legend atua em julho no festival EDP Cool Jazz

O músico norte-americano, responsável por temas como "All of me" e "Ordinary People", regressa a Portugal, em julho, para um concerto no festival EDP Cool Jazz, em Cascais. John Legend atua a 3 de julho no …

Cruzeiro de luxo que rumava à Antártida está retido há quase 20 dias devido a uma dívida milionária

Um cruzeiro de luxo que rumava à Antártida está retido há quase 20 dias em Buenos Aires, na Argentina, devido a uma dívida milionária.  Trata-se do cruzeiro turísitico RCGS Resolute que pertence à empresa do Canadá …

A desigualdade de género vai para além do túmulo

A desigualdade salarial de géneros parece ultrapassar a barreira da morte e chegar até ao mundo das celebridades. Já no túmulo, os homens continuam a ganhar mais do que as mulheres. A morte não é desculpa …

Portugal tem cinco novas estrelas Michelin, mas perde outras três

O restaurante Casa de Chá da Boa Nova ganhou, esta quarta-feira, a segunda estrela do Guia Michelin Espanha e Portugal 2020, que atribuiu a primeira estrela a quatro estabelecimentos portugueses e retirou a outros três. "Em …

Benny Gantz informa Presidente de Israel que não consegue formar Governo

O rival do primeiro-ministro israelita informou, esta quarta-feira, o Presidente de Israel de que não é capaz de formar um Governo de unidade. "O líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz, falou com o Presidente, …

Marchesín e Saravia integrados no treino do FC Porto

Marchesín e Saravia treinaram, esta quarta-feira, com o plantel principal do FC Porto, que prosseguiu a preparação do jogo de domingo com o Vitória de Setúbal, para a Taça de Portugal. O guarda-redes mexicano e o …

"O homem que poluiu os céus". Satélites de Elon Musk estão a cegar os telescópios terrestres

O projeto de satélites Starlink da companhia norte-americana SpaceX, de Elon Musk, está a deixar astrónomos de várias partes do mundo desagradados, uma vez que os objetos espaciais estão a bloquear a visão e o …

Ryanair condenada por cobrar bagagem de mão a passageira

A justiça espanhola condenou a companhia aérea por ter cobrado mais dinheiro a uma passageira para levar uma mala de mão de dez quilos. Segundo a TSF, a Ryanair vai ter de devolver a uma passageira …

Mourinho quer contratar cinco jogadores (e um deles é do Sporting)

O treinador português estará interessado em cinco jogadores, entre os quais o capitão do Sporting Bruno Fernandes. José Mourinho, que estava sem clube há quase um ano, foi oficializado, esta quarta-feira, como o novo treinador do …