“Bombeiro sem farda” morreu no dia errado. Família é a única que não foi indemnizada pelos incêndios de 2017

Paulo Novais / Lusa

A família de Avelino Mateus Ferreira, conhecido como o “bombeiro sem farda”, que morreu a 7 de Outubro de 2017 a combater um incêndio em Oleiros, Castelo Branco, é a única que não foi indemnizada pelos fogos desse ano.

Nos incêndios de 2017, foram registadas 117 vítimas mortais resultantes dessas ocorrências. Dessas vítimas, 66 foram em Pedrógão Grande, entre 17 e 24 de Junho, 50 em diferentes localidades entre 15 e 16 de Outubro, e, finalmente, Avelino Mateus Ferreira que morreu em Oleiros, a 7 de Outubro.

A data da morte do “bombeiro sem farda” é um factor de extrema importância no caso, já que determina o facto de a sua família ter sido a única, entre as que perderam entes queridos, a não ter recebido qualquer indemnização do “mecanismo extrajudicial” criado pelo Governo para compensar as vítimas dos incêndios de 2017.

O caso é reportado pela Rádio Renascença que nota que esse “mecanismo extrajudicial” abrange todas as famílias, excepto a família de Avelino Mateus Ferreira.

Isto deve-se ao facto de a Resolução do Conselho de Ministros que aprovou aquele mecanismo se referir apenas aos períodos de 17 a 24 de Junho e de 15 a 16 de Outubro. Assim, o “bombeiro sem farda” fica de fora.

A família fez vários pedidos de ajuda ao Governo, mas não recebeu qualquer resposta positiva, avançando com uma acção civil contra o Estado e contra a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), em 2019.

Avelino Mateus Ferreira era funcionário da Câmara Municipal de Oleiros, tinha 49 anos e deixou mulher e dois filhos.

A morte ocorreu quando a máquina de rasto que conduzia capotou enquanto combatia o fogo, durante a “colaboração abnegada da vítima em missão pública, no combate a um incêndio de grandes dimensões”, refere a família de Avelino na acção civil, como cita a Renascença.

“No local onde a vítima abria um aceiro para a contenção das chamas foi travada uma frente de fogo que, não fora aquela intervenção, alcançaria a aldeia de Cova da Azenha, colocando em perigo aquela população e os seus haveres”, refere-se ainda na mesma acção civil.

Neste processo, a família pede uma indemnização de 664.009,25 euros, alegando que a recusa em atribuir uma verba à viúva e aos filhos de Avelino Mateus Ferreira é uma “violação do princípio constitucional da igualdade”, como cita a Renascença.

Em declarações à Rádio, o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, eleito pelo PSD, critica o que chama de “insensibilidade da parte do Governo”.

O “mecanismo extrajudicial” atribuiu a cada família das vítimas dos incêndios de 2017 um valor de 80 mil euros “pelo dano morte”, mais 70 mil euros “pelo sofrimento antes da morte”. Os cônjuges e filhos das vítimas receberam ainda mais 40 mil euros cada um por danos patrimoniais próprios de terceiros.

Assim, à família de Avelino Mateus Ferreira teriam sido entregues 270 mil euros, conforme as contas da Renascença.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem… isto agora é só pedir??
    E nem sequer está dentro dos critérios defendidos pelo tal mecanismo…
    Pelas contas da Renascença eram 270 mil, a família quer 664 mil… mesmo contas à oportunista, perdão, à advogado!…
    Claro que a vítima (família) terá direito a alguma coisa, mas convém haver algum bom senso – até porque o dinheiro não cai do céu!!

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …