Amazónia está a arder há 16 dias. Bolsonaro diz que passou de “capitão motosserra a Nero”

O número de incêndios no Brasil já cresceu 84% este ano. Amazónia, com 52,6% dos casos, é a mais afetada. Bolsonaro responde a quem o responsabiliza e diz que passou de “capitão motosserra” a “Nero”.

O número de incêndios no Brasil cresceu 84% até dia 20 de agosto deste ano, em comparação com período homólogo de 2018. O país registou 74.155 focos até esta segunda feira, com a Amazónia a ser o bioma mais afetado.

De acordo com a imprensa brasileira, que cita dados do “Programa de Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma (conjunto de ecossistemas) mais afetado é o da Amazónia, com 51,9% dos casos, seguindo-se o cerrado — ecossistema que cobre um quarto do território do Brasil — com 30,7% dos focos registados no ano.

No início de agosto, o governo do Amazonas decretou situação de emergência no sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus devido ao “impacto negativo da desflorestação ilegal e queimadas não autorizadas”.

“O Amazonas registou, de janeiro a julho deste ano, 1.699 focos de calor (focos com temperatura acima de 47°C, registados por satélite, que indicam a possibilidade de fogo). Destes, 80% foram registados julho, mês em que teve início o período de estiagem”, declarou o estado do Amazonas no seu site.

Depois de o Amazonas decretar a situação de emergência, o governo do Acre declarou, na sexta-feira passada, estado de alerta ambiental, também devido aos incêndios em matas. O número de focos de incêndio no país já é o maior dos últimos sete anos.

Ao jornal Estadão, o pesquisador Alberto Setzer explicou que o clima em 2019 está mais seco do que no ano passado, o que propicia incêndios, mas garante que grande parte deles não têm origem natural.

“Nesta época do ano não há fogo natural. Todas essas queimadas são originadas em atividade humana, seja acidental ou propositada. A culpa não é do clima, ele só cria as condições, mas alguém coloca o fogo“, afirmou Setzer.

De capitão motosserra a Nero

Agora estou a ser acusado de pegar fogo na Amazónia. Nero! É o Nero a pegar fogo na Amazónia”, disse Jair Bolsonaro, referindo-se ao imperador Nero, acusado de incendiar e destruir Roma.

Segundo o Observador, o presidente brasileiro afasta as culpas de si, após o terem responsabilizado pela situação, e diz que o elevado número de incêndios é normal, já que “é época de queimada por lá”.

“A distância entre os pelotões de fronteira é de 200 quilómetros, os mais perto. Vamos colocar quantas pessoas para apagar fogo na Amazónia? Meu Deus do céu! Lá, é época de queimada. O que se aproveita no momento é que está tudo mudando e eu estou tocando fogo na Amazónia”, disse o chefe do Executivo, citado pelo Metrópoles.

Bolsonaro recusou ainda a ideia de usar o exército para ajudar a apagar os fogos na Amazónia devido à grande área da floresta. “O pessoal está a pedir aí para eu colocar o Exército para combater. Alguém sabe o tamanho da Amazónia?“, questionou.

O Inpe, órgão do Governo brasileiro que levanta os dados sobre a desflorestação e queimadas no país, foi alvo de críticas recentes por parte de Bolsonaro, que acusou o Instituto de estar a serviço de algumas organizações não-governamentais por divulgar dados que apontam para o aumento da desflorestação da Amazónia.

As recentes divulgações do Inpe apontam que a desflorestação da Amazónia cresceu 88% em junho e 278% em julho, comparativamente com o mesmo período do ano passado. No entanto, o Governo brasileiro nega esses dados.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta. Tem cerca de cinco milhões e meio de quilómetros quadrados e inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (território pertencente à França).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • a ONU n pode fazer nada sem autorização do governo. É considerado violação de soberania, casos extremos como em casos de Guerra declaram um artigo qq q demonstra que é imperativo e justificativo a sua ação.

  1. Madame X ~ WAKE UP!!! = ACORDA!!!!
    – máscaras anti-gás enfeitadas com folhas e flores…
    – som das “trombetas”…
    – minuto 07:37 do cenário da coreografia!!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=VG3WkiL0d_U
    – A coreografia para um espetáculo desta dimensão é preparada com quanto tempo de antecedência???
    – Ah!!.. pois… pois… “Ora agora queimo eu… ora agora queimas tu”….
    Ainda tens dúvidas??!!! Basta “vermos” as mensagens e conseguirmos interpretá-las… “Wake Up”!!!!
    Sugestão: Consulta os mapas feitos a partir das informações obtidas pelos satélites. Habitua-te a ver “de cima para baixo” e concluirás sozinho…. Entenderás logo tudo….

    • Ric, e o que diz a FUNAI ???
      Olha, não tenho como saber quem ateou os fogos, mas já estava à espera que ocorresse algo semelhante. Apenas fui surpreendida pela antecipação. Imaginava que os incêndios florestais daí iriam acontecer lá pela Primavera ou Verão.
      E porque suspeitava? Porque observo diariamente vários mapas com informações provenientes dos satélites e comparo essas imagens.
      Os incêndios florestais não acontecem do nada. Primeiro são criadas as condições de secura do ar e do solo. Nos últimos tempos, precisamos ainda adicionar os químicos que são lançados pelos aviões e avionetas (nas trilhas químicas) e que se acumulam nas copas das árvores, nas ervas e por todo o lado…
      Se observarmos este mapa da NASA https://worldview.earthdata.nasa.gov/?v=-129.16923796605195,-64.68329578121983,34.80853802881325,38.16588900138886&t=2019-08-21-T00%3A00%3A00Z&l=VIIRS_SNPP_CorrectedReflectance_TrueColor(hidden),MODIS_Aqua_CorrectedReflectance_TrueColor(hidden),MODIS_Terra_CorrectedReflectance_TrueColor,Reference_Labels(hidden),Reference_Features(hidden),Coastlines
      no local onde agora vemos a fumaça, a partir de 5 ou 6 de Julho, praticamente não houve formação de nuvens sobre a Amazónia…. parece que no “centro” da América do sul havia “repelente de nuvens”…
      Ainda é possível esta verificação fazendo retroceder a setinha da linha do tempo, na barra que se encontra na parte inferior da página.
      Se todos sabemos que a Amazónia é uma região muito chuvosa e que a chuva cai das nuvens… então eu pergunto: que tecnologia impediu as nuvens de virem do Pacífico, baterem nos Andes para depois fazerem gerar chuva sobre a Amazónia ???
      A manipulação Climática não é ficção. Ela existe mesmo. O Mundo inteiro está numa Guerra. Na impossibilidade de usarem armas atómicas, estão a ser usadas as Armas Climáticas….
      Quem anda a incendiar quem??? A mim parece-me um ping-pong…

      Quanto às ONG`s podem ser perigosas sim. Parte das ONG`s são grupos de infiltração e espionagem, que sob o pretexto de praticarem ajuda humanitária junto das populações, vêm escutar e observar de perto para depois informarem os países e organizações que as pagam…. Por esse motivo, há países onde deixou de ser permitida a permanência de ONG`s.
      A FUNAI permite a entrada de ONG`s na Amazónia???

      • Maria, foi muito gentil ter respondido. Não tem merecido confiança a FUNAI, que já em 1976 auxiliou a Petrobras a realizar perfurações à procura de petróleo na região, quando estima-se que dois terços da população de índios matis tenham morrido como decorrência do contato. A Funai é um balcão internacional de negócios. Os governos brasileiros, os políticos e muitas ONGs não estão preocupados com a demarcação das terras indígenas, que além de ser um direito dos povos, é a estratégia mais eficiente para a redução do desmatamento e de fortes impactos nas mudanças climáticas. E denominam seus atos criminosos de: “DESENVOLVIMENTO”. Por estas imagens do satélite vemos a proteção que as reservas indígenas oferecem contra a degradação. No inverno, a incidência destes incêndios é maior sim, assim como no verão todos sabem que as enchentes vão castigar pesado diversas cidades aqui e o poder público não se preocupa e nem se prepara. Político não pensa no futuro!

        A única luz que vejo é contar com pessoas tão lúcidas como você, que ainda realiza um admirável acompanhamento sobre os mapas da região e que podem esclarecer a verdade. Porque quem mais ajuda e se preocupa com o povo é somente o próprio povo, que se ampara nos momentos difíceis, sempre vai ser assim… Não acredito no governo (muito menos nesse que chegou), nem na Funai, nem nos grandes empresários ou na mídia, classes mancomunadas com as mineradoras, garimpeiros e fazendeiros. Todos estes são contra nós e o planeta.

  2. Um resumo da destruição do Patrimônio da Humanidade! Governo corrupto homens sem punhos de Brasão e sim mãos de ladrão, país sem lei com justiça reconhecendo o criminoso como vítima, Brasil suplica por SOS mais da metade da população estão transformadas em marionetes. Países do primeiro mundo desconhecem o cérebro e passem a atacar para salvar o que puderem salvar. A sabedoria do Rei Salomão: Reis Cap.3 versículo 16 a 28

RESPONDER

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …