Autor do ataque em S. Petersburgo é um bombista suicida russo de origem quirguiz

EPA / megapolisonline.ru

-

Um bombista suicida da Quirguízia foi o responsável pelo atentado que provocou a morte a 14 pessoas no metropolitano de S. Petersburgo, disseram esta terça-feira à AFP fontes dos serviços de segurança de Bishkek.

“O bombista suicida do metropolitano de S. Petersburgo era o cidadão da Quirguízia Akbarjon Djalilov, nascido em 1995, disse o porta-voz dos serviços de segurança de Bishkek, capital da antiga república soviética.

“É possível que Akbarjon Djalilov tenha conseguido a nacionalidade russa“, acrescentou o mesmo porta-voz.

Uma bomba de fabrico artesanal explodiu na segunda-feira, no interior de um comboio entre duas estações de metropolitano, no centro de São Petersburgo, provocando vários mortos e feridos.

“No dia de hoje, podemos constatar a morte de 14 pessoas: onze no local do sinistro e três em consequência dos ferimentos sofridos”, disse esta terça-feira a ministra da saúde russa, Veronika Skvortsova, sublinhando que 49 pessoas continuam hospitalizadas.

A agência russa Interfax que citava o Comité Nacional Antiterrorista russo, adiantava que a bomba terá sido colocada no comboio por um bombista suicida.

Um segundo engenho explosivo foi detetado e neutralizado numa outra estação de metro, a algumas paragens da estação onde explodiu a bomba.

De acordo com um comunicado do Comité Nacional Antiterrorismo da Rússia (NAK), citado pelas agências russas, o engenho foi “encontrado e neutralizado na altura certa” na estação da Praça Vosstaniya.

A Comissão de Investigação russa disse que está a investigar a possibilidade de se tratar de “um ato de terror” mas acrescentou que está a considerar também outras possibilidades. Até ao momento, o ataque não foi reivindicado.

Nova ameaça de bomba fechou estações de metro em São Petersburgo

Quatro estações de metro de São Petersburgo, na Rússia, foram encerradas devido a ameaça de bomba, incluindo “Sennaya Ploschad”, junto à qual ocorreu o atentado na segunda-feira, noticiam as agências estrangeiras.

“Às 11h21, hora local (9h11 em Lisboa), fecharam os acessos a Sennaya Ploschad para inspecionar a estação após um aviso de bomba anónimo”, informou aos meios locais a administração do metropolitano, sublinhando que outras três estações foram encerradas pelos mesmos motivos.

Segundo os media locais, em frente à estação estão concentrados numerosos carros de bombeiros, serviços de emergência e equipas de minas e armadilhas.

As autoridades reforçaram as medidas de segurança em toda a cidade, assim como na capital, Moscovo, tanto nos meios de transporte como em edifícios públicos, praças, escolas ou creches.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os jornalistas continuam a mostrar o secundário (que o envolvido tinha passaporte russo) para esconder o essencial: que este atentado terrorista foi executado por um ou mais fanáticos do Islão.

      • O facto de uma pessoa chamada Abdelhamid Abaaoud ter passaporte belga é secundário, essa pessoa não tem nada a ver com a Bélgica (basta olhar para o nome). O importante é que estamos perante mais um fanático islâmico. Se o meu amigo ler o Corão, vai perceber rápidamente porque razão as pessoas dessa religião apresentam esta tendência para o ódio, Sugiro que passe por uma FNAC (onde comprei o meu exemplar) e tire as suas próprias conclusões.

  2. O putinho descobriu que o pai natal é da republica centro africana e que se desloca numa caranguejola movida a camelos.

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …