/

Bolsonaro muda de versão: vídeo (onde aparece facada de 2018) é de 2015

1

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro mudou a sua versão sobre o sucedido no caso do vídeo partilhado por ele próprio a convocar uma manifestação para dia 15 de março contra o poder legislativo e a seu próprio favor.

Segundo as palavras do Presidente brasileiro, o vídeo que mereceu críticas de membros do Supremo Tribunal Federal, de antigos presidentes, de senadores e de deputados, de ex-ministros do atual governo, de organizações da sociedade civil e pode resultar em pedido de impeachment é de 2015. No entanto, há no vídeo imagens da facada sofrida pelo então candidato presidencial em 2018.

Eu pedi apoio para a manifestação de 15 de março de 2015 que, por coincidência foi um domingo, e daí a Vera Magalhães [jornalista do Estado de S. Paulo] pegou no vídeo e fez a matéria a dizer que era de março deste ano”.

No entanto, quase todo o vídeo é ilustrado por imagens da facada sofrida por Bolsonaro a 6 de setembro de 2018 – mais de três anos após a data que alega – e já de depois de ter sido eleito. O texto que o acompanha também se refere apenas a eventos ocorridos  após 15 de março de 2015.

A jornalista em causa mostrou três vídeos sequenciais partilhados pelo presidente: no primeiro, Bolsonaro passeia de moto no Guarujá, em São Paulo, onde passou o feriado do Carnaval; no segundo, convoca manifestações, onde constam factos ocorridos em 2018, como a facada; e no terceiro, produzido por grupos de manifestantes, há imagens do dia da posse de Bolsonaro, a 1 de janeiro de 2019.

Após a divulgação dos vídeos por parte de Jair Bolsonaro, o chefe de Estado foi duramente criticado, tendo o juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil Celso de Mello considerado que o Presidente que pode incidir no crime de responsabilidade.

Também o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu a destituição do Presidente brasileiro.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.