Nova burla com a Booking: “fiz uma reserva e o hotel diz que não tem reserva nenhuma”

1

Emails falsos e páginas clonadas a fazer-se passar pelos hotéis pedem preenchimento de formulários com dados sensíveis. E não é o único esquema.

Há um novo esquema de fraude relacionado com a plataforma de reservas Booking.

Alguns utilizadores têm recebido mensagens com pedidos para confirmar reservas através do preenchimento de formulários que pedem informações sensíveis, como dados bancários. Mas esses pedidos não vêm da plataforma.

As mensagens são fraudulentas e enviadas por cibercriminosos que imitam a comunicação dos hotéis. O esquema usa endereços de email falsos e páginas clonadas para enganar os utilizadores.

Após efetuarem o pagamento da reserva pela plataforma, as vítimas do golpe descobrem que, afinal, a reserva não foi registada pelo hotel, percebe-se através de algumas queixas registadas no Portal da Queixa.

“Fiz uma reserva em Booking.com, paguei e agora o hotel diz que não tem reserva nenhuma e que não tem capacidade para me receber. O Booking empurra a responsabilidade para o hotel e hotel para o Booking, sendo que já paguei e agora não sei como reaver o meu dinheiro”, lê-se numa denúncia publicada a 25 de outubro no mesmo portal.

Segundo o jornal El Economista, que denuncia a burla, estes casos acontecem especialmente em períodos de maior fluxo de reservas, como o fim de semana prolongado que se avizinha.

Outros utilizadores têm sido alvo de um esquema alternativo onde recebem propostas de trabalho, supostamente, da Booking, para realizarem tarefas como dar “gostos” a hotéis, com a promessa de um pagamento que nunca se concretiza.

Como evitar a burla?

Para minimizar os riscos, a empresa de cibersegurança Kaspersky, citada pelo Jornal Económico, recomenda que os viajantes descarreguem aplicações móveis diretamente de fontes oficiais e verifiquem sempre a autenticidade das comunicações antes de partilhar qualquer informação pessoal.

A empresa sugere ainda que os turistas explorem opções de alojamento que possam oferecer preços promocionais, como hotéis novos ou voltados para o segmento corporativo, que frequentemente têm tarifas reduzidas aos fins de semana.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. É fácil. Parem de usar essas “empresas” que intermediam a contratação de viagens. Façam as contratações diretamente com os operadores, mesmo que ainda seja mais caro, pelo menos o sonho da viagem não virará pesadelo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.