Autor do ataque em S. Petersburgo é um bombista suicida russo de origem quirguiz

EPA / megapolisonline.ru

-

Um bombista suicida da Quirguízia foi o responsável pelo atentado que provocou a morte a 14 pessoas no metropolitano de S. Petersburgo, disseram esta terça-feira à AFP fontes dos serviços de segurança de Bishkek.

“O bombista suicida do metropolitano de S. Petersburgo era o cidadão da Quirguízia Akbarjon Djalilov, nascido em 1995, disse o porta-voz dos serviços de segurança de Bishkek, capital da antiga república soviética.

“É possível que Akbarjon Djalilov tenha conseguido a nacionalidade russa“, acrescentou o mesmo porta-voz.

Uma bomba de fabrico artesanal explodiu na segunda-feira, no interior de um comboio entre duas estações de metropolitano, no centro de São Petersburgo, provocando vários mortos e feridos.

“No dia de hoje, podemos constatar a morte de 14 pessoas: onze no local do sinistro e três em consequência dos ferimentos sofridos”, disse esta terça-feira a ministra da saúde russa, Veronika Skvortsova, sublinhando que 49 pessoas continuam hospitalizadas.

A agência russa Interfax que citava o Comité Nacional Antiterrorista russo, adiantava que a bomba terá sido colocada no comboio por um bombista suicida.

Um segundo engenho explosivo foi detetado e neutralizado numa outra estação de metro, a algumas paragens da estação onde explodiu a bomba.

De acordo com um comunicado do Comité Nacional Antiterrorismo da Rússia (NAK), citado pelas agências russas, o engenho foi “encontrado e neutralizado na altura certa” na estação da Praça Vosstaniya.

A Comissão de Investigação russa disse que está a investigar a possibilidade de se tratar de “um ato de terror” mas acrescentou que está a considerar também outras possibilidades. Até ao momento, o ataque não foi reivindicado.

Nova ameaça de bomba fechou estações de metro em São Petersburgo

Quatro estações de metro de São Petersburgo, na Rússia, foram encerradas devido a ameaça de bomba, incluindo “Sennaya Ploschad”, junto à qual ocorreu o atentado na segunda-feira, noticiam as agências estrangeiras.

“Às 11h21, hora local (9h11 em Lisboa), fecharam os acessos a Sennaya Ploschad para inspecionar a estação após um aviso de bomba anónimo”, informou aos meios locais a administração do metropolitano, sublinhando que outras três estações foram encerradas pelos mesmos motivos.

Segundo os media locais, em frente à estação estão concentrados numerosos carros de bombeiros, serviços de emergência e equipas de minas e armadilhas.

As autoridades reforçaram as medidas de segurança em toda a cidade, assim como na capital, Moscovo, tanto nos meios de transporte como em edifícios públicos, praças, escolas ou creches.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os jornalistas continuam a mostrar o secundário (que o envolvido tinha passaporte russo) para esconder o essencial: que este atentado terrorista foi executado por um ou mais fanáticos do Islão.

      • O facto de uma pessoa chamada Abdelhamid Abaaoud ter passaporte belga é secundário, essa pessoa não tem nada a ver com a Bélgica (basta olhar para o nome). O importante é que estamos perante mais um fanático islâmico. Se o meu amigo ler o Corão, vai perceber rápidamente porque razão as pessoas dessa religião apresentam esta tendência para o ódio, Sugiro que passe por uma FNAC (onde comprei o meu exemplar) e tire as suas próprias conclusões.

  2. O putinho descobriu que o pai natal é da republica centro africana e que se desloca numa caranguejola movida a camelos.

RESPONDER

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …