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Empresa ofereceu bónus covid aos funcionários. Mas era apenas um teste de phishing

Martin Divisek / EPA

Cerca de 2.500 funcionários de uma empresa ferroviária receberam um email a anunciar um “bónus covid”, pelo seu esforço e trabalho árduo numa altura tão complicada como a que o mundo enfrenta com a pandemia. Mas tudo não passou de uma “façanha cínica e chocante”.

Uma empresa ferroviária britânica, a West Midlands Trains, conduziu um teste de simulação de phishing sob o pretexto de uma promessa de bónus aos funcionários pelo seu trabalho árduo durante a pandemia de covid-19.

No dia 21 de abril, a empresa enviou um email para cerca de 2.500 funcionários, assinado pelo gerente Julian Edwards, a agradecer pelo trabalho árduo do ano passado. A mesma mensagem eletrónica sugeria que os trabalhadores poderiam esperar uma recompensa financeira após uma “grande pressão sobre um grande número da nossa força de trabalho”.

Segundo a Vice, os trabalhadores que clicaram no link, na esperança de receber um “bónus covid” pelos seus esforços, foram reencaminhados de volta para o email para serem informados de que se tratava, na verdade, de um “teste de simulação de phishing“.

O objetivo da empresa britânica era convencer os funcionários a clicar no link e a fornecerem os seus dados, usado tanto a promessa de agradecimento quanto a recompensa financeira.

Manuel Cortes, secretário-geral do sindicato TSSA, disse que esta tática não passou de uma “manobra cínica e chocante da West Midlands Trains, destinada a enganar os funcionários que estavam na linha de frente durante esta terrível pandemia”.

“A empresa deve agora prestar contas pelo seu comportamento totalmente grosseiro e repreensível. Poderiam e deveriam ter usado qualquer outro pretexto para testar a segurança da Internet. É quase inacreditável que tenham escolhido falsamente oferecer um bónus aos trabalhadores que fizeram tanto na luta contra este vírus”, acrescentou o responsável sindical.

“Precisamos de um pedido de desculpas”, salientou ainda. “Além disso, tendo fraudulentamente apresentado a perspetiva de um pagamento ao pessoal, a WMT deve cumprir a sua palavra e acumular um bónus para cada trabalhador.”

Um porta-voz da West Midlands Trains disse que a empresa leva “a segurança cibernética muito a sério, oferecendo treino regular sobre o assunto e realizando exercícios para testar” resiliência dos funcionários.

“A fraude custa milhares de milhões de libras ao setor dos transporte todos os anos. Este importante teste foi deliberadamente projetado com o tipo de linguagem usada por criminosos cibernéticos reais, mas sem as consequências prejudiciais”, justificou.

Liliana Malainho, ZAP //

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