Bolsonaro diz que ONG podem ter potencializado incêndios para o prejudicar

O Presidente do Brasil disse que organizações não governamentais (ONG) com intenção de prejudicar o seu Governo podem ter potencializado os incêndios florestais na Amazónia.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que organizações não governamentais (ONG) com intenção de prejudicar o seu Governo podem ter potencializado os incêndios florestais que estão a ocorrer na região da Amazónia.

“A questão das queimadas na Amazónia — que no meu entender podem ter sido potencializadas por ONG porque perderam dinheiro — qual é a intenção? Trazer problemas ao Brasil”, disse o chefe de Estado, citado pela Euronews.

“O crime existe e, nesse caso, temos de fazer o possível para que não aumente, mas nós tirámos dinheiros às ONG. Dos fundos externos, 40% iam para as ONG. De forma que essas pessoas estão a sentir a falta do dinheiro“, disse o Presidente, à saída do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Bolsonaro disse também que achava estranho os incêndios deflagrarem em diversas áreas da Amazónia e, por isso, acredita que poderiam fazer parte de um alegado plano orquestrado para prejudicá-lo, embora não tenha apresentado qualquer prova para fundamentar as suas suspeitas.

“Pode estar a haver, sim, pode, não estou a afirmar, ação criminosa dessas pessoas para chamar a atenção contra a minha pessoa e contra o Governo do Brasil. Esta é a guerra que enfrentamos”, acrescentou.

O chefe de Estado voltou a afirmar que as ONG que atuam na proteção do ambiente no Brasil estariam ao serviço de “interesses estrangeiros”.

Na resposta às declarações do chefe de Estado, o Observatório do Clima — que reúne cerca de 50 ONG brasileiras — afirmou que o “recorde de queimadas no país reflete a irresponsabilidade do Presidente e é apenas o sintoma mais visível da antipolítica ambiental” do Governo de Bolsonaro, cita ainda a Euronews.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com base em imagens de satélite, indicam que as queimadas no Brasil aumentaram 82% de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018.

Na segunda-feira, uma nuvem de fumo produzida por queimadas no Paraguai, Bolívia e também na região amazónica dentro do território do Brasil transformou o dia em noite na cidade de São Paulo, onde o céu pareceu escurecer pouco depois das 15h00 locais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. será que este é irmao do trump na questao da estupidez?
    se nao sao, parecem
    para eles os outros é que sao os culpados quando fazem tudo para os amigos ricos ficarem mais ricos

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …