Bolsonaro diz que ONG podem ter potencializado incêndios para o prejudicar

O Presidente do Brasil disse que organizações não governamentais (ONG) com intenção de prejudicar o seu Governo podem ter potencializado os incêndios florestais na Amazónia.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que organizações não governamentais (ONG) com intenção de prejudicar o seu Governo podem ter potencializado os incêndios florestais que estão a ocorrer na região da Amazónia.

“A questão das queimadas na Amazónia — que no meu entender podem ter sido potencializadas por ONG porque perderam dinheiro — qual é a intenção? Trazer problemas ao Brasil”, disse o chefe de Estado, citado pela Euronews.

“O crime existe e, nesse caso, temos de fazer o possível para que não aumente, mas nós tirámos dinheiros às ONG. Dos fundos externos, 40% iam para as ONG. De forma que essas pessoas estão a sentir a falta do dinheiro“, disse o Presidente, à saída do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Bolsonaro disse também que achava estranho os incêndios deflagrarem em diversas áreas da Amazónia e, por isso, acredita que poderiam fazer parte de um alegado plano orquestrado para prejudicá-lo, embora não tenha apresentado qualquer prova para fundamentar as suas suspeitas.

“Pode estar a haver, sim, pode, não estou a afirmar, ação criminosa dessas pessoas para chamar a atenção contra a minha pessoa e contra o Governo do Brasil. Esta é a guerra que enfrentamos”, acrescentou.

O chefe de Estado voltou a afirmar que as ONG que atuam na proteção do ambiente no Brasil estariam ao serviço de “interesses estrangeiros”.

Na resposta às declarações do chefe de Estado, o Observatório do Clima — que reúne cerca de 50 ONG brasileiras — afirmou que o “recorde de queimadas no país reflete a irresponsabilidade do Presidente e é apenas o sintoma mais visível da antipolítica ambiental” do Governo de Bolsonaro, cita ainda a Euronews.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com base em imagens de satélite, indicam que as queimadas no Brasil aumentaram 82% de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018.

Na segunda-feira, uma nuvem de fumo produzida por queimadas no Paraguai, Bolívia e também na região amazónica dentro do território do Brasil transformou o dia em noite na cidade de São Paulo, onde o céu pareceu escurecer pouco depois das 15h00 locais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. será que este é irmao do trump na questao da estupidez?
    se nao sao, parecem
    para eles os outros é que sao os culpados quando fazem tudo para os amigos ricos ficarem mais ricos

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …