A Boring Company de Musk apresentou o seu primeiro túnel futurista

A Boring Company, do multimilionário da tecnologia Elon Musk, apresentou nesta terça-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, a primeira fração de um projeto de mobilidade subterrânea baseado em túneis de baixo custo. O objetivo passa por oferecer caminhos alternativos de elevada velocidade. 

A primeira secção do túnel ontem apresentada mede cerca de 1800 metros e une as sedes da Boring Company e da Space X, a empresa de voos espaciais de Musk, localizada na cidade de Hawthorne, perto de Los Angeles.

“Para mim, foi um momento eureka, foi um ‘Isto vai funcionar muito bem”, disse Musk à agência de notícias AP depois da viagem inaugural, acrescentando que este é apenas um protótipo e que os sistemas vão ser melhorados para tornar as viagens mais eficientes.

Inicialmente, o modelo da Boring Company tinha sido projeto para que o carro assentasse numa plataforma que se deslocaria no túnel, mas agora o CEO da Tesla apresentou um sistema reinventado para o transporte subterrâneo.

De acordo com o vídeo de apresentação, o novo modelo funciona com um sistema de “rodas guias” retrátil, que assegura que o carro percorra o “atalho” subterrâneo no trajeto certo. Este dispositivo, “pequeno, mas muito importante”, tal como explicou Musk, é instalado no carro, sendo utilizado quando necessário, ou seja, no túnel subterrâneo. Quando o veículo circula numa estrada normal à superfície, o sistema de rodas é retraído, ficando totalmente invisível sob o carro.

O dispositivo, que chegará ao mercado por 200 ou 300 dólares (cerca de 175 a 260 euros), poderá ser implementado em qualquer carro elétrico autónomo, não sendo exclusivo dos modelos da Tesla. Musk revelou ainda que os carros poderão atingir velocidades de cerca de 240 quilómetros por hora e fazer viagens mais “suaves”.

A viagem de demonstração, que Musk considerou ser um momento “épico”, atingiu os 64 quilómetros por hora, uma velocidade consideravelmente inferior àquela que deverá permitir o projeto no futuro, mas, ainda assim, conseguiu percorrer em três minutos os quase dois quilómetros de percurso.

No fundo, qualquer veículo elétrico poderá usufruir dos túneis subterrâneos desde que esteja equipado com o sistema de rodas guias. A Pplware avança ainda que os carros poderão ainda ser agrupados numa espécie de “comboio”, viajando de forma unida como se de uma caravana se tratasse.

Para Musk, este projeto é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma rede subterrânea de alta velocidade, capaz de transportar veículos, mas também pedestres e ciclistas. Para finalizar o projeto, estimou o multimilionário, seriam necessários mil milhões de dólares. Até ao momento, foram investidos 10 milhões.

Fundada em 2016, a Boring Company é talvez uma das empresas menos conhecidas de Elon Musk. O projeto, que visa materializar uma espécie de “metro para carros“, está ainda em fase de testes, havendo só uma fração do túnel já concluída como protótipo, contudo o multimilionário espera alargar a sua rede subterrânea em breve, construindo infraestruturas semelhantes.

SA, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …