Elon Musk apresenta o primeiro túnel da sua rede subterrânea de transporte

O empresário multimilionário anunciou a conclusão do seu primeiro túnel subterrâneo, o início de um projeto que pretende ligar diversas cidades.

A Boring Company é talvez das menos conhecidas empresas de Elon Musk. Mas os projectos desta empresa não ficam muito a dever em megalomania em relação às outras empresas deste famoso empresário. Um dos objectivos desta empresa é ligar diversas cidades através de túneis subterrâneos.

E o túnel subterrâneo de teste construído por baixo de Los Angeles está quase completo, segundo o próprio Elon Musk. Neste momento falta sobretudo tratar de processos burocráticos para abrir o túnel às primeiras experiências com o público: e estas primeiras “voltas” serão gratuitas.

O túnel encontra-se por baixo da sede da SpaceX em Hawthrone, California. Este túnel, em teoria, permite transportar 8 a 16 passageiros de cada vez ou um veículo ao longo dos carris a uma velocidade de cerca de 200km/H.

A post shared by Elon Musk (@elonmusk) on

Na prática, a ideia funciona um pouco como o metro. Já existem projectos para colocar diversos túneis deste género em zonas com tendência a ficarem congestionadas de diversas cidades americanas como Los Angeles, Washington ou Chicago.

Mas o projecto vai muito além do que uma simples alternativa ao metro. Elon Musk tem projectos para criar sistemas subterrâneos a ligar cidades. A primeira ligação será entre Los Angeles e São Francisco e a construção deverá começar no próximo ano.

O objectivo de colonizar Marte e os carros eléctricos são provavelmente as aventuras mais conhecidas de Musk. Mas existem outros projectos menos conhecidos em que o empresário está envolvido. Os túneis são um destes projectos.

Outro, que teve novidades no mês de Abril deste ano, é o projecto do SpaceX de lançamento de quatro mil satélites para a órbita de forma a criar uma rede internacional de Internet de alta velocidade.

PARTILHAR

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …