Amazónia está a arder há 16 dias. Bolsonaro diz que passou de “capitão motosserra a Nero”

O número de incêndios no Brasil já cresceu 84% este ano. Amazónia, com 52,6% dos casos, é a mais afetada. Bolsonaro responde a quem o responsabiliza e diz que passou de “capitão motosserra” a “Nero”.

O número de incêndios no Brasil cresceu 84% até dia 20 de agosto deste ano, em comparação com período homólogo de 2018. O país registou 74.155 focos até esta segunda feira, com a Amazónia a ser o bioma mais afetado.

De acordo com a imprensa brasileira, que cita dados do “Programa de Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma (conjunto de ecossistemas) mais afetado é o da Amazónia, com 51,9% dos casos, seguindo-se o cerrado — ecossistema que cobre um quarto do território do Brasil — com 30,7% dos focos registados no ano.

No início de agosto, o governo do Amazonas decretou situação de emergência no sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus devido ao “impacto negativo da desflorestação ilegal e queimadas não autorizadas”.

“O Amazonas registou, de janeiro a julho deste ano, 1.699 focos de calor (focos com temperatura acima de 47°C, registados por satélite, que indicam a possibilidade de fogo). Destes, 80% foram registados julho, mês em que teve início o período de estiagem”, declarou o estado do Amazonas no seu site.

Depois de o Amazonas decretar a situação de emergência, o governo do Acre declarou, na sexta-feira passada, estado de alerta ambiental, também devido aos incêndios em matas. O número de focos de incêndio no país já é o maior dos últimos sete anos.

Ao jornal Estadão, o pesquisador Alberto Setzer explicou que o clima em 2019 está mais seco do que no ano passado, o que propicia incêndios, mas garante que grande parte deles não têm origem natural.

“Nesta época do ano não há fogo natural. Todas essas queimadas são originadas em atividade humana, seja acidental ou propositada. A culpa não é do clima, ele só cria as condições, mas alguém coloca o fogo“, afirmou Setzer.

De capitão motosserra a Nero

Agora estou a ser acusado de pegar fogo na Amazónia. Nero! É o Nero a pegar fogo na Amazónia”, disse Jair Bolsonaro, referindo-se ao imperador Nero, acusado de incendiar e destruir Roma.

Segundo o Observador, o presidente brasileiro afasta as culpas de si, após o terem responsabilizado pela situação, e diz que o elevado número de incêndios é normal, já que “é época de queimada por lá”.

“A distância entre os pelotões de fronteira é de 200 quilómetros, os mais perto. Vamos colocar quantas pessoas para apagar fogo na Amazónia? Meu Deus do céu! Lá, é época de queimada. O que se aproveita no momento é que está tudo mudando e eu estou tocando fogo na Amazónia”, disse o chefe do Executivo, citado pelo Metrópoles.

Bolsonaro recusou ainda a ideia de usar o exército para ajudar a apagar os fogos na Amazónia devido à grande área da floresta. “O pessoal está a pedir aí para eu colocar o Exército para combater. Alguém sabe o tamanho da Amazónia?“, questionou.

O Inpe, órgão do Governo brasileiro que levanta os dados sobre a desflorestação e queimadas no país, foi alvo de críticas recentes por parte de Bolsonaro, que acusou o Instituto de estar a serviço de algumas organizações não-governamentais por divulgar dados que apontam para o aumento da desflorestação da Amazónia.

As recentes divulgações do Inpe apontam que a desflorestação da Amazónia cresceu 88% em junho e 278% em julho, comparativamente com o mesmo período do ano passado. No entanto, o Governo brasileiro nega esses dados.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta. Tem cerca de cinco milhões e meio de quilómetros quadrados e inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (território pertencente à França).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • a ONU n pode fazer nada sem autorização do governo. É considerado violação de soberania, casos extremos como em casos de Guerra declaram um artigo qq q demonstra que é imperativo e justificativo a sua ação.

  1. Madame X ~ WAKE UP!!! = ACORDA!!!!
    – máscaras anti-gás enfeitadas com folhas e flores…
    – som das “trombetas”…
    – minuto 07:37 do cenário da coreografia!!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=VG3WkiL0d_U
    – A coreografia para um espetáculo desta dimensão é preparada com quanto tempo de antecedência???
    – Ah!!.. pois… pois… “Ora agora queimo eu… ora agora queimas tu”….
    Ainda tens dúvidas??!!! Basta “vermos” as mensagens e conseguirmos interpretá-las… “Wake Up”!!!!
    Sugestão: Consulta os mapas feitos a partir das informações obtidas pelos satélites. Habitua-te a ver “de cima para baixo” e concluirás sozinho…. Entenderás logo tudo….

    • Ric, e o que diz a FUNAI ???
      Olha, não tenho como saber quem ateou os fogos, mas já estava à espera que ocorresse algo semelhante. Apenas fui surpreendida pela antecipação. Imaginava que os incêndios florestais daí iriam acontecer lá pela Primavera ou Verão.
      E porque suspeitava? Porque observo diariamente vários mapas com informações provenientes dos satélites e comparo essas imagens.
      Os incêndios florestais não acontecem do nada. Primeiro são criadas as condições de secura do ar e do solo. Nos últimos tempos, precisamos ainda adicionar os químicos que são lançados pelos aviões e avionetas (nas trilhas químicas) e que se acumulam nas copas das árvores, nas ervas e por todo o lado…
      Se observarmos este mapa da NASA https://worldview.earthdata.nasa.gov/?v=-129.16923796605195,-64.68329578121983,34.80853802881325,38.16588900138886&t=2019-08-21-T00%3A00%3A00Z&l=VIIRS_SNPP_CorrectedReflectance_TrueColor(hidden),MODIS_Aqua_CorrectedReflectance_TrueColor(hidden),MODIS_Terra_CorrectedReflectance_TrueColor,Reference_Labels(hidden),Reference_Features(hidden),Coastlines
      no local onde agora vemos a fumaça, a partir de 5 ou 6 de Julho, praticamente não houve formação de nuvens sobre a Amazónia…. parece que no “centro” da América do sul havia “repelente de nuvens”…
      Ainda é possível esta verificação fazendo retroceder a setinha da linha do tempo, na barra que se encontra na parte inferior da página.
      Se todos sabemos que a Amazónia é uma região muito chuvosa e que a chuva cai das nuvens… então eu pergunto: que tecnologia impediu as nuvens de virem do Pacífico, baterem nos Andes para depois fazerem gerar chuva sobre a Amazónia ???
      A manipulação Climática não é ficção. Ela existe mesmo. O Mundo inteiro está numa Guerra. Na impossibilidade de usarem armas atómicas, estão a ser usadas as Armas Climáticas….
      Quem anda a incendiar quem??? A mim parece-me um ping-pong…

      Quanto às ONG`s podem ser perigosas sim. Parte das ONG`s são grupos de infiltração e espionagem, que sob o pretexto de praticarem ajuda humanitária junto das populações, vêm escutar e observar de perto para depois informarem os países e organizações que as pagam…. Por esse motivo, há países onde deixou de ser permitida a permanência de ONG`s.
      A FUNAI permite a entrada de ONG`s na Amazónia???

      • Maria, foi muito gentil ter respondido. Não tem merecido confiança a FUNAI, que já em 1976 auxiliou a Petrobras a realizar perfurações à procura de petróleo na região, quando estima-se que dois terços da população de índios matis tenham morrido como decorrência do contato. A Funai é um balcão internacional de negócios. Os governos brasileiros, os políticos e muitas ONGs não estão preocupados com a demarcação das terras indígenas, que além de ser um direito dos povos, é a estratégia mais eficiente para a redução do desmatamento e de fortes impactos nas mudanças climáticas. E denominam seus atos criminosos de: “DESENVOLVIMENTO”. Por estas imagens do satélite vemos a proteção que as reservas indígenas oferecem contra a degradação. No inverno, a incidência destes incêndios é maior sim, assim como no verão todos sabem que as enchentes vão castigar pesado diversas cidades aqui e o poder público não se preocupa e nem se prepara. Político não pensa no futuro!

        A única luz que vejo é contar com pessoas tão lúcidas como você, que ainda realiza um admirável acompanhamento sobre os mapas da região e que podem esclarecer a verdade. Porque quem mais ajuda e se preocupa com o povo é somente o próprio povo, que se ampara nos momentos difíceis, sempre vai ser assim… Não acredito no governo (muito menos nesse que chegou), nem na Funai, nem nos grandes empresários ou na mídia, classes mancomunadas com as mineradoras, garimpeiros e fazendeiros. Todos estes são contra nós e o planeta.

  2. Um resumo da destruição do Patrimônio da Humanidade! Governo corrupto homens sem punhos de Brasão e sim mãos de ladrão, país sem lei com justiça reconhecendo o criminoso como vítima, Brasil suplica por SOS mais da metade da população estão transformadas em marionetes. Países do primeiro mundo desconhecem o cérebro e passem a atacar para salvar o que puderem salvar. A sabedoria do Rei Salomão: Reis Cap.3 versículo 16 a 28

RESPONDER

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …