Amazónia está a arder há 16 dias. Bolsonaro diz que passou de “capitão motosserra a Nero”

O número de incêndios no Brasil já cresceu 84% este ano. Amazónia, com 52,6% dos casos, é a mais afetada. Bolsonaro responde a quem o responsabiliza e diz que passou de “capitão motosserra” a “Nero”.

O número de incêndios no Brasil cresceu 84% até dia 20 de agosto deste ano, em comparação com período homólogo de 2018. O país registou 74.155 focos até esta segunda feira, com a Amazónia a ser o bioma mais afetado.

De acordo com a imprensa brasileira, que cita dados do “Programa de Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma (conjunto de ecossistemas) mais afetado é o da Amazónia, com 51,9% dos casos, seguindo-se o cerrado — ecossistema que cobre um quarto do território do Brasil — com 30,7% dos focos registados no ano.

No início de agosto, o governo do Amazonas decretou situação de emergência no sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus devido ao “impacto negativo da desflorestação ilegal e queimadas não autorizadas”.

“O Amazonas registou, de janeiro a julho deste ano, 1.699 focos de calor (focos com temperatura acima de 47°C, registados por satélite, que indicam a possibilidade de fogo). Destes, 80% foram registados julho, mês em que teve início o período de estiagem”, declarou o estado do Amazonas no seu site.

Depois de o Amazonas decretar a situação de emergência, o governo do Acre declarou, na sexta-feira passada, estado de alerta ambiental, também devido aos incêndios em matas. O número de focos de incêndio no país já é o maior dos últimos sete anos.

Ao jornal Estadão, o pesquisador Alberto Setzer explicou que o clima em 2019 está mais seco do que no ano passado, o que propicia incêndios, mas garante que grande parte deles não têm origem natural.

“Nesta época do ano não há fogo natural. Todas essas queimadas são originadas em atividade humana, seja acidental ou propositada. A culpa não é do clima, ele só cria as condições, mas alguém coloca o fogo“, afirmou Setzer.

De capitão motosserra a Nero

Agora estou a ser acusado de pegar fogo na Amazónia. Nero! É o Nero a pegar fogo na Amazónia”, disse Jair Bolsonaro, referindo-se ao imperador Nero, acusado de incendiar e destruir Roma.

Segundo o Observador, o presidente brasileiro afasta as culpas de si, após o terem responsabilizado pela situação, e diz que o elevado número de incêndios é normal, já que “é época de queimada por lá”.

“A distância entre os pelotões de fronteira é de 200 quilómetros, os mais perto. Vamos colocar quantas pessoas para apagar fogo na Amazónia? Meu Deus do céu! Lá, é época de queimada. O que se aproveita no momento é que está tudo mudando e eu estou tocando fogo na Amazónia”, disse o chefe do Executivo, citado pelo Metrópoles.

Bolsonaro recusou ainda a ideia de usar o exército para ajudar a apagar os fogos na Amazónia devido à grande área da floresta. “O pessoal está a pedir aí para eu colocar o Exército para combater. Alguém sabe o tamanho da Amazónia?“, questionou.

O Inpe, órgão do Governo brasileiro que levanta os dados sobre a desflorestação e queimadas no país, foi alvo de críticas recentes por parte de Bolsonaro, que acusou o Instituto de estar a serviço de algumas organizações não-governamentais por divulgar dados que apontam para o aumento da desflorestação da Amazónia.

As recentes divulgações do Inpe apontam que a desflorestação da Amazónia cresceu 88% em junho e 278% em julho, comparativamente com o mesmo período do ano passado. No entanto, o Governo brasileiro nega esses dados.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta. Tem cerca de cinco milhões e meio de quilómetros quadrados e inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (território pertencente à França).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • a ONU n pode fazer nada sem autorização do governo. É considerado violação de soberania, casos extremos como em casos de Guerra declaram um artigo qq q demonstra que é imperativo e justificativo a sua ação.

  1. Madame X ~ WAKE UP!!! = ACORDA!!!!
    – máscaras anti-gás enfeitadas com folhas e flores…
    – som das “trombetas”…
    – minuto 07:37 do cenário da coreografia!!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=VG3WkiL0d_U
    – A coreografia para um espetáculo desta dimensão é preparada com quanto tempo de antecedência???
    – Ah!!.. pois… pois… “Ora agora queimo eu… ora agora queimas tu”….
    Ainda tens dúvidas??!!! Basta “vermos” as mensagens e conseguirmos interpretá-las… “Wake Up”!!!!
    Sugestão: Consulta os mapas feitos a partir das informações obtidas pelos satélites. Habitua-te a ver “de cima para baixo” e concluirás sozinho…. Entenderás logo tudo….

    • Ric, e o que diz a FUNAI ???
      Olha, não tenho como saber quem ateou os fogos, mas já estava à espera que ocorresse algo semelhante. Apenas fui surpreendida pela antecipação. Imaginava que os incêndios florestais daí iriam acontecer lá pela Primavera ou Verão.
      E porque suspeitava? Porque observo diariamente vários mapas com informações provenientes dos satélites e comparo essas imagens.
      Os incêndios florestais não acontecem do nada. Primeiro são criadas as condições de secura do ar e do solo. Nos últimos tempos, precisamos ainda adicionar os químicos que são lançados pelos aviões e avionetas (nas trilhas químicas) e que se acumulam nas copas das árvores, nas ervas e por todo o lado…
      Se observarmos este mapa da NASA https://worldview.earthdata.nasa.gov/?v=-129.16923796605195,-64.68329578121983,34.80853802881325,38.16588900138886&t=2019-08-21-T00%3A00%3A00Z&l=VIIRS_SNPP_CorrectedReflectance_TrueColor(hidden),MODIS_Aqua_CorrectedReflectance_TrueColor(hidden),MODIS_Terra_CorrectedReflectance_TrueColor,Reference_Labels(hidden),Reference_Features(hidden),Coastlines
      no local onde agora vemos a fumaça, a partir de 5 ou 6 de Julho, praticamente não houve formação de nuvens sobre a Amazónia…. parece que no “centro” da América do sul havia “repelente de nuvens”…
      Ainda é possível esta verificação fazendo retroceder a setinha da linha do tempo, na barra que se encontra na parte inferior da página.
      Se todos sabemos que a Amazónia é uma região muito chuvosa e que a chuva cai das nuvens… então eu pergunto: que tecnologia impediu as nuvens de virem do Pacífico, baterem nos Andes para depois fazerem gerar chuva sobre a Amazónia ???
      A manipulação Climática não é ficção. Ela existe mesmo. O Mundo inteiro está numa Guerra. Na impossibilidade de usarem armas atómicas, estão a ser usadas as Armas Climáticas….
      Quem anda a incendiar quem??? A mim parece-me um ping-pong…

      Quanto às ONG`s podem ser perigosas sim. Parte das ONG`s são grupos de infiltração e espionagem, que sob o pretexto de praticarem ajuda humanitária junto das populações, vêm escutar e observar de perto para depois informarem os países e organizações que as pagam…. Por esse motivo, há países onde deixou de ser permitida a permanência de ONG`s.
      A FUNAI permite a entrada de ONG`s na Amazónia???

      • Maria, foi muito gentil ter respondido. Não tem merecido confiança a FUNAI, que já em 1976 auxiliou a Petrobras a realizar perfurações à procura de petróleo na região, quando estima-se que dois terços da população de índios matis tenham morrido como decorrência do contato. A Funai é um balcão internacional de negócios. Os governos brasileiros, os políticos e muitas ONGs não estão preocupados com a demarcação das terras indígenas, que além de ser um direito dos povos, é a estratégia mais eficiente para a redução do desmatamento e de fortes impactos nas mudanças climáticas. E denominam seus atos criminosos de: “DESENVOLVIMENTO”. Por estas imagens do satélite vemos a proteção que as reservas indígenas oferecem contra a degradação. No inverno, a incidência destes incêndios é maior sim, assim como no verão todos sabem que as enchentes vão castigar pesado diversas cidades aqui e o poder público não se preocupa e nem se prepara. Político não pensa no futuro!

        A única luz que vejo é contar com pessoas tão lúcidas como você, que ainda realiza um admirável acompanhamento sobre os mapas da região e que podem esclarecer a verdade. Porque quem mais ajuda e se preocupa com o povo é somente o próprio povo, que se ampara nos momentos difíceis, sempre vai ser assim… Não acredito no governo (muito menos nesse que chegou), nem na Funai, nem nos grandes empresários ou na mídia, classes mancomunadas com as mineradoras, garimpeiros e fazendeiros. Todos estes são contra nós e o planeta.

  2. Um resumo da destruição do Patrimônio da Humanidade! Governo corrupto homens sem punhos de Brasão e sim mãos de ladrão, país sem lei com justiça reconhecendo o criminoso como vítima, Brasil suplica por SOS mais da metade da população estão transformadas em marionetes. Países do primeiro mundo desconhecem o cérebro e passem a atacar para salvar o que puderem salvar. A sabedoria do Rei Salomão: Reis Cap.3 versículo 16 a 28

RESPONDER

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …