Empresa ofereceu bónus covid aos funcionários. Mas era apenas um teste de phishing

Martin Divisek / EPA

Cerca de 2.500 funcionários de uma empresa ferroviária receberam um email a anunciar um “bónus covid”, pelo seu esforço e trabalho árduo numa altura tão complicada como a que o mundo enfrenta com a pandemia. Mas tudo não passou de uma “façanha cínica e chocante”.

Uma empresa ferroviária britânica, a West Midlands Trains, conduziu um teste de simulação de phishing sob o pretexto de uma promessa de bónus aos funcionários pelo seu trabalho árduo durante a pandemia de covid-19.

No dia 21 de abril, a empresa enviou um email para cerca de 2.500 funcionários, assinado pelo gerente Julian Edwards, a agradecer pelo trabalho árduo do ano passado. A mesma mensagem eletrónica sugeria que os trabalhadores poderiam esperar uma recompensa financeira após uma “grande pressão sobre um grande número da nossa força de trabalho”.

Segundo a Vice, os trabalhadores que clicaram no link, na esperança de receber um “bónus covid” pelos seus esforços, foram reencaminhados de volta para o email para serem informados de que se tratava, na verdade, de um “teste de simulação de phishing“.

O objetivo da empresa britânica era convencer os funcionários a clicar no link e a fornecerem os seus dados, usado tanto a promessa de agradecimento quanto a recompensa financeira.

Manuel Cortes, secretário-geral do sindicato TSSA, disse que esta tática não passou de uma “manobra cínica e chocante da West Midlands Trains, destinada a enganar os funcionários que estavam na linha de frente durante esta terrível pandemia”.

“A empresa deve agora prestar contas pelo seu comportamento totalmente grosseiro e repreensível. Poderiam e deveriam ter usado qualquer outro pretexto para testar a segurança da Internet. É quase inacreditável que tenham escolhido falsamente oferecer um bónus aos trabalhadores que fizeram tanto na luta contra este vírus”, acrescentou o responsável sindical.

“Precisamos de um pedido de desculpas”, salientou ainda. “Além disso, tendo fraudulentamente apresentado a perspetiva de um pagamento ao pessoal, a WMT deve cumprir a sua palavra e acumular um bónus para cada trabalhador.”

Um porta-voz da West Midlands Trains disse que a empresa leva “a segurança cibernética muito a sério, oferecendo treino regular sobre o assunto e realizando exercícios para testar” resiliência dos funcionários.

“A fraude custa milhares de milhões de libras ao setor dos transporte todos os anos. Este importante teste foi deliberadamente projetado com o tipo de linguagem usada por criminosos cibernéticos reais, mas sem as consequências prejudiciais”, justificou.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …