Empresa ofereceu bónus covid aos funcionários. Mas era apenas um teste de phishing

Martin Divisek / EPA

Cerca de 2.500 funcionários de uma empresa ferroviária receberam um email a anunciar um “bónus covid”, pelo seu esforço e trabalho árduo numa altura tão complicada como a que o mundo enfrenta com a pandemia. Mas tudo não passou de uma “façanha cínica e chocante”.

Uma empresa ferroviária britânica, a West Midlands Trains, conduziu um teste de simulação de phishing sob o pretexto de uma promessa de bónus aos funcionários pelo seu trabalho árduo durante a pandemia de covid-19.

No dia 21 de abril, a empresa enviou um email para cerca de 2.500 funcionários, assinado pelo gerente Julian Edwards, a agradecer pelo trabalho árduo do ano passado. A mesma mensagem eletrónica sugeria que os trabalhadores poderiam esperar uma recompensa financeira após uma “grande pressão sobre um grande número da nossa força de trabalho”.

Segundo a Vice, os trabalhadores que clicaram no link, na esperança de receber um “bónus covid” pelos seus esforços, foram reencaminhados de volta para o email para serem informados de que se tratava, na verdade, de um “teste de simulação de phishing“.

O objetivo da empresa britânica era convencer os funcionários a clicar no link e a fornecerem os seus dados, usado tanto a promessa de agradecimento quanto a recompensa financeira.

Manuel Cortes, secretário-geral do sindicato TSSA, disse que esta tática não passou de uma “manobra cínica e chocante da West Midlands Trains, destinada a enganar os funcionários que estavam na linha de frente durante esta terrível pandemia”.

“A empresa deve agora prestar contas pelo seu comportamento totalmente grosseiro e repreensível. Poderiam e deveriam ter usado qualquer outro pretexto para testar a segurança da Internet. É quase inacreditável que tenham escolhido falsamente oferecer um bónus aos trabalhadores que fizeram tanto na luta contra este vírus”, acrescentou o responsável sindical.

“Precisamos de um pedido de desculpas”, salientou ainda. “Além disso, tendo fraudulentamente apresentado a perspetiva de um pagamento ao pessoal, a WMT deve cumprir a sua palavra e acumular um bónus para cada trabalhador.”

Um porta-voz da West Midlands Trains disse que a empresa leva “a segurança cibernética muito a sério, oferecendo treino regular sobre o assunto e realizando exercícios para testar” resiliência dos funcionários.

“A fraude custa milhares de milhões de libras ao setor dos transporte todos os anos. Este importante teste foi deliberadamente projetado com o tipo de linguagem usada por criminosos cibernéticos reais, mas sem as consequências prejudiciais”, justificou.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …