Bolsonaro muda de versão: vídeo (onde aparece facada de 2018) é de 2015

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro mudou a sua versão sobre o sucedido no caso do vídeo partilhado por ele próprio a convocar uma manifestação para dia 15 de março contra o poder legislativo e a seu próprio favor.

Segundo as palavras do Presidente brasileiro, o vídeo que mereceu críticas de membros do Supremo Tribunal Federal, de antigos presidentes, de senadores e de deputados, de ex-ministros do atual governo, de organizações da sociedade civil e pode resultar em pedido de impeachment é de 2015. No entanto, há no vídeo imagens da facada sofrida pelo então candidato presidencial em 2018.

Eu pedi apoio para a manifestação de 15 de março de 2015 que, por coincidência foi um domingo, e daí a Vera Magalhães [jornalista do Estado de S. Paulo] pegou no vídeo e fez a matéria a dizer que era de março deste ano”.

No entanto, quase todo o vídeo é ilustrado por imagens da facada sofrida por Bolsonaro a 6 de setembro de 2018 – mais de três anos após a data que alega – e já de depois de ter sido eleito. O texto que o acompanha também se refere apenas a eventos ocorridos  após 15 de março de 2015.

A jornalista em causa mostrou três vídeos sequenciais partilhados pelo presidente: no primeiro, Bolsonaro passeia de moto no Guarujá, em São Paulo, onde passou o feriado do Carnaval; no segundo, convoca manifestações, onde constam factos ocorridos em 2018, como a facada; e no terceiro, produzido por grupos de manifestantes, há imagens do dia da posse de Bolsonaro, a 1 de janeiro de 2019.

Após a divulgação dos vídeos por parte de Jair Bolsonaro, o chefe de Estado foi duramente criticado, tendo o juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil Celso de Mello considerado que o Presidente que pode incidir no crime de responsabilidade.

Também o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu a destituição do Presidente brasileiro.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …