Bolsonaro mais popular em tempos de covid-19 do que antes da pandemia

Joedson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Apesar do tratamento no combate à pandemia de covid-19, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é agora mais popular do que nunca no país.

Bolsonaro, que testou positivo a 07 de julho, considerava o vírus uma “gripezinha”. No sábado, o país chegou às 150 mil mortes por covid-19, tendo ultrapassado os cinco milhões de casos, avançou o Business Insider.

Contudo, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística mostrou que 40% dos brasileiros entrevistados em setembro ​​em 127 municípios classificaram Bolsonaro como “bom / excelente”. Em comparação, em dezembro de 2019 essa percentagem estava em 29%, altura em que o Brasil não tinha um único caso de covid-19.

A sua popularidade, informou o instituto, pode ser atribuído em grande parte a um projeto lançado em abril, que previa um pagamento mensal de ajuda de emergência entre 108 e 217 dólares (entre cerca de 91 e e 183 euros) para mães solteiras. Aproximadamente, 67 milhões de brasileiros recebem esse apoio.

Os pagamentos fazem parte de uma injeção de 58 mil milhões de dólares (à volta de 49 mil milhões de euros) na economia brasileira, informou a Reuters.

De acordo com o Business Insider, Bolsonaro tem sido criticado com regularidade na media nacional e internacional devido às declarações sobre o vírus e por tentar encobrir a verdadeira extensão do surto no país.

A 26 de março, sugeriu que os brasileiros eram por natureza imunes a algumas doenças e, portanto, o coronavírus não era uma preocupação. Na mesma semana, o Facebook e o Twitter removeram vídeos de Bolsonaro a aconselhar hidroxicloroquina, usada para tratar a malária, como tratamento para a covid-19.

Em abril, quando questionado sobre um novo recorde de mortes diárias que havia sido estabelecido, Bolsonaro disse: “E daí?”. Em junho, o Ministério da Saúde excluiu meses de dados da sua página oficial sobre a covid-19, tendo o Presidente sido acusado de censura.

No mês seguinte, jornalistas brasileiros processaram Bolsonaro após este remover a máscara perto do grupo enquanto ainda estava infetado com o coronavírus.

No mês passado, o apoio de emergência foi reduzido a metade e devem ser extinto em dezembro. Entretanto, Bolsonaro prometeu criar a “Renda do Cidadão”, em 2021, incluindo ajuda de emergência, referiu o Guardian.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministra da Saúde alerta para continuidade de “três ameaças” da pandemia

A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira. Em declarações …

Portugal está "em condições invejáveis" de produzir hidrogénio verde, diz ministro do ambiente

"Estamos mesmo em condições invejáveis de sermos um grande produtor de hidrogénio verde", assegurou o ministro do ambiente e da ação climática, João Pedro Matos Fernandes, no terceiro de quatro debates do Expresso e da …

Biólogo defende que pandemia pode ter nascido de "erro honesto" em laboratório chinês

Professor de Princeton defende que não é possível descartar a possibilidade de que a pandemia tenha começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan. A origem da pandemia de Covid-19 continua por apurar …

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …

Polícia filipina matou nove pessoas associadas a "grupos terroristas comunistas"

A polícia filipina apoiada por militares matou nove pessoas durante o fim de semana numa série de operações contra suspeitos de insurreição comunista, tendo as autoridades dito que os suspeitos dispararam primeiro, críticos dizem que …

Biden assina decreto para facilitar acesso ao voto. Plano de estímulo económico é "passo gigantesco"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto, uma medida inserida nas comemorações do 56.º aniversário do “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1965 no Alabama. Segundo a …

Estrangeiros barrados no aeroporto vão ter advogado. Medida estava prevista na lei há 14 anos

Os estrangeiros barrados à entrada em Portugal nos aeroportos nacionais vão ter apoio jurídico de um advogado. Esta medida estava prevista na lei há 14 anos. Depois de um acordo entre o Serviço de Estrangeiros e …