/

Elon Musk apresenta o primeiro túnel da sua rede subterrânea de transporte

O empresário multimilionário anunciou a conclusão do seu primeiro túnel subterrâneo, o início de um projeto que pretende ligar diversas cidades.

A Boring Company é talvez das menos conhecidas empresas de Elon Musk. Mas os projectos desta empresa não ficam muito a dever em megalomania em relação às outras empresas deste famoso empresário. Um dos objectivos desta empresa é ligar diversas cidades através de túneis subterrâneos.

E o túnel subterrâneo de teste construído por baixo de Los Angeles está quase completo, segundo o próprio Elon Musk. Neste momento falta sobretudo tratar de processos burocráticos para abrir o túnel às primeiras experiências com o público: e estas primeiras “voltas” serão gratuitas.

O túnel encontra-se por baixo da sede da SpaceX em Hawthrone, California. Este túnel, em teoria, permite transportar 8 a 16 passageiros de cada vez ou um veículo ao longo dos carris a uma velocidade de cerca de 200km/H.

A post shared by Elon Musk (@elonmusk) on

Na prática, a ideia funciona um pouco como o metro. Já existem projectos para colocar diversos túneis deste género em zonas com tendência a ficarem congestionadas de diversas cidades americanas como Los Angeles, Washington ou Chicago.

Mas o projecto vai muito além do que uma simples alternativa ao metro. Elon Musk tem projectos para criar sistemas subterrâneos a ligar cidades. A primeira ligação será entre Los Angeles e São Francisco e a construção deverá começar no próximo ano.

O objectivo de colonizar Marte e os carros eléctricos são provavelmente as aventuras mais conhecidas de Musk. Mas existem outros projectos menos conhecidos em que o empresário está envolvido. Os túneis são um destes projectos.

Outro, que teve novidades no mês de Abril deste ano, é o projecto do SpaceX de lançamento de quatro mil satélites para a órbita de forma a criar uma rede internacional de Internet de alta velocidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.