Bombeiros e INEM mobilizados para novela da SIC

Paulo Cunha / Lusa

Numa altura em que o risco de incêndio está mais elevado, um forte contingente teve ordens da Proteção Civil para participar nas filmagens de “Flor de sal”, uma novela da SIC.

Segundo o Jornal de Notícias, participaram todas as corporações de bombeiros de Leiria, o INEM, os militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, os “canarinhos” da Força Especial de Bombeiros e o SIRESP. O objetivo foi recriar os incêndios de outubro de 2017, em que morreram 49 pessoas e que provocaram a destruição quase total do Pinhal de Leiria.

O matutino conta que as filmagens incluíram cenários da fuga em pânico de milhares de banhistas das praias da região e a instalação de uma cópia do posto de comando no local exato onde esteve o verdadeiro há dois anos.

Carlos Guerra, responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, descartou responsabilidade direta, garantindo que houve autorizações do comando nacional. Até ao fecho da edição, o JN não conseguiu obter esclarecimentos da ANEPC.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil garante que a maioria das forças disponibilizadas correspondia a “meios de apoio e não de combate direto”, não tendo sido “retirados dos dispositivos de resposta operacional” pertencendo a “meios de reserva”.

Em nenhum momento esteve em causa o socorro à população“, afirma, tendo sido acordada com a SP Televisão a desmobilização dos operacionais presentes “em caso de acionamento de algum tipo de alerta preventivo, ou em caso de ocorrência real”.

Pªara justificar a colaboração com a SP Televisão, a ANEPC sublinha o “interesse informativo, da construção de mensagens de informação pública, que, no conjunto, poderão trazer um ganho expressivo no que respeita à sensibilização do público em geral para a matéria dos incêndios florestais”.

“Uma vergonha”

Ao Observador, Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, diz que “a participação está completamente fora de qualquer contexto daquilo que são as funções dos bombeiros e do INEM. É no mínimo estranho, desapropriado e desaconselhável”.

O “caminho errado” da participação da ANEPC na novela “Flor de Sal” representa para o presidente da Liga dos Bombeiros o reflexo da “anarquia” e “falta de ética” que “começa a borbulhar” dentro da organização. O responsável diz que só terá sido informado do processo pela comunicação social.

“É estragar e desaproveitar o tempo dos bombeiros que devia ser utilizado para corrigir erros, estudar o que aconteceu em 2017 cientificamente, simular o teatro de operações e melhorar o trabalho futuro”, critica. “É de uma incompetência e de uma falta de rigor permitir isto.”

Marta Soares pede ainda a responsabilização de quem decidiu a favor da participação. “A Proteção Civil que se retrate. O presidente da ANEPC que se retrate. A estrutura operacional [da ANEPC] que se retrate. Porque o que eles fizeram é uma vergonha.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …