Bolsonaro diz que ONG podem ter potencializado incêndios para o prejudicar

O Presidente do Brasil disse que organizações não governamentais (ONG) com intenção de prejudicar o seu Governo podem ter potencializado os incêndios florestais na Amazónia.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que organizações não governamentais (ONG) com intenção de prejudicar o seu Governo podem ter potencializado os incêndios florestais que estão a ocorrer na região da Amazónia.

“A questão das queimadas na Amazónia — que no meu entender podem ter sido potencializadas por ONG porque perderam dinheiro — qual é a intenção? Trazer problemas ao Brasil”, disse o chefe de Estado, citado pela Euronews.

“O crime existe e, nesse caso, temos de fazer o possível para que não aumente, mas nós tirámos dinheiros às ONG. Dos fundos externos, 40% iam para as ONG. De forma que essas pessoas estão a sentir a falta do dinheiro“, disse o Presidente, à saída do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Bolsonaro disse também que achava estranho os incêndios deflagrarem em diversas áreas da Amazónia e, por isso, acredita que poderiam fazer parte de um alegado plano orquestrado para prejudicá-lo, embora não tenha apresentado qualquer prova para fundamentar as suas suspeitas.

“Pode estar a haver, sim, pode, não estou a afirmar, ação criminosa dessas pessoas para chamar a atenção contra a minha pessoa e contra o Governo do Brasil. Esta é a guerra que enfrentamos”, acrescentou.

O chefe de Estado voltou a afirmar que as ONG que atuam na proteção do ambiente no Brasil estariam ao serviço de “interesses estrangeiros”.

Na resposta às declarações do chefe de Estado, o Observatório do Clima — que reúne cerca de 50 ONG brasileiras — afirmou que o “recorde de queimadas no país reflete a irresponsabilidade do Presidente e é apenas o sintoma mais visível da antipolítica ambiental” do Governo de Bolsonaro, cita ainda a Euronews.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com base em imagens de satélite, indicam que as queimadas no Brasil aumentaram 82% de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018.

Na segunda-feira, uma nuvem de fumo produzida por queimadas no Paraguai, Bolívia e também na região amazónica dentro do território do Brasil transformou o dia em noite na cidade de São Paulo, onde o céu pareceu escurecer pouco depois das 15h00 locais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. será que este é irmao do trump na questao da estupidez?
    se nao sao, parecem
    para eles os outros é que sao os culpados quando fazem tudo para os amigos ricos ficarem mais ricos

RESPONDER

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …